Safernet defende protagonismo de crianças e adolescentes em ações para proteção online

Comportamento Online

Safernet defende protagonismo de crianças e adolescentes em ações para proteção online

Compartilhar

Durante o 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, realizado em São Paulo no último dia 16, a Safernet, uma das correalizadoras do evento, defendeu que crianças e adolescentes tenham um papel cada vez mais ativo na criação de ações de educação para o uso seguro e saudável da internet. 

“A responsabilidade compartilhada é a única possibilidade concreta de haver mudanças efetivas de implementação de políticas públicas. Podemos contemplar as crianças e os adolescentes não apenas a partir das vulnerabilidades, mas também pela potência criativa na construção de alternativas e abordagens. Na Safernet temos aprendido muito com a participação de adolescentes e jovens na cocriação das ações da organização, criando um ambiente não apenas de escuta, mas de influência e impacto que conecta as perspectivas de diferentes gerações sobre as mesmas problemáticas”, afirmou o diretor de Educação da Safernet, Rodrigo Nejm, na abertura do evento.

A Safernet organizou a único painel do simpósio que contou com a participação presencial e online de adolescentes como palestrantes, e apresentou ao público alguns resultados do programa Cidadão Digital, mantido pela ONG em parceria com a Meta, e outras iniciativas, como o Imprensa Jovem, de educomunicação, da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, e o Onda Digital, do Instituto de Computação da UFBA. 

A mesa foi mediada pela gerente de projetos da Safernet, Manu Halfeld, ela mesma uma jovem talento engajada desde a primeira edição do Cidadão Digital, em 2020, e contou com a presença das adolescentes Ayla Santos, 16, e Julia Fernandes, 15, ex-integrantes do Imprensa Jovem, do professor Ecivaldo Matos, da UFBA, Natália Paiva, diretora de Políticas Públicas do Instagram, e Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet. 

Confira a íntegra do painel aqui:

Acesse materiais de apoio e documentos do painel organizado pela Safernet no simpósio: https://padlet.com/cdsafernet/painelsimposio2022

Guilherme Alves, em uma de suas falas, reiterou o posicionamento da Safernet sobre o tema, e que tem norteado diferentes ações da ONG, como o programa Cidadão Digital, e defendeu que o simpósio e outros eventos que discutam a segurança e a utilização da internet pela criança e pelo adolescente tenham uma participação maior desse público. 

"Não é possível materializar a proteção de crianças e adolescentes na internet sem expandir sua participação nos projetos para além de beneficiários. E não apenas a ideia de dar voz, mas considerar essas vozes como relevantes e com impacto decisório, da idealização à avaliação dos resultados. Isso tem nos ajudado a criar projetos que de fato se comuniquem com esse público, criando valor sobre temas como privacidade e empatia, e apostando na educação entre pares como estratégia de proteção", afirmou.

Julia Fernandes, que aos 15 anos atua como redatora freelancer e cria conteúdo jornalístico que ela publica em suas redes sociais, concorda: “É para ou com crianças? É com crianças. É com a nossa participação”. “O estudante já tem sua voz. Ele só precisa de espaço”, afirmou Ayla Santos. 

O professor Ecivaldo Matos trouxe da Bahia boas práticas do Onda Digital, como o programa Spike, de design participativo, em que crianças e adolescentes são co-criadores de soluções digitais para problemas de suas comunidades. 

Natália Paiva antecipou no painel algumas funcionalidades da ferramenta de controle parental do Instagram, desenvolvida com pais e crianças e adolescentes, inclusive no Brasil, e cuja versão nacional deverá ser lançada em setembro deste ano. 

Durante o painel da Safernet foi exibido um vídeo produzido pela equipe SAC, de Navegantes (SC) segunda colocada do Educathon, 2021, maratona educacional promovida pela Safernet no âmbito do Cidadão Digital, que criou um projeto em defesa do autocuidado nas redes, contra o cyberbullying e a autodepreciação.

Sobre o Cidadão Digital - A edição 2022 do programa segue com inscrições abertas para jovens de 18 a 29 anos com interesse em participar da formação online do Cidadão Digital. São cinco módulos com conteúdos sobre Introdução à Cidadania Digital (5h); Segurança, Privacidade, Criptografia e Reputação Digital (5h); Respeito, Empatia e Relações Seguras Online (5h); Bem-estar e Saúde Emocional na Internet (5h); Educação Midiática e Desinformação nas Eleições (5h).

A conclusão da formação permite aos jovens que estes proponham atividades educacionais sobre os temas do Cidadão Digital para alunos do 8º e 9º ano e do ensino médio da rede pública brasileira. Este ano, os projetos que tiverem mais engajamento poderão ser premiados e seus criadores poderão, inclusive, tornar-se bolsistas do programa. 

Mais informações sobre o CD 2022 aqui.

Inscrições para a Formação Online aqui.

Sobre o simpósio: O 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet é uma realização do NiC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e do CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil). A Safernet é co-realizadora desde a primeira edição do evento, que atualmente conta também com a co-realização do Instituto Alana e da FGV Direito SP. 

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09