Dia da Internet Segura 2023 discute desafios e caminhos para a cidadania e segurança digital

Comportamento Online

Dia da Internet Segura 2023 discute desafios e caminhos para a cidadania e segurança digital

Compartilhar
Encontro será no dia 7 de fevereiro em São Paulo, e contará com lançamento de materiais do CERT.br/NIC.br e de indicadores da Safernet Brasil. Confira a programação.

Em 7 de fevereiro, o Dia da Internet Segura 2023 celebra a sua 20ª edição global e a 15ª realizada no Brasil. Contará com diversas iniciativas em território brasileiro, entre elas a realização de um evento, organizado pela Safernet Brasil e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em São Paulo. Sob o tema “Unidos para uma Internet Mais Positiva”, o evento reunirá especialistas nacionais e estrangeiros, em debates sobre segurança online, novas tecnologias, cidadania e bem-estar digital na educação, e novos desafios para a segurança digital, entre outros assuntos.

O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube (https://youtube.com/nicbrvideos), pelo site https://diadainternetsegura.org.br e também pela página da Safernet no Facebook (https://facebook.com/safernetbr/). Os interessados em acompanhar as discussões presencialmente devem se inscrever de forma gratuita pelo endereço https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/SID2023/ .

A abertura do evento será às 9h, com a participação de representantes das entidades realizadoras e parceiras. Às 9h30, Jessica Taylor Piotrowski, pesquisadora e professora na Amsterdam School of Communication Research (ASCoR) da Universidade de Amsterdã, fará a palestra de abertura “Desafios de Segurança Online com as Novas Tecnologias Emergentes”. Na sequência, debaterão o assunto Kruakae Pothong, pesquisadora da Fundação 5Rights e do Departamento de Mídia e Comunicações da London School of Economics and Political Science na área de design de serviços digitais centrados na criança; Verity McIntosh, pesquisadora na área de realidade virtual e estendida na University of the West of England Bristol; Lillian Kariuki, diretora executiva do Centro de Internet Segura no Kênia - Watoto Watch Network; e João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Ainda durante a manhã, às 11h20, haverá um momento para a divulgação de novos materiais e dados. O CERT.br|NIC.br apresentará um fascículo inédito de “Redes Sociais”, da Cartilha para Segurança da Internet, que ensina os cuidados essenciais ao se usarem essas plataformas digitais, e dá dicas de como preservar a reputação online, entre outros pontos. Na ocasião, será lançado mais um perfil do NIC.br no Instagram, cujo foco será divulgar dicas sobre segurança na Internet. Ainda dentro dos lançamentos do NIC.br, haverá a divulgação de um novo vídeo voltado a potenciais apoiadores do Cidadão na Rede (https://cidadaonarede.nic.br/), que traz animações curtas que visam a difundir e incentivar boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet.

“Buscamos ampliar cada vez mais a atuação na promoção do uso seguro, consciente e responsável da rede, de forma a que um número maior de usuários seja beneficiado. Uma iniciativa como o Dia da Internet Segura vem ao encontro da missão do NIC.br, por isso é uma satisfação fazer parte, por tantos anos, da organização da edição brasileira desse evento global, que une atores de diferentes países em prol da mesma causa”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

A Safernet Brasil, por sua vez, divulgará os indicadores de 2022 de seus canais de denúncia (https://denuncie.org.br/) e de ajuda (https://canaldeajuda.org.br/), contextualizando a importância do debate sobre Internet segura no país. A organização recebe e processa denúncias de violações de direitos humanos na Internet e as encaminha ao Ministério Público Federal.

“Durante o ano de 2022, a polarização do debate político aumentou a radicalização e houve aumento de denúncias de crimes de ódio registrados pela Safernet em relação à 2021. Já as denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil também cresceram. Foram mais de 100 mil denúncias, o que mostra que a sociedade está atenta e denunciando, mas que a repressão penal sozinha não basta. São necessárias ações preventivas”, afirma o diretor-presidente da ONG, Thiago Tavares.

