Estudantes de escolas públicas são premiados por projetos de cidadania digital para suas comunidades

Segurança Digital

Estudantes de escolas públicas são premiados por projetos de cidadania digital para suas comunidades

Compartilhar
Projetos de estudantes de escolas do interior da Paraíba, São Paulo e Santa Catarina vencem primeira edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação

O Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 foi entregue no último dia 6 de fevereiro, em São Paulo, durante o primeiro dