Setembro Amarelo com foco no bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes

Comportamento Online

Setembro Amarelo com foco no bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes

Compartilhar
Safernet atuou em iniciativas e debates sobre prevenção de suicídio durante o mês

Por mais um ano, o mês de setembro, o Setembro Amarelo, foi marcado por importantes mobilizações em torno da prevenção ao suicídio. Desta vez, as estratégias para evitar as mortes autoinfligidas por jovens ganharam atenção especial no debate e entre as iniciativas. Nos últimos anos, o crescimento do número de casos desse tipo fez acender o alerta e sinalizou a importância de discutir e dar atenção especial à saúde mental de crianças e adolescentes.

Institucionalmente, a Safernet Brasil esteve envolvida em várias iniciativas voltadas para esse público. Em parceria com o Vita Alere, o CVV, o Instagram, o Facebook e a Capricho, ajudamos a realizar o Festival Amarelo, que ocorreu no dia 8 de setembro, em São Paulo. Com oficinas de artes, como ilustração, grafite e dança, painéis com influenciadores e especialistas e show do Emicida e de Majur, o evento convidou 200 alunos da rede pública e privada da cidade a contribuírem para a desestigmatização do debate sobre saúde mental e suicídio. O resultado desse encontro potente pode ser visto aqui e no Instapoesia, que reuniu oito jovens produtores de conteúdo em um comovente projeto audiovisual que traduz a mensagem de acolhimento do festival. Os oito vídeos foram publicados no Instagram dos realizadores do evento.

As ações voltadas para o público jovem também se converteram em duas cartilhas, realizadas pelo Vita Alere em parceria com a Safernet, o Google e a Unicef Brasil. Lançadas em duas versões, uma voltada para pais e educadores e outra, para adolescentes, 'Prevenção do Suicídio na Internet' traz informações e orientações sobre o tema de forma simples e direta, indicando como a rede pode ser usada para esse fim.

Debate de estratégias

Além dos eventos voltados para o público jovem, a Safernet também esteve em eventos e audiências públicas para a discussão de estratégias para a prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo. No dia 9 de setembro, véspera do Dia Internacional da Prevenção do Suicídio, à convite do Google, mediamos o lançamento do canal do YouTube MOVA, que traz especialistas e produtores de conteúdos discutindo temas relacionados à saúde mental.

Também contribuímos para o debate das políticas públicas voltadas para a prevenção do suicídio durante participações em duas audiências públicas no Senado, em Brasília. No dia 18, em mesa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a diretora Juliana Cunha apresentou dados sobre o tema e o trabalho da Safernet com o Canal de Ajuda, que oferece apoio gratuito e sigiloso para quem busca ajuda nessa área. Já no dia 26, retornamos à capital federal para participar de um balanço sobre as ações do Setembro Amarelo na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, apresentando as iniciativas nas quais a Safernet atuou durante o mês.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09