Da política pública à sala de aula, Cidadania Digital é tema de debate em Brasília

Segurança Digital

Da política pública à sala de aula, Cidadania Digital é tema de debate em Brasília

Compartilhar
Seminário da Safernet e do Governo Britânico debate a educação em cidadania digital

A Safernet e a Embaixada do Reino Unido no Brasil realizam dia 29 de novembro, em Brasília, o seminário “Educação que transforma: políticas públicas e formação para a cidadania digital”, que discutirá como a educação para o uso seguro e consciente da internet traz benefícios não apenas para quem recebe essa formação nas escolas, mas para toda a sociedade. 

As organizações são parceiras no projeto da Disciplina de Cidadania Digital, lançado em fevereiro deste ano e que já beneficia quase 11 mil estudantes de ensino fundamental e médio, de 151 escolas, em 12 estados e 116 municípios brasileiros. 

No segundo semestre, o projeto lançou um curso EAD para professores, para que educadores conheçam a disciplina e seu caderno de aulas. No momento, o curso tem 1116 profissionais de educação matriculados em todo o país. O projeto conjunto da Safernet e do governo do Reino Unido integra o Programa de Acesso Digital, uma iniciativa britânica implementada em vários países do mundo. No Brasil, o projeto da Disciplina de Cidadania Digital foi iniciado em 2021 com objetivo de contribuir para a segurança cibernética de adolescentes e professores do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental a partir da educação, apoiando escolas e redes de ensino.

Na disciplina, a Safernet apoia diretamente os professores, que fazem um curso de formação e recebem um caderno de aulas completo com atividades que podem ser realizadas com estudantes.

 

“O uso seguro da internet é fundamental, principalmente devido ao grande aumento no uso de internet por crianças e adolescentes. A parceria com a Safernet Brasil tem se mostrado importante para que o uso seguro e consciente das tecnologias seja parte da educação dos adolescentes, contribuindo para um ambiente online mais seguro para todos e para o desenvolvimento responsável das tecnologias digitais”, afirma Melanie Hopkins, Vice-Embaixadora do Reino Unido no Brasil.

Durante o evento, que será realizado na Embaixada do Reino Unido, em Brasília, serão discutidos com especialistas da sociedade civil e academia, representantes de secretarias de educação, educadores e formuladores de políticas públicas, estratégias para que a segurança e a cidadania digital se tornem parte permanente das agendas na educação e direitos humanos. O evento tem vagas limitadas para convidados e a imprensa pode se credenciar. O seminário poderá ser acompanhado ao vivo no Youtube da Safernet Brasil.

“Esta iniciativa dialoga diretamente com a realidade das escolas brasileiras. Ciberbullying, exposição de conteúdos íntimos e golpes online são alguns dos tópicos que a Safernet mais recebe pedidos de apoio em seu Canal de Ajuda, e o número de novas denúncias com imagens de abusos e exploração sexual infantil na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos aumentou quase 79% nos primeiros dez meses de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. É urgente que as redes de ensino e as escolas recebam apoio para que a competência geral da Base Nacional Comum Curricular que trabalha a cultura digital e o uso consciente e seguro das tecnologias seja uma realidade na sala de aula. Os resultados da disciplina têm sido muito promissores, com adolescentes e professores preparados para lidar com segurança, privacidade, educação midiática, bem-estar, saúde emocional e prevenção a violências online”, explica Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil.

 

Painéis temáticos

Após a abertura do evento, às 9h, com falas da Vice-Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, e do presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares, o seminário terá cinco painéis temáticos. 

Às 9h30, representantes do Ministério da Educação, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania participarão do Painel 1: “Cidadania digital como agenda nacional: ampliando e integrando esforços para a educação e os direitos humanos”. 

O painel 2 começará às 10h30 e tratará do tema: “Fortalecendo uma cultura de segurança e cidadania digital nas redes de ensino”. Este bloco trará gestores de educação de Santa Catarina e Minas Gerais, respectivamente, estados nos quais a disciplina de Cidadania Digital está presente em 72 escolas. 

Às 11h50, no Painel 3, “Educação que transforma: experiência de professores”, três professores, de Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia, trocarão informações de boas práticas com a disciplina em sala de aula. 

