Selfie

Comportamento Online

Selfie

Compartilhar
A palavra mais popular da internet. O comportamento, nem sempre.

Selfie é representada por uma foto tirada por si mesmo e de si mesmo por uma câmera, ou dispositivo móvel, para ser compartilhada na web. Em 2013, o comportamento ficou tão popularizado, inclusive entre celebridades, que a Oxford escolheu selfie como a palavra do ano.

Selfie é uma palavra em inglês incorporada no vocabulário online para representar uma foto tirada pela própria pessoa que aparece na foto e que é compartilhada na web. O neologismo que ganhou a rede tem origem no termo self-portrait, que significa autorretrato. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social como Facebook, Orkut ou Myspace, por exemplo. Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades.

Em 2013, os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para a escolha foi o fato de esta palavra ter crescido 17000% em 2013, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas em um ano. Algumas selfies que são compartilhadas acabam aparecendo em sites de humor, porque as pessoas fazem caras engraçadas - mandando beijo, também conhecida como "duck face" ou cara de pato - ou porque alguma coisa estranha ou hilariante aparece em segundo plano. Isso pode representar uma situação constrangedora para quem prima pela privacidade, por isso, ao compartilhar fotos na web, o mais recomendável é adotar as configurações de privacidade dos sites de relacionamento social que restringem a visibilidade apenas para amigos e pessoas de sua confiança.

A prática de tirar selfies ganhou popularidade global, e algumas tiveram milhões de visualizações. Alguns exemplos desses são a selfie tirada por um grupo de jovens com o Papa Francisco e a selfie tirada nos Oscars, onde aparecem várias estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie. Uma selfie também pode estar no centro de uma polêmica, como é o caso da selfie tirada no funeral de Nelson Mandela, onde aparecem Barack Obama, David Cameron e Helle Thorning Schmidt. A atenção entra também para esses casos. 

Quando for fazer uma selfie, recomenda-se que você avalie a situação em que se encontra e é importante considerar o comportamento social que ela envolve. Não há proibição, mas é importante considerar os aspectos que envolvem a foto que pretende compartilhar e as implicações sociais que ela pode gerar. Visto isso, você tem livre escolha sobre a publicação, mas feita com consciência.

 

 

 

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09