Embaixadores do Cidadão Digital debatem futuro da Educação Digital em São Paulo

Comportamento Online

Embaixadores do Cidadão Digital debatem futuro da Educação Digital em São Paulo

Compartilhar
Os ex-embaixadores das duas edições do programa Cidadão Digital – parceria da Safernet Brasil e da Meta – debaterão a educação e desenvolvimento de tecnologias em encontro inédito

Os ex-embaixadores das duas edições do programa Cidadão Digital – parceria da Safernet Brasil e da Meta – debaterão a educação e desenvolvimento de tecnologias em encontro inédito em São Paulo, o “II Youth Summit: Criando o Futuro da Cidadania Digital”, no próximo dia 7 de fevereiro. 

Participam do evento 28 ex-embaixadores do Cidadão Digital, jovens entre 20 e 27 anos, de diferentes etnias, formações profissionais e estados do país. Em 2020 e 2021, os jovens realizaram mais de 1400 atividades sobre cidadania digital, combate à desinformação e pelo bem-estar na Internet com 126 mil estudantes e 66 mil educadores de todo o país – a maioria da rede pública. 

É a primeira vez que os ex-embaixadores das duas edições do programa terão a oportunidade de se encontrar pessoalmente. Nos últimos dois anos, em razão da pandemia, o Cidadão Digital foi organizado de forma remota, com mentorias virtuais e atividades realizadas principalmente pela Internet. Já a primeira edição do Youth Summit foi realizada em fevereiro de 2021, de forma virtual, com o tema engajamento de jovens. 

O II Youth Summit terá duas apresentações aos embaixadores: Norberto de Andrade, líder da área de Políticas Globais para Ética Digital e Inteligência Artificial do Facebook, e a deputada federal ngela Amin (PP/SC). 

Andrade é professor de direito e um grande especialista em regulação, privacidade, políticas públicas e organizações internacionais. Autor de mais de 30 livros, ele falará ao vivo com os jovens do programa sobre “desafios do desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial desde a perspectiva de responsabilidade e segurança''. O objetivo é que os jovens líderes possam avançar sua formação na temática e voltar aos seus territórios ainda mais preparados para novos projetos e iniciativas sociais. 

Professora, a deputada é a autora do PL 4513/2020, que institui uma política nacional de Educação Digital no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira. O projeto de lei tem cinco eixos temáticos, entre eles a inclusão e a qualificação digital, e os embaixadores do Cidadão Digital poderão apresentar sua experiência com o tema, uma vez que lideram com eles em atividades remotas e híbridas realizadas no âmbito do programa. A participação da deputada será pré-gravada. 

Encerrando o encontro, os ex-embaixadores participarão de uma oficina para a criação de um vídeo-manifesto sobre a importância da participação juvenil em projetos de educação e cidadania digital. A ideia é que eles possam compartilhar as experiências proporcionadas pelo Cidadão Digital com escolas públicas e tomadores de decisão, trazendo suas perspectivas para o desenvolvimento de tecnologias mais inclusivas e que acolham as particularidades dos adolescentes e jovens com relação ao uso ético, seguro e positivo da Internet.

Antes do encontro na Capital, os jovens passarão o final de semana de 5 e 6 de fevereiro em um retiro na Grande São Paulo onde se prepararão para a agenda do dia 7. 

Para a segurança de todos, a Safernet exigiu dos participantes a comprovação de que completaram o esquema vacinal de Covid-19 e apresentaram exame negativo antes da viagem. Outras medidas sanitárias, como uso de máscara PFF2, também foram exigidas para a participação.

Saiba mais 

O Cidadão Digital é um programa para promoção da cidadania digital realizado pela Safernet Brasil em parceria com a Meta. Realizado nos anos de 2020 e 2021, o programa teve como público adolescentes da rede pública de ensino e educadores, e atuou por meio de atividades e conteúdos inovadores dentro de seis áreas: 

privacidade e reputação online;

criptografia;

respeito e empatia nas redes;

relacionamentos saudáveis online;

autocuidado e saúde emocional; 

educação midiática. 

O conteúdo de educação midiática contou com a colaboração do Instituto Palavra Aberta, que trabalha pela promoção da liberdade de expressão. Nos dois anos de realização, o programa contou com 451 instituições parceiras e realizou atividades remotas, híbridas e presenciais em 26 estados do país.

Safernet Brasil

Meta

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09