Cidadania digital e Educação básica

As atividades da tarde começam às 14h com o painel “Cidadania, segurança e bem-estar digital nos currículos da Educação Básica”. Participam da discussão: Zara Figueiredo Tripodi, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação; Kelly Mendoza, da organização norte-americana Common Sense Media; Martín Felipe Cáceres Murrie, do programa Enlaces/Ministério da Educação do Chile; Mariana Cartaxo, Diretora do Programa de Acesso Digital para o Foreign, Commonwealth and Development Office da Embaixada Britânica em Brasília, e o diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm. Após a discussão, os presentes poderão encaminhar perguntas aos convidados.

Na sequência, às 15h15, o painel "Novos desafios para segurança digital" terá a participação de representantes da Google Brasil, Meta, Vivo e NIC.br. A exemplo do painel anterior, haverá espaço para perguntas do público.

Encerrando o evento, às 16h45, Adriano Cansian (ACME! Cybersecurity Research e GTS – Grupo de Trabalho de Segurança na Internet) ministrará a Conferência Magna de encerramento.

Para conferir todos os detalhes da programação, acesse: https://diadainternetsegura.org.br.

Safer Internet Day

O Safer Internet Day é uma data global celebrada desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, a data é comemorada desde 2009 sob a coordenação da Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e do NIC.br e CGI.br na correalização dos eventos HUB ao longo desses anos. A edição de 2023 conta com o patrocínio prata do Google, YouTube, Meta e Tik Tok, e patrocínio bronze da Vivo.

Atividades seguem durante toda a semana

Além do evento central, o Dia da Internet Segura contará com mais atividades.

No dia 6, a semana inicia-se com o Encontro dos Jovens que atuam como mobilizadores de ações de cidadania digital no Brasil. Formados no programa Cidadão Digital, uma parceria Safernet e Meta, 15 jovens, de 10 diferentes estados, realizarão atividades de educação para uso seguro da Internet em sintonia com Secretarias de Educação, Escolas, ONGs e movimentos sociais, visando dar mais visibilidade e acesso a ações de cidadania digital.

Durante a semana teremos ainda eventos descentralizados, que podem ser visualizados no Mapa de eventos nacionais.

No dia 14/02, em Brasília, a Safernet realizará, em cooperação com a Embaixada do Reino Unido, um evento para lançamento de uma disciplina eletiva para o ensino médio sobre cidadania digital.


Confira a agenda completa de eventos em: https://safernet.org.br/site/sid2023/eventos.

Anote na agenda:

Evento hub – Dia da Internet Segura 2023

Dia: 7 de fevereiro, terça-feira

Horário: 9h

Local: Auditório do Edifício Bolsa de Imóveis - Av. das Nações Unidas, 11541, 2º andar (Mezanino), Cidade Monções – São Paulo/SP

Inscrições gratuitas para acompanhar o evento presencialmente em

https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/SID2023/. Será oferecido certificado de participação somente para essa modalidade de acompanhamento

Programação completa: https://diadainternetsegura.org.br

Transmissão: canal do NIC.br no YouTube (https://youtube.com/nicbrvideos), pelo site https://diadainternetsegura.org.br e pela página da Safernet no Facebook (https://facebook.com/safernetbr/)

Sobre a Safernet

Safernet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Fundada em 2005, atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (https://denuncie.org.br/) e o Helpline.br (https://canaldeajuda.org.br/) , canal de ajuda on-line que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: https://safernet.org.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Sugestões de fontes:

Juliana Cunha - Psicóloga, diretora de projetos especiais da Safernet Brasil e coordenadora do Canal de Ajuda (Helpline) para Vítimas de Violência Online.

Rodrigo Nejm - PhD em Psicologia e diretor de Educação da Safernet Brasil.

Cristine Hoepers – gerente geral do CERT.br|NIC.br

Demi Getschko – diretor-presidente do NIC.br.

Contatos para a Imprensa

Comunicação SaferNet Brasil:

Marcelo Oliveira

11. 98100-9521

comunicacao@safernet.org.br

NIC.br - Weber Shandwick

https://webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579
Carolina Herling - CHerling@webershandwick.com – (11) 99553-7756

Assessoria de Comunicação – NIC.br

Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br

Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/

Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/

YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos

Facebook: https://facebook.com/nic.br

Telegram: https://telegram.me/nicbr

LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/

Instagram: https://instagram.com/nicbr/

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09