Ative a Cidadania Digital em sua escola

Comportamento Online

Ative a Cidadania Digital em sua escola

Compartilhar
Projeto da Safernet e do Governo do Reino Unido oferece caderno de aulas e suporte gratuito para professores e estudantes de todo o país.

 

RESUMO 

  • A Disciplina Cidadania Digital foi criada pela Safernet Brasil e o Governo do Reino Unido, no âmbito do Programa de Acesso Digital (DAP, na sigla em inglês), como uma estratégia para apoiar escolas, educadoras(es) e estudantes na busca por um currículo que prepare para o uso seguro, responsável, ético e positivo das tecnologias. O projeto foi iniciado em 2021 e contou com aplicações piloto em parceria com as secretarias estaduais de educação da Bahia, Pernambuco e Distrito Federal no ano seguinte. A partir de 2023, a iniciativa passa a estar disponível para escolas em todo o país.
  • O projeto é indicado para os anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e ensino médio e possui adesão gratuita para escolas públicas, privadas ou secretarias de educação. Seu objetivo é auxiliar as escolas na implementação de um currículo que cumpra com as diretrizes sobre cultura digital da Base Nacional Comum Curricular, além de fomentar ações protetivas e educativas previstas na Política Nacional de Educação Digital (Lei 14.533/2023), no Programa Nacional de Combate à Intimidação Sistemática - Bullying (Lei 13.185/2015), na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei 13.819/2019) e Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), entre outras leis.
  • A disciplina é oferecida por educadoras(es) da própria instituição interessada, que contam com apoio da Safernet Brasil antes e durante a aplicação.
  • Para preparar as(os) educadoras(es) para a aplicação, também disponibilizamos um curso online, com foco em aproximá-los e prepará-los para a aplicação.
  • O projeto criou e oferece um caderno de aulas completo, com 5 módulos, 40h/aula, com planos de aula estimulam a criatividade e participação de estudantes, com metodologias ativas e convite para que criem ações de intervenção sociocultural em suas escolas ou comunidades. 

 

ACESSE O SITE

Saiba tudo sobre a iniciativa em cidadaniadigital.org.br

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09