Fantástico destaca disciplina de Cidadania Digital criada pela Safernet e governo britânico

Comportamento Online

Fantástico destaca disciplina de Cidadania Digital criada pela Safernet e governo britânico

Compartilhar
Saiba como ativar a disciplina – voltada ao ensino médio – em sua escola

O programa Fantástico, da Rede Globo, destacou a disciplina de Cidadania Digital criada pela Safernet em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil em reportagem exibida neste domingo. 

Na matéria, a educação para cidadania digital é apresentada como um caminho para educar adolescentes sobre o uso correto dos meios digitais. Discutir segurança, empatia, bem-estar e responsabilidade nas redes funciona como antídoto ao discurso de ódio e à violência — presentes antes, durante e depois de ataques à escolas, como o ocorrido no último dia 27/3 na Escola Estadual Thomázia Montoro, em São Paulo, em que um adolescente armado de faca matou uma professora e feriu outras três e um colega, antes de ser detido. 

Segundo o diretor de Educação da Safernet, Rodrigo Nejm, a disciplina se utiliza da linguagem da cultura digital nos exercícios propostos. “Com muitos memes e gifs, com muitos vídeos, mas discutindo segurança, como denunciar um conteúdo violento na internet, o que eu faço se alguém me procurar de maneira violenta, para quem eu posso pedir ajuda?”, afirma. 

"A disciplina surge de uma demanda que já existe tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto no dia a dia das escolas, que é preparar os adolescentes para lidar de forma crítica com as tecnologias ao nosso redor. Queremos estimular o diálogo entre educadores e alunos, fomentar a cultura da paz nas escolas e evidenciar que a cidadania digital deve ser transversal e pode ajudar a transformar a educação brasileira para melhor", afirma Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet. 

Educador: saiba como levar a disciplina digital para a sua escola 

A disciplina é composta de cinco módulos, tem 40 h/aula e já está sendo aplicada em 50 escolas de ensino médio da Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Podem ministrá-la professores de qualquer área

Na reportagem foi destacada a iniciativa da professora Débora Navarro, que levou a disciplina para alunos do ensino médio técnico do campus Campo Largo do Instituto Federal do Paraná. 

Os cinco módulos do curso são:

Módulo 1: Bem-Estar e Saúde Emocional Online 

Módulo 2: Segurança e Privacidade na Internet

Módulo 3: Respeito e Empatia nas Redes

Módulo 4: Relacionamentos Seguros Online

Módulo 5: Cidadania Digital para Todos

Entre várias propostas, a disciplina de Cidadania Digital pretende informar e atualizar os adolescentes sobre como reconhecer ameaças iminentes. “Às vezes é uma situação em códigos que só o adolescente que está ali naquele grupinho reconhece que aquilo pode ser um sinal de ameaça. É urgente a gente entender que essa educação para cidadania digital não é mais um extra, né? Não é um complemento. A escola é o contato com a sociedade que a criança tem desde cedo. E a nossa sociedade é digital”, diz Nejm.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09