Disciplina eletiva de cidadania digital poderá ser ministrada por qualquer professor do ensino médio

Disciplina eletiva de cidadania digital poderá ser ministrada por qualquer professor do ensino médio

Compartilhar
Eletiva tem 40 horas/aula e foi feita consultando professores e estudantes

Criada a partir de consultas com alunos, professores, educadores e acadêmicos e feita na medida para cumprir os requisitos da Base Nacional Comum Curricular: assim foi concebida a disciplina eletiva de Cidadania Digital, disponível para educadores do ensino médio de todo o país aplicarem com os estudantes a partir de 2023 e que poderá ser ministrada por professores de qualquer disciplina. 

A eletiva foi o resultado de uma colaboração entre os governos do Brasil e do Reino Unido, apoiada pela Safernet, organização não-governamental brasileira, especializada em Educação e Direitos Humanos na internet. A disciplina possui 40 horas de aulas e materiais de apoio sobre temas de segurança digital, relações online seguras, bem-estar online e saúde emocional.

Protótipos da disciplina eletiva já foram testados, com sucesso, no segundo semestre de 2022, por professores da Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal. 

A eletiva tem 40 horas/aula e é dividida em 5 módulos :

Módulo 1: Bem-Estar e Saúde Emocional Online 

Módulo 2: Segurança e Privacidade na Internet

Módulo 3: Respeito e Empatia nas Redes

Módulo 4: Relacionamentos Seguros Online

Módulo 5: Cidadania Digital para Todos

Clique aqui e saiba como levar a disciplina para sua escola

Clique aqui e conheça o material didático 

A Safernet conversou com a educadora Julci Rocha, diretora e fundadora da Redesenho Educacional, doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em educação (PUC/SP), especialista em design educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora de inovações em educação. 

A educadora e a Safernet colaboraram durante todo o ano de 2022 na elaboração do caderno da disciplina eletiva. O processo incluiu conversas com educadores e estudantes da Bahia, Pernambuco e Distrito Federal, onde protótipos da eletiva foram testados e o material final está disponível para todos os educadores das redes. 

“No processo, ouvimos professores e estudantes de ambos os gêneros, de áreas rurais e urbanas, e de diferentes raças, para que a gente pudesse ter o máximo de diversidade possível. Também participamos como relatores dos encontros com especialistas no tema, consultando documentos já existentes a respeito e cruzando com experiências do Reino Unido [país que financiou o projeto] e do Brasil. O projeto também ouviu os desafios e as preocupações dos professores e dos estudantes e pesquisou ainda o que as próprias redes de ensino já estavam pensando a respeito desse tema no ensino médio”, contou a educadora sobre a fase inicial da elaboração da eletiva. 

Durante a escuta de alunos e professores apareceu a preocupação com os riscos da internet, “Os professores também mostraram temores com relação a sua proficiência com relação a tecnologias e à cultura digital”, lembra Julci Rocha. Outra questão que surgiu foi sobre como envolver a família no tema. “Muitos dos professores são pais e reconhecem que as famílias têm dificuldade de acompanhar, de orientar os estudantes com relação aos riscos da internet e tudo isso advém da falta de conhecimento”, completa a educadora. 

Uma das competências que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) exige do estudante é o domínio da cultura digital. Em novembro a BNCC foi complementada por um parecer sobre computação. O documento aponta o que cada estudante, em cada etapa de ensino, deve saber sobre computação. “Esse parecer traz o conceito de cultura digital, cidadania digital, que é o tema da nossa eletiva, que surge justamente para atender essa demanda”, afirma a educadora. 

Segundo a educadora, a disciplina eletiva ajudará os professores e alunos não só em relação aos temas tratados, mas em tudo que se aprende no ensino médio. “Os professores terão de entender a cultura digital e a cidadania digital não como uma eletiva, mas como parte fundamental do currículo do ensino médio. Embora ela seja uma eletiva, está totalmente conectada com o que se aprende nessa fase da vida. Quando você trabalha, por exemplo, sobre como se portar dentro das redes, o aluno precisará desse conhecimento para fazer qualquer outra coisa que envolva tecnologia. Por sua vez, o aluno deve ser capaz de produzir conhecimento com a tecnologia e na eletiva ele fará isso o tempo todo”, afirma Julci Rocha.

Uma boa notícia, é que professores de qualquer área poderão ministrar a eletiva, pois a disciplina não exige conhecimentos prévios. “Qualquer professor que reconheça esse tema como importante pode trabalhá-lo em sala de aula. Todo o material foi concebido para deixar para o professor tudo aquilo que ele precisa para conduzir a aula”, explica Julci Rocha. 

O material com o qual trabalharão os professores é um plano de aula estendido que propõe um trabalho com metodologias ativas, centradas no estudante. “O professor poderá olhar para aquela proposta e adaptar aqueles materiais para a realidade dele. Ao analisar a aula proposta, ele vai adequando as estratégias à sua realidade. Há material pronto para trabalhar o semestre inteiro ou até por um ano conforme o profissional de ensino achar melhor”, afirma a educadora. 

Para Julci Rocha, escola, professores e alunos ganham ao aplicar a disciplina eletiva. “As questões trazidas na eletiva são situações muito reais que os alunos levam para a sala de aula. Temas de segurança, de privacidade, prevenção da violência sexual, questões relacionadas à sua intimidade, a identificação e o combate ao discurso de ódio, estereótipos, cyberbullying. Isso faz parte do dia a dia das escolas e isso impacta na convivência dos estudantes. A eletiva aborda ainda o uso excessivo de jogos, a questão relacionada à autoimagem, bem estar, como o aluno gasta o seu tempo na internet”, afirma. 

A eletiva prevê que o aluno pode tornar-se um multiplicador do conhecimento obtido em sala de aula. “As atividades propostas envolvem a produção de material que possa educar outras pessoas com as quais o estudante convive. O conceito é que não existe vida digital e vida real separadas. Há somente uma vida e seus desafios”, diz Julci Rocha.

A participação dos estudantes na elaboração da eletiva mostrou que eles reconheceram haver uso e posturas inadequadas na internet, como o bullying e o discurso de ódio. A disciplina não traz apenas informações técnicas e faz com que ele lide com situações com as quais poderá se deparar no dia-a-dia, como a criação de contranarrativas ao discurso de ódio. “Ele está usando a tecnologia e vai aprender como faz, mas de acordo com o recurso escolhido para o público-alvo que ele vai querer atingir. O uso de tecnologias jamais será descontextualizado”, afirma a educadora. 

O material didático da eletiva poderá ser usado de forma combinada com outros materiais sobre cidadania digital que já tenham sido elaborados pela escola ou rede de ensino. Contudo, a Safernet e a Redesenho Educacional analisaram as ementas disciplinares das redes estaduais para que a eletiva fosse condizente com o que já existia previamente. “O professor pode ver o que a rede dele tem a respeito e complementar com o material, porque as aulas são independentes. E o professor pode ainda compor com algum material que já exista ou com alguma experiência que a escola já tenha vivido”, afirma a educadora. 

O material didático da eletiva é fácil de adaptar, mesmo em escolas onde o uso de tecnologias ou a infraestrutura de internet seja precária. “Dá para aplicar a eletiva com pouca ou nenhuma conectividade”, conclui Julci Rocha.

Clique aqui e saiba como levar a disciplina para sua escola
Clique aqui e conheça o material didático 

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09