Ciberbullying: saiba como identificar e como agir.

Comportamento Online

Ciberbullying: saiba como identificar e como agir.

Compartilhar

Situações como o ciberbullying podem trazer questionamentos também para os adultos, sejam pais ou responsáveis pelas crianças, dos dois lados da questão. Avaliar a gravidade, encontrar formas de solucionar ou amparar a criança ou adolescente são algumas das dúvidas que normalmente envolvem o problema.

Isso acontece também pelo envolvimento do adulto com a criança e com a responsabilidade pelos assuntos que permeiam sua vida. As dicas abaixo servem para ajudá-lo a identificar quando é necessário intervir nas relações das crianças, constatando um comportamento que caracterize ciberbullying.

Entenda:

  • O Ciberbullying se caracteriza pelo ato de insultar, humilhar e praticar violência psicológica repetitiva e persistente, provocando intimidação e constrangimento de crianças e adolescentes através da Internet o dos dispositivos móveis.
  • Em razão das particularidades das interações virtuais, o ciberbullying pode ser um ato difícil de cessar e parece não ter fim. Em ambientes offline é possível controlar e cessar a violência no momento em que acontece. Em ambientes online o alvo está constantemente exposto a ela, mesmo que mude de endereço, escola ou cidade, a violência tende a persistir.
  • Pode ser invisível para adultos e educadores, por acontecer em ambientes onde nem sempre há a presença de adultos.
  • É a principal preocupação de crianças e adolescentes. Mas os adultos tendem a subestimar sua importância, encarando o ciberbullying como uma brincadeira de crianças, sem gravidade.
  • O ciberbullying não é uma brincadeira, e sim uma forma de uma criança ou adolescente demonstrar poder sobre as outras.
  • Ciberbullying não é brincadeira porque só existe brincadeira quando todos os envolvidos se divertem. Quando há uma relação desigual de poder, onde uns se divertem, enquanto outros sofrem e são maltratados, então é preciso que os adultos intervenham.

Veja o passo-a-passo de como você pode agir!

Download

Página: /

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09