7° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet trará discussões sobre direitos no ambiente online e educação digital

Comportamento Online

7° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet trará discussões sobre direitos no ambiente online e educação digital

Compartilhar
Evento que acontecerá em 16 de agosto na capital paulista, está com inscrições abertas, e inclui o lançamento de dados inéditos da pesquisa TIC Kids Online Brasil

De volta à modalidade presencial, o Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet será realizado no dia 16 de agosto, em São Paulo/SP, trazendo apresentações sobre cidadania digital na comunidade escolar, responsabilidade das plataformas e protagonismo de crianças e adolescentes na proteção online e educação digital, entre outros pontos. O evento é promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com a correalização do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP), do Instituto Alana e da Safernet Brasil. Os interessados em acompanhar as discussões desta 7ª edição devem se inscrever gratuitamente pelo site do encontro.

“Nosso propósito é incentivar discussões multissetoriais que ajudem a fazer da Internet um ambiente cada vez mais responsável, ético e seguro para os mais jovens”, afirma Raquel Gatto, gerente da assessoria jurídica do NIC.br, adiantando uma novidade desta edição: pela primeira vez, a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do CGI.br, será lançada durante o evento, que é direcionado a educadores, mães, pais, responsáveis, psicólogos, pediatras, advogados e demais interessados. A apresentação da nova edição do estudo virá acompanhada de um debate sobre os desafios para a garantia de uma “conectividade significativa” – ou seja, que o acesso à Internet esteja aliado à qualidade dessa conexão, disponibilização de dispositivos e regularidade desse uso – entre crianças e adolescentes. 

Além do lançamento da pesquisa e da palestra da keynote Kelli Angelini, advogada especialista na área, sobre "Como estimular a cidadania digital na comunidade escolar: boas práticas para uso da tecnologia e o que diz a legislação para infrações", o encontro terá mais três painéis. São eles: "Práticas manipulativas na Internet e seus impactos sobre crianças e adolescentes/Responsabilidade das plataformas diante de crianças e adolescentes"; "Conectando espaços: As escolas como estratégia de construção de espaços físicos e virtuais democráticos" e "Proteção online com ou para crianças e adolescentes? Cocriação e protagonismo nas ações de prevenção e educação".

Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana, instituição organizadora do primeiro painel do evento, destaca que a ideia da discussão é “aprofundar a compreensão sobre a forma como as tecnologias de inteligência artificial e os modelos de negócio dominantes na rede podem moldar o comportamento, saúde mental, e a formação dos mais jovens”. 

A proposta de painel organizado pelo CEPI FGV Direito SP é de como construir espaços escolares e online que sejam democráticos, entendendo que na atualidade espaços físico e digital estão interligados. “Para isso, traremos para essa discussão especialistas que trabalham com tecnologias na educação, sejam elas sociais ou da informação e comunicação. Articular estes saberes é essencial para pensar no acesso democrático aos espaços e ao conhecimento”, complementa Marina Feferbaum, coordenadora do CEPI FGV Direito SP.

Por fim, o último painel, proposto pela Safernet, enfatizará a importância de envolver os jovens no processo de formulação de respostas e propostas para a garantia de uma Internet mais segura para crianças e adolescentes. "Com exemplos práticos, pretendemos refletir sobre como a participação ativa de crianças e adolescentes pode ampliar o engajamento no processo de formação para a cidadania em um mundo digital. Em tempos de acesso móvel, educar para a autonomia responsável e segura é um grande desafio que nos convida a inovar e superar a perspectiva de tutela nos projetos e programas de proteção online", afirma Rodrigo Nejm, diretor de Educação da Safernet Brasil. 

Aqueles que não puderem comparecer presencialmente ao evento, poderão acompanhar as discussões, na íntegra e ao vivo, pelo canal do NIC.br no YouTube (https://youtube.com/nicbrvideos). Mais informações e agenda preliminar em: https://criancaseadolescentesnainternet.nic.br/.

Anote na agenda

7° Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet
Data e horário: terça-feira (16/8)
Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, nº 569 - Bela Vista, São Paulo/SP.
Programação e inscrições gratuitas (para quem quiser obter certificado de participação): https://criancaseadolescentesnainternet.nic.br/

Solicitações de imprensa: os jornalistas interessados em acompanhamento o evento e solicitar entrevistas com os especialistas do NIC.br e CGI.br devem contatar Ana Nascimento no e-mailanascimento@webershandwick.com, ou pelo telefone (11) 98670-6579.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Sobre o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI FGV Direito SP) surgiu no final de 2017 a partir da junção das equipes do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI), criado em 2008, braço da FGV Direito SP dedicado ao debate sobre a relação entre o Direito e Novas Tecnologias, e do Núcleo de Metodologia de Ensino (NME), criado em 2005, dedicado à formação docente, metodologia de ensino e ao desenvolvimento de estratégias de ensino para habilitar os alunos às exigências profissionais do século XXI. A constituição do centro se dá em resposta à necessidade de congregar reflexões e práticas sobre os impactos de novas tecnologias na sociedade, seus desafios e suas possibilidades, em conexão com as transformações no contexto do ensino jurídico no Brasil. https://direitosp.fgv.br/centro-de-pesquisa/centro-de-ensino-pesquisa-inovacao

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que acredita que um mundo melhor para as crianças é um mundo melhor para todas as pessoas. Criado em 1994, o Instituto tem como missão de cuidar dos direitos das crianças e seu desenvolvimento pleno, num mundo justo e sustentável. Para isso, desenvolvemos programas que buscam promover e inspirar novas possibilidades de mundo, combinando educação e advocacy, articulação e diálogo. Incidência política e histórias bem contadas.

Sobre a Safernet Brasil
Safernet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre o uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: https://www.safernet.org.br/

Contatos para a Imprensa – NIC.br: 

Weber Shandwick

https://webershandwick.com.br/ 

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Ana Nascimentoanascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br

Carolina Carvalho – Gerente de Comunicação – carolcarvalho@nic.br

Soraia Marino – Coordenadora de Comunicação – soraia@nic.br 

Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/

Redes Sociais - CEPI FGV Direito SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Twitter

Informações à imprensa FGV
Insight Comunicação
Tel. (11) 97125-9517 e (11) 99982-8640
Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br
Marina Ciaramello – marina.ciaramello@insightnet.com.br

Instituto Alana - Relacionamento com a imprensa
2PRÓ Comunicação
alana@2pro.com.br
Belisa Barga / Regiane Oiveira

Comunicação Safernet
Marcelo Oliveira – (11) 98100-9521

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09