Distrito Federal oferece formação inédita em Segurança e Cidadania Digital para professores da rede estadual

Segurança Digital

Distrito Federal oferece formação inédita em Segurança e Cidadania Digital para professores da rede estadual

Compartilhar
Curso EAD de 40h criado pela Safernet Brasil em parceria com o Governo do Reino Unido tem inscrições abertas até 15 de outubro

Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para que professores do ensino médio e fundamental do Distrito Federal se inscrevam no Curso EAD de Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula. 

O curso habilita os profissionais que concluírem a formação a ministrarem aulas da Disciplina Eletiva de Cidadania Digital, desenvolvida pela Safernet em parceria com o Governo do Reino Unido - e que integra o portfólio de disciplinas eletivas que podem ser ofertadas pelas escolas da rede pública do Distrito Federal. Professores da rede particular também podem se inscrever na formação.

Desde 2021, a Safernet tem um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Por meio desse instrumento, o DF foi uma das unidades da federação em que o projeto piloto da disciplina foi desenvolvido e testado. 

No último dia 3, a Subsecretaria de Educação Básica circulou um convite aos professores de ensino médio, assinado pela subsecretária Iedes Soares Braga, que referendou o curso, uma vez que ele promove “a consciência digital, a prevenção de riscos online, o combate à desinformação, a proteção da privacidade e a preparação para o futuro diante das tecnologias no cotidiano, além de compartilhar reflexões e conceitos de cidadania digital, dicas para as metodologias ativas e recursos que podem ser experimentados pelos professores em sala de aula”. 

Os interessados em participar devem se inscrever preenchendo o formulário Safernet Curso para Educadores. O acesso ao curso acontecerá a partir de 16 de outubro, e os professores terão 60 dias corridos para concluí-lo.

O curso é em formato de EAD autoinstrucional e é oferecido no ambiente virtual Moodle da Safernet Brasil. A formação tem carga horária de 40h, com certificação emitida diretamente na plataforma de estudos, e sua estrutura pedagógica é dividida em 05 módulos: bem-estar e saúde emocional; segurança e privacidade na Internet; respeito e empatia nas redes; relacionamentos seguros online e cidadania digital para todos e todas. 

“Dados da pesquisa TIC Educação 2022 indicam que cada vez mais os professores têm apoiado estudantes a lidar com questões sensíveis na Internet, incluindo violência, cyberbullying, privacidade e desinformação. Entretanto, os dados também indicam que, após a pandemia, diminuiu o número de professores que tiveram acesso a formação continuada sobre esses temas. Sabemos que o uso seguro, consciente e cidadão das tecnologias integra a competência geral sobre cultura digital da Base Nacional Comum Curricular. Queremos, com este curso, preparar os educadores do Distrito Federal para atuar como multiplicadores da cidadania digital em suas escolas, oferecendo orientação para seus estudantes e fomentando um uso mais saudável da Internet entre adolescentes”, explica Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet Brasil e coordenador do projeto. 

Curso integra projeto que criou currículo em cidadania digital

O curso EAD integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital, lançada em fevereiro desde ano e atualmente sendo aplicada em 116 cidades de 12 estados do Brasil, inclusive no DF. Ao todo, mais de 10 mil estudantes estão participando do projeto, e os professores contam com o suporte da Safernet Brasil. No DF, a disciplina foi incluída no rol de componentes curriculares eletivos que podem ser ofertados pelas escolas de ensino médio em 2024.

Mais informações: 

Marcelo Oliveira

Assessor de Imprensa

Safernet Brasil

11-98100-9521

Sugestões de fontes:

Guilherme Alves - gerente de projetos da Safernet

Bruno Clemente – diretor substituto de Ensino Médio da SEED-DF

Contato: Ailla Motta (SEED-DF) - 61 8319-3297

Matéria Publicada em 09/10/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09