O Painel 4, às 14h20, “Educação para cidadania digital como estratégia de prevenção à criminalidade cibernética” trará representantes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública para debater sobre como a cidadania digital em sala de aula contribui na prevenção de crimes cibernéticos. 

Por fim, às 15h20 começa o Painel 5: “Conectividade significativa e habilidades digitais: caminhos para a inclusão”, no qual especialistas do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações, do Cetic.br/NIC.br e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo tratarão da importância das habilidades digitais para o uso consciente e crítico das tecnologias. 

Confira abaixo a programação completa do evento e clique AQUI para a transmissão online. 

 

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

 

Embaixada do Reino Unido

A Embaixada do Reino Unido é a principal missão no país responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil.

 

Mais informações para a imprensa:

Safernet Brasil

Marcelo Oliveira 

Assessor de Imprensa

11-98100-9521

Embaixada do Reino Unido

Adriana Masetti

Diretora-Adjunta de Comunicação e Diplomacia Pública

(11) 9 8247-9382

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

9h - 9h30: Abertura

- Melanie Hopkins (Vice-Embaixadora do Reino Unido no Brasil)

- Thiago Tavares (Presidente da Safernet Brasil)

 Abertura do evento 

9h30 - 10h30: Painel 1 - Cidadania digital como agenda nacional: ampliando e integrando esforços para a educação e os direitos humanos

- Anita Gea Martinez Stefani (Diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação)

- Mariana Filizola (Coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

- Márcia Lucena (Coordenadora Geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania)

- Mediação: Thiago Tavares (presidente da Safernet Brasil)

 Painel 1 

10h30 - 11h20: Painel 2 - Fortalecendo uma cultura de segurança e cidadania digital nas redes de ensino

- Renata Abranches (Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais)

- Lauro Roberto Lostada (Coordenador de Tecnologias Educacionais da Gerência do Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina)

- Mediação: Isabella Ferro (Assistente de projetos na Safernet Brasil)

 Painel 2 

11h50 - 12h50: Painel 3 - Educação que transforma: experiência de professores

- Prof. Cleber Marinho da Cruz (Professor de Filosofia, ministra o componente curricular eletivo de Cultura Digital na Escola Estadual Dino Ambrósio Pereira, em Brasópolis-MG, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais)

- Prof. Dyogenys Alves Andrade (Professor do componente curricular eletivo de Cidadania Digital na Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira, em Sobradinho-BA, Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho-BA)

- Prof. Nilva Maria Sbruci de Souza (Professora de Filosofia, ministra o componente curricular eletivo de Cultura Digital na Escola de Educação Básica Nereu Ramos, em Itapoá-SC, Secretaria de Educação de Santa Catarina)

- Mediação: Bianca Serrão (Psicóloga na Safernet Brasil)

 Painel 3 

14h20 - 15h20: Painel 4: Educação para cidadania digital como estratégia de prevenção à criminalidade cibernética

- Carlos Eduardo Miguel Sobral (Coordenador Geral da DIOP/SENASP, responsável pela operação Escola Segura, Ministério da Justiça e Segurança Pública)

- Stenio Santos Souza (Delegado da Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal em Brasília)

- Priscila Costa Schreiner (Procuradora Regional da República do Ministério Público Federal)

- Mediação: Victor Grampa (Educador e jurista)

 Painel 4 

15h20 - 16h20: Painel 5: Conectividade significativa e habilidades digitais: caminhos para a inclusão digital

- Maximiliano Martinhão (Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações)

- Cristiana Camarate (Superintendente de Relações com Consumidores na Agência Nacional de Telecomunicações)

- Fabio Storino (Coordenador da Pesquisa TIC Domicílios, no Cetic.br/NIC.br)

- Ecivaldo Matos (Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, USP, e Pesquisador Associado do Centro de Estudos Afro Orientais, CEAO e do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, UFBA)

Mediação: Guilherme Alves (Gerente de Projetos na Safernet Brasil)

 Painel 5 

16h20 - 16h30: Encerramento


Matéria publicada em 23/11/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09