Safernet promove a cidadania digital ao premiar projetos na Paraíba e em Santa Catarina

Segurança Digital

Safernet promove a cidadania digital ao premiar projetos na Paraíba e em Santa Catarina

Compartilhar
Prêmios para primeiros e terceiros colocados no Prêmio Cidadania Digital em Ação foram entregues a estudantes de Cajazeiras (PB) e Caçador (SC)

Nos dias 27 e 29 de fevereiro representantes da Safernet concluíram a entrega da premiação dos vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação, cujos ganhadores foram anunciados no evento principal do Dia da Internet Segura no Brasil, realizado em São Paulo. A iniciativa integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria entre a Safernet e o Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme).

No dia 27 de fevereiro, a psicóloga Bianca Orrico, da Safernet, integrante da equipe do projeto, entregou os prêmios dos primeiros colocados, um leitor de livros digital, para cada um dos 38 alunos do Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras, participantes do projeto vencedor. 

Veja reportagem do Diário do Sertão sobre como foi a premiação. 

“Lecionar é abrir mão de brilhar sozinho e fazer com que os outros brilhem. Os alunos estão brilhando e trazendo mais brilho para nossa instituição, para nossa cidade e para nossa região. Espero que seja o começo. É apenas uma semente que a gente está plantando para que os alunos possam frutificar e trazer mais resultados para nossa região”, falou o professor João Paulo Freitas de Oliveira, que ministrou a Disciplina de Cidadania Digital aos alunos premiados.

 Cajazeiras 

No dia 29 de fevereiro, a assistente de projetos da Safernet, Isabella Ferro, entregou os prêmios para estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Caçador, que participaram do projeto que ficou em terceiro lugar. Cada um deles recebeu um par de fones de ouvido sem fio Bluetooth.

“O recebimento do Prêmio Cidadania Digital em Ação mostrou que toda e qualquer mobilização em prol da educação é muitas vezes mais importante do que imaginamos”, afirmou o professor Ricardo Campos, que ministrou a disciplina aos estudantes do IFSC Caçador. Segundo Campos, o projeto dos estudantes poderá ser ampliado para outras instituições da rede federal. 

Em ambos os eventos de premiação, a Safernet aproveitou a ocasião para falar com os estudantes e a comunidade escolar sobre o uso seguro e cidadão da internet. 

"É necessário aproveitar momentos como estes para discutir sobre Direitos Humanos e o uso crítico e responsável das tecnologias, para ser possível capacitar estudantes a se tornarem cidadãs e cidadãos digitais conscientes e responsáveis, moldando um presente e futuro digital mais ético e inclusivo”, afirmou Bianca, que esteve também no programa Olho Vivo, da rede Diário do Sertão. No programa, ela abordou a iniciativa da Safernet de premiar escolas com projetos relevantes para as comunidades na área de Cidadania Digital e também deu dicas sobre o uso seguro da internet. 

“Além de reconhecer e celebrar o trabalho dos estudantes e a mentoria do professor através da cerimônia de premiação, tivemos a oportunidade de ampliar a discussão sobre segurança e cidadania digital através de ações educativas com mais de 300 pessoas da comunidade escolar do IFSC de Caçador. Foi um dia muito especial de celebração e de construção coletiva para o uso mais responsável e crítico das tecnologias digitais”, afirmou Isabella sobre a premiação. 

 Caçador 

A Disciplina de Cidadania Digital em Números

A Disciplina de Cidadania Digital foi implementada em 2023 por 183 professores(as) em 159 escolas brasileiras para 11 mil estudantes de 13 estados e 116 cidades. Conheça o mapa interativo do projeto, lançado em ocasião da cerimônia de premiação. 

O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2024 e conta com 1541 inscritos. 

Conheça os projetos vencedores

Primeiro lugar - Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras (PB)

Uma turma de 39 estudantes do primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Cajazeiras, na Paraíba, foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação. 

A partir das aulas que tiveram com o material da Disciplina de Cidadania Digital, os estudantes, atualmente no segundo ano do Ensino Médio, desenvolveram o projeto vencedor, uma página de Instagram com 24 postagens com vídeos e memes criados por eles com dicas sobre o uso seguro e cidadão da internet.

O professor de informática João Paulo Freitas de Oliveira, que deu as aulas da disciplina e uma representante dos estudantes, Maria Eduarda Pinheiro Calixto, eleita por voto direto pelos colegas para representar a equipe, receberam o prêmio em São Paulo. Dia 27, os colegas de Maria Eduarda receberam seus prêmios. 

Conheça mais sobre o projeto dos estudantes do IFPB campus Cajazeiras em reportagem da TV Paraíba.

Segundo lugar - Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, Jacareí (SP)

Uma turma de 6 estudantes do primeiro ano do ensino médio integral da Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, em Jacareí, em São Paulo, ficou em segundo lugar. Eles receberam os prêmios diretamente no Dia da Internet Segura. 

Os estudantes, atualmente no segundo ano, desenvolveram uma revista digital sobre Cyberbullying, com fotos, entrevistas e matérias feitas pelos estudantes. 

O curso foi dado pelas professoras Biana da Silva Nascimento, que dá aulas de Sociologia, História, Filosofia e Tecnologia, e pela professora Maria Régia Pereira, de Geografia e Filosofia. A professora Biana e quatro dos seis estudantes viajaram para São Paulo para receber o prêmio.

Conheça mais do projeto dos alunos da EE Dona Benedita em reportagem da TV Vanguarda

Terceiro lugar - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Caçador (SC)

Uma turma de 55 estudantes que concluiu ano passado cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, campus Caçador, foi a terceira colocada do prêmio e receberam seus prêmios dia 29. 

Os estudantes, que cursavam o terceiro ano dos cursos técnicos de Administração, Informática e Plásticos do IF Caçador desenvolveram uma série de 8 podcasts “Empatia em Foco: desvendando o bullying”, com dicas importantes sobre cyberbullying, sexting, sextorsão e aliciamento sexual (grooming). 

Os estudantes travaram conhecimento com a Cidadania Digital durante as aulas de língua portuguesa de seus respectivos cursos. A base para as aulas foi o material da Disciplina de Cidadania Digital criada pela Safernet e pelo Governo do Reino Unido. 

Menções honrosas

Duas escolas públicas receberam menções honrosas por seus projetos. 

Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos - Seabra (BA)

A equipe mentorada pela professora Tatiana Santos Oliveira envolveu alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), muitos deles pais. “Foi bom ver como essa temática pode ajudar adultos na comunicação sobre esse tema com suas famílias”, disse Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet, sobre o trabalho dos estudantes baianos. 

Centro Educa Mais Força Aérea Brasileira - São Luís (MA)

Equipe exclusiva de meninas, coordenada pela professora Kátia de Lima Santos Sampaio, tratou sobre o Protagonismo de Meninas pela Cidadania Digital, com foco especial no combate ao racismo. 

Matéria publicada em 13/03/2024

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09