Cidadão Digital é reconhecido como um dos programas mais inovadores na prevenção de violência contra a criança

Comportamento Online

Cidadão Digital é reconhecido como um dos programas mais inovadores na prevenção de violência contra a criança

Compartilhar
A Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes destacou seis práticas do programa durante a audiência pública pelos 32 anos do ECA.

A Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes reconheceu o programa Cidadão Digital, realizado pela Safernet Brasil com apoio da Meta, como um dos 10 programas mais inovadores na prevenção da violência contra a criança e o adolescente.

Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos morreram de forma violenta no Brasil entre 2016 e 2020.

O Cidadão Digital é um programa que forma jovens em temas de privacidade, segurança digital, bem-estar na internet e educação midiática, e os acompanha após o curso para que realizem atividades educativas gratuitas sobre os temas com estudantes dos 8º e 9º ano do fundamental e do ensino médio, e educadores, principalmente da rede pública de ensino.

Acesse o sumário executivo do relatório da Coalizão e conheça as 10 iniciativas que, realizadas junto com crianças e adolescentes, estão ajudando o Brasil a prevenir violências contra esse público.

A Coalizão destacou no relatório seis práticas do Cidadão Digital que foram consideradas inovadoras:

  • Formação de mobilizadores com proximidade geracional com as crianças e adolescentes beneficiados pelo programa, o que torna os conteúdos mais acessíveis;
  • Antes de uma atividade ser executada em uma escola, é feito um levantamento das necessidades específicas daquela unidade educacional, ouvindo não só os gestores, mas os alunos;
  • Na escolha dos mobilizadores, a Safernet utiliza critérios para garantir representatividade regional, racial e de gênero, para estimular o respeito à diversidade;
  • Parte dos jovens que participaram de fases anteriores do programa seguem participando do projeto depois;
  • Sistema online de indicadores interativos de resultados;
  • Oferecer espaço para envio de comentários e feedbacks pelo público beneficiado pelo programa.

Leia o relatório da Coalizão na íntegra.

A publicação da Coalizão foi lançada durante a audiência pública "Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil: 32 anos do ECA", realizada nesta segunda (11), na Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

Terceiro ano - O Cidadão Digital está este ano em sua terceira temporada. Nos seus dois primeiros anos, o programa realizou 1431 atividades, impactando 126 mil estudantes, mobilizando 66 mil educadores, além de mais 4700 pessoas de outros públicos que também foram beneficiadas. Mais de 200 mil pessoas participaram de transmissões ao vivo realizadas pelo programa.

Em 2022, o Cidadão Digital se renova e amplia sua atuação com uma formação permanente em Cidadania Digital para jovens de 18 a 29 anos que acontecerá enquanto durar a terceira edição do programa, prevista para terminar em março de 2023.

Os jovens que concluírem a formação até novembro e realizarem atividades nas escolas poderão passar por diferentes níveis de engajamento ao longo do programa e tornarem-se mobilizadores, líderes, tutores ou criadores do Cidadão Digital. Os jovens que forem avançando no projeto e mobilizando mais jovens e educadores podem ganhar prêmios e bolsas de até R$ 1500.

Conheça a versão 2022/23 do Cidadão Digital aqui.

Para se inscrever na formação do Cidadão Digital, acesse https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/jovens.html.

Mais informações sobre os dois primeiros anos do Cidadão Digital você encontra aqui: https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/dashboard/.

Sobre a Coalizão - A Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes é uma articulação da sociedade civil organizada iniciada em 2017 e conta hoje com cerca de cinquenta organizações, fóruns e redes dedicadas à prevenção e ao enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes no Brasil. Foi responsável pela adesão do governo brasileiro à Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes (Global Partnership to End Violence Against Children), iniciativa lançada pelas Nações Unidas em 2015, voltada à promoção de ações direcionadas ao alcance da Meta 16.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.

Atualmente, a Coalizão Brasileira atua em advocacy e estratégias de articulação, mobilização e engajamento de sociedade civil e governos para ampliação do investimento público em intervenções de prevenção às violências contra crianças e adolescentes.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09