Debate sobre participação de jovens em políticas públicas de educação digital marca abertura do Programa Cidadão Digital 2023/24

Segurança Digital

Debate sobre participação de jovens em políticas públicas de educação digital marca abertura do Programa Cidadão Digital 2023/24

Compartilhar
Programa da Safernet e da Meta, que já impactou mais de 177 mil estudantes, está na sua quarta edição

No próximo dia 6, a Safernet e a Meta vão abrir oficialmente a quarta edição do programa Cidadão Digital com o IV Youth Summit que este ano terá o formato de um debate online sobre desafios e oportunidades para a participação de jovens nas políticas públicas de educação digital. Participarão do encontro online jovens participantes e ex-participantes do programa. 

O Cidadão Digital é o mais duradouro programa de cidadania digital da Safernet. Por meio dele, jovens entre 18 e 29 anos (universitários ou jovens profissionais) realizam atividades com alunos de escolas públicas dos últimos anos do fundamental e médio sobre segurança online, combate à desinformação, autocuidado, respeito e empatia nas redes. 

Segundo a pesquisa Tic Kids Online 2022, da Cetic.br, 70% das crianças e adolescentes dos 11 aos 18 anos ou mais recorrem a colegas de escola e amigos para se informarem sobre o uso de tecnologias digitais, inclusive diante de situações de violência online, o mais comum é que crianças e adolescentes procurem seus amigos para pedir apoio, por isso, no centro do projeto, está a educação entre pares, em que jovens dialogam com outros jovens para a criação de redes de protagonismo juvenil para a cidadania digital. 

Desde 2020, o Cidadão Digital já impactou mais de 177 mil estudantes em mais de 600 instituições de ensino e 70 mil educadores. As ações acontecem em todo o país no formato de atividades remotas, híbridas ou presenciais. 

Programação

O IV Youth Summit será transmitido pelo YouTube da Safernet e começará às 15h. Após uma breve abertura do evento, será dado início ao primeiro painel sobre desafios e oportunidades para participação de jovens nas políticas públicas de educação digital. O debate contará com a participação do deputado federal Pedro Campos (PSB/PE), de Yann Evanovick, coordenador de políticas para a juventude do MEC, e de Marina Filizola, coordenadora de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A mediação será de Juliana Cunha, psicóloga e diretora da Safernet. 

Segundo dados da mais recente pesquisa Tic Kids Online, realizada pela Cetic.br, 92% das crianças e adolescentes brasileiras têm acesso à internet, um percentual maior do que o de outras faixas etárias. Contudo, quando se debatem políticas de educação para uso seguro e consciente da internet ainda há pouco incentivo para a participação de crianças. 

"Se queremos buscar soluções para o desafio que é educar crianças e adolescentes para uso seguro e cidadão da Internet, é fundamental envolvê-las neste debate, escutar o que crianças e adolescentes pensam e incluir suas perspectivas nas tomadas de decisão das políticas voltadas para educação digital dessa população, afirma Juliana Cunha, Diretora na SaferNet. 

O segundo painel está previsto para começar às 16h10 e vai trazer jovens que já passaram pelo programa para falar sobre o o impacto do projeto em suas jornadas como ativistas e defensores dos direitos humanos na internet, com o propósito de inspirar outros jovens para se engajarem. A mediação da atividade será de Taís Niffinegger, gerente de políticas de segurança para a América Latina da Meta. 

Participam do debate jovens líderes das últimas edições: o historiador Ruy Ferreira participará com membros da Equipe Muiraquitã, premiada pelo Educathon, uma competição do programa Cidadão Digital, que já contou com a participação de 291 adolescentes de 20 estados; Jade Christinne, Gerente de Políticas em Direitos Humanos da Embaixada do Reino Unido no Brasil; Yuri Lima, advogado, jovem líder do Cidadão Digital, Mestrando em Sociologia (UFC), residente de inovação jurídica da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional; Kristhel Masterson, estudante, e Luana Maria Barbosa, ativista trans, desenvolvedora, empreendedora e idealizadora do Pajubá Tech. 

Como receber atividades do Programa Cidadão Digital

As atividades educativas do Cidadão Digital são gratuitas e adaptadas à realidade das escolas parceiras, sempre buscando conectá-las aos projetos que já estejam em curso na instituição de ensino. 

Instituições de ensino que desejam receber atividades do programa para alunos podem se inscrever aqui

Serviço

IV Youth Summit (lançamento oficial da quarta edição do Cidadão Digital)

Evento Online

Data: 6 de outubro de 2023 (sexta-feira)

Horário: 15h

Como participar: Assista no YouTube da Safernet

Publicado em 03/10/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09