Safernet apresenta Disciplina de Cidadania Digital em webinário sobre Educação Midiática

Segurança Digital

Safernet apresenta Disciplina de Cidadania Digital em webinário sobre Educação Midiática

Compartilhar
Página especial da Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada em parceria pela Secom/PR e MEC, foi divulgada no evento e tem materiais produzidos pela Safernet

A Safernet apresentou nesta quinta-feira (28), no webinário (seminário online) de pré-lançamento da primeira Semana Brasileira de Educação Midiática, a Disciplina de Cidadania Digital, parceria com o Governo do Reino Unido. A semana acontece entre 23 e 27 de outubro e é realizada pela Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, e o Ministério da Educação. 

A disciplina é um projeto que oferece gratuitamente a escolas um caderno de aulas de 40 horas aula, criado para ensinar o uso seguro e consciente da internet para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. 

A Disciplina de Cidadania Digital foi lançada em fevereiro deste ano em evento na Embaixada do Reino Unido em Brasília e, nesses 7 meses, está sendo ou já foi aplicada por educadores em quase 140, de 114 cidades, em 12 estados do país. Ao todo, já são quase 10 mil estudantes beneficiados pelo projeto.

A disciplina tem 5 módulos: bem-estar e saúde emocional; segurança e privacidade na Internet; respeito e empatia nas redes; relacionamentos seguros online e cidadania digital para todos e todas. 

Entre os planos de aula disponíveis, no módulo de respeito e empatia é possível encontrar sugestões de atividades sobre combate a estereótipos e discurso de ódio online a partir das estratégias de leitura crítica e consciente das mídias.

O conteúdo foi apresentado por Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet, que atua em ações de educação na ONG. 

Alves explicou que a Educação Midiática vai além do que apenas o combate às fake news e a checagem de informações. “Ela serve também para fomentar o uso consciente e responsável das tecnologias”. 

Além da Disciplina, Alves apresentou a Safernet, e toda a sua gama de iniciativas nas áreas de educação, conscientização e prevenção. 

Também foram apresentados outros conteúdos da Safernet que estão na página da Semana Brasileira de Educação Midiática.

Foram mostrados o Guia Saferlab de contranarrativas ao discurso de ódio, que explica como contrapor esses discursos sem promovê-los involuntariamente, e o Guia Meninas em Rede, para o uso inteligente das redes para que meninas e mulheres possam se defender da violência de gênero online. 

O evento foi transmitido por meio do canal da Secom no Youtube— e durante o evento foi apresentado como as escolas, institutos e organizações de todo Brasil poderão participar da Semana, que será realizada em outubro. Você pode ver e rever o webinário aqui

A página especial da Semana, que conta com uma curadoria de conteúdos de organizações da sociedade civil, parceiras do evento, entre os quais está a Safernet Brasil. Os materiais disponíveis abrangem planos de aula, toolkits e guias, entre outros materiais de uso gratuito sobre as temáticas ligadas à educação crítica para a mídia (incluindo segurança nas redes e cidadania digital).

Sobre a Semana — Inédita, a Semana Brasileira de Educação Midiática ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro e será promovida pela Secom em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — contando também com o apoio de organizações da sociedade civil, que atuam na temática. 

O evento representará a participação oficial brasileira na Media and Information Literacy Week (MIL Week) da Unesco, um evento global que acontece anualmente, desde 2011, e promove iniciativas de educação midiática. Esse ano, o evento mobiliza os países em torno do tema "Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva".

A Educação Midiática é prevista na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Ela prevê o desenvolvimento de várias habilidades, entre as quais reconhecer os diferentes tipos de mídia, a qualidade da informação, desenvolver sua análise crítica e aprender a diferenciar esses conteúdos de fake news. 

Com informações da Secom/PR

Matéria Publicada em 29/09/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09