Safernet abre inscrições gratuitas para curso EAD sobre segurança e cidadania digital em sala de aula

Segurança Digital

Safernet abre inscrições gratuitas para curso EAD sobre segurança e cidadania digital em sala de aula

Compartilhar
Para marcar a ocasião, Safernet realiza no dia 18/10 conversa virtual com representante do MEC, especialistas e educadores sobre os desafios da Cidadania Digital

A Safernet abre no dia 18/10 as inscrições gratuitas para o curso EAD “Segurança e Cidadania Digital em sala de aula”, voltado para educadores do ensino básico de todo o país. O curso possui 40h e integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital, um programa criado pela Safernet e o Governo do Reino Unido voltado para educadores e alunos do ensino médio e dos dois últimos anos do fundamental. 

Nos últimos meses, o curso EAD esteve disponível para educadores de escolas e redes que haviam aderido ao programa e estão replicando em sala de aula as sugestões de atividades práticas sobre temas como uso seguro e cidadão das redes numa linguagem que o jovem entenda. Nessa primeira fase, 545 professores em 9 estados se inscreveram no curso. Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará foram os estados com mais adesões. 

O curso EAD foi criado para preparar professores e outros profissionais da educação para que possam apoiar seus alunos no enfrentamento de situações sensíveis online e também no uso mais seguro e saudável das tecnologias. 

O tema já faz parte da Base Nacional Comum Curricular e tem ganhado ainda mais relevância diante do aumento de denúncias de discurso de ódio na Internet, conforme dados da Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil. Durante o curso, os educadores têm acesso a uma navegação guiada ao caderno de aulas da Disciplina de Cidadania Digital, que oferece planos de aulas completos sobre os temas. 

Ao navegar pelo conteúdo, eles podem compreender as principais reflexões e conceitos de segurança e cidadania digital, além de dicas para as metodologias ativas e recursos que podem ser experimentados antes de aplicados em sala de aula.

O curso é destinado a professoras(es), orientadoras(es), gestoras(es) e outras equipes pedagógicas de escolas e secretarias de educação. Também podem se inscrever educadoras(es) sociais de ONGs e projetos que trabalham com adolescentes. 

O objetivo é fornecer aos profissionais da educação que o concluírem as ferramentas e conhecimentos necessários para que possam preparar estudantes para enfrentar os desafios e as oportunidades do mundo digital.

Inscreva-se no curso EAD

O curso é autoinstrucional e à distância. O interessado navega pelos módulos no tempo que tiver disponível e tem 60 dias para concluir as atividades, disponíveis no ambiente virtual Moodle da Safernet. Um certificado é oferecido aos participantes do curso. O documento é emitido diretamente da plataforma, após a conclusão das avaliações. 

“Criar uma cultura de ensino para o uso seguro e consciente da internet e das tecnologias em toda a educação básica já é uma previsão da Base Nacional Comum Curricular e do Marco Civil da Internet. O curso permitirá que mais educadores estejam capacitados para este desafio”, afirma Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet Brasil e coordenador do programa.

Debate de lançamento

Para marcar o lançamento público do curso EAD, no próximo dia 18 de outubro, a Safernet vai debater com educadores os desafios da Cidadania Digital no evento online "Diálogos Transformadores: Preparando Educadores para os Desafios da Cidadania Digital". A transmissão será pelo YouTube da Safernet Brasil, às 19h, e terá a participação de dois educadores que estão lidando com o tema em sala de aula e na capacitação de seus colegas sobre o assunto. 

O professor Ricardo Custódio, da cidade de Turvo, em Santa Catarina, dá aulas da disciplina eletiva de Cultura Digital na rede estadual. A secretaria de educação catarinense tem um Acordo de Cooperação Técnica com a Safernet e utiliza o material da Disciplina de Cidadania Digital na eletiva.

Custódio é um dos 163 professores de 140 escolas, em 12 estados que, desde o lançamento do programa, em fevereiro deste ano, estão usando o material da Safernet em sala de aula e levando para seus mais de 10.000 alunos informações sobre bem-estar e saúde emocional; segurança e privacidade na Internet; respeito e empatia nas redes; relacionamentos seguros online e cidadania digital para todos e todas. 

Outra participante do debate é Renata Abranches, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá - MG, que coordena a formação continuada dos professores da região em cidadania digital. Itajubá é a cidade que tem mais profissionais de educação matriculados no curso EAD que ajuda os professores a se prepararem para utilizar o material didático da Safernet e do governo do Reino Unido. 

Também participam do debate a doutora em Educação Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação, da Cetic.br, e Ana Úngari Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação. 

O evento terá abertura do presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares, e de Mariana Cartaxo, Diretora do Programa de Acesso Digital na Embaixada do Reino Unido, e Isabella Ferro, da gerência de projetos de Educação da Safernet. 

Após a abertura, falarão os demais convidados, que responderão também perguntas do mediador Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet. Após a participação de cada um, o público que estará acompanhando o debate online poderá fazer perguntas e comentários. 

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

Serviço

18/10: Inscrições abertas do curso EAD da Disciplina de Cidadania Digital (turmas regulares, próxima turma inicia em 30/10)

Acesse:https://ead.safernet.org.br/cursosegurancaecidadaniadigital/

Debate dia 18/10

Diálogos Transformadores: Preparando Educadores para os Desafios da Cidadania Digital

Evento Online

Data: 18 de outubro de 2023 (quarta-feira)

Horário: 19h

Como participar: Assista no YouTube da Safernet

Mais informações: 

Marcelo Oliveira

Assessor de Imprensa

Safernet Brasil

11-98100-9521

 Live diálogos transformadores: preparando educadores para os desafios da cidadania digital. Abertura quarta feira 18/10 às 19h 

 Live diálogos transformadores: preparando educadores para os desafios da cidadania digital. Painéis quarta feira 18/10 às 19h10 

Matéria Publicada em 13/10/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09