YouTube e SaferNet lançam guia para orientar criadores de conteúdo a falar de ataques em escolas de forma consciente

Comportamento Online

YouTube e SaferNet lançam guia para orientar criadores de conteúdo a falar de ataques em escolas de forma consciente

Compartilhar
A cartilha ficará disponível na internet e é mais uma ação que visa fortalecer a segurança e o bem-estar da comunidade de criadores e usuários da plataforma.

São Paulo, 14 de abril de 2023 - O YouTube e a SaferNet, organização não governamental referência em segurança e cidadania digital no Brasil, lançam hoje o guia "Como falar sobre ataques violentos nas escolas - DOs e DON’Ts para criadores de conteúdo". Elaborado pelos especialistas da SaferNet, o material traz ferramentas para que jornalistas e influenciadores digitais possam produzir conteúdo relevante e de forma consciente sobre o tema. A parceria é mais uma ação que visa fortalecer a segurança e o bem-estar da comunidade de criadores e usuários da plataforma.

A cartilha mostra que a cobertura da mídia e o modo como se fala sobre os ataques violentos nas escolas podem ter o efeito de contribuir para dar notoriedade a autores, disseminar medo e pânico na população, além de expor e perpetuar o sofrimento das famílias das vítimas.

"A exposição massiva dos autores de ataques também é um troféu para grupos que estimulam ataques violentos na internet. Por isso, criadores, enquanto formadores de opinião, têm um papel importante: seu conteúdo pode influenciar pessoas e qualificar conversas sobre temas sensíveis," afirma Thiago Tavares, presidente da SaferNet. 

Entre as recomendações do Guia estão: 

  • Não espalhe boatos e conteúdos de ameaças de novos ataques para não alimentar a onda de pânico e alarmismo que pode contagiar pais e familiares de crianças;
  • Não divulgue nomes, fotos, link para perfil das redes sociais ou qualquer outro dado ou pensamento de autores de chacinas. Isso só aumenta a curiosidade e faz com que haja um culto à personalidade dos assassinos;
  • Não divulgue fotos ou vídeos do ataque ou das vítimas; 
  • Não torne o autor do ataque protagonista da notícia. Conte as histórias das vítimas e de heróis anônimos que salvaram vidas em atentados.

Canal de denúncias

Desde 07 de abril, a SaferNet mantém, em parceria com o Ministério da Justiça, um canal exclusivo para denúncias de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataque às escolas e a comunidade escolar. Qualquer cidadão pode reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web por meio de um processo simples. Todas as denúncias são anônimas e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários é mantida sob sigilo.

"Estamos profundamente comprometidos em garantir que o ódio não tenha lugar no YouTube. Trabalhamos em conjunto com governos, organizações da sociedade civil como a SaferNet, parceiros da indústria e organismos internacionais para combater a intolerância e o extremismo violento onde quer que surjam, enquanto tiramos lições de eventos passados para fortalecer nosso compromisso e nossas respostas ao conteúdo de ódio. O Google e o YouTube têm colaborado constantemente com as autoridades públicas no fornecimento de dados para apoiar investigações sobre pessoas ou grupos que fazem apologia à violência em escolas, incluindo pedidos do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça", explica Alana Rizzo, gerente de políticas públicas do YouTube.

Educação e prevenção

Para a SaferNet, é fundamental fortalecer as ações de educação e prevenção como estratégia prioritária para o enfrentamento da radicalização juvenil e da violência nas escolas. Entre diferentes iniciativas, a entidade mantém uma parceria com o Google no curso “Educando para boas escolhas online", que é oferecido gratuitamente para as Secretarias de Educação de estados e municípios pela internet. O curso já foi implantado em 15 estados brasileiros e já alcançou mais de 100 mil educadores inscritos. Dentre os seis módulos disponíveis, destaca-se um sobre cyberbullying e outro sobre desinformação e educação midiática.

Políticas e tecnologias para combater conteúdo perigoso no YouTube

Os criadores de conteúdo são a alma do YouTube e é papel de todos colaborar para preservar e proteger a comunidade. Qualquer criador de conteúdo do YouTube precisa seguir as Diretrizes da comunidade e os Termos de Serviço da plataforma. A violação dessas regras pode resultar na remoção de vídeos ou outras penalidades, provocando a suspensão ou mesmo o encerramento de canais em caso de violações graves ou repetidas.

Nos últimos anos, investimos em equipes de revisão humana e em tecnologia que nos ajuda a detectar, revisar e remover rapidamente esse tipo de material. Temos milhares de pessoas em todo o mundo que analisam e removem conteúdo abusivo de nossas plataformas e incentivamos os usuários a sinalizar qualquer vídeo que acreditem violar nossas diretrizes por meio de ferramentas públicas de denúncia. 

De acordo com as políticas de conteúdo violento ou explícito, o YouTube remove, por exemplo, imagens filmadas pelo perpetrador durante um evento violento mortal ou grave, no qual armas, violência ou vítimas feridas são visíveis. Não há exceções para esta política, mesmo que haja contexto educacional, documental, científico ou artístico em seu conteúdo. Isso inclui conteúdo elogiando ou glorificando as ações do indivíduo. 

Por fim, de acordo com o nosso último Relatório de Transparência, em 2022, removemos 275.261 vídeos que violam nossas políticas contra o extremismo violento. Também não permitimos discurso de ódio no YouTube e removemos conteúdo que promove violência ou ódio contra indivíduos ou grupos com base em qualquer um dos seguintes atributos: idade, casta, deficiência, etnia, identidade de gênero, nacionalidade, raça, status de imigração, religião, sexo/gênero, orientação sexual e situação militar, assim como a condição de vítima ou familiar de vítima de eventos violentos. Em 2022, foram 615.460 vídeos removidos globalmente por violarem essas regras. 

 

Mais informações:

YouTube Brasil

imprensa@google.com; youtube@smartpr.com.br

SaferNet

Marcelo Oliveira

(11) 98100-9521

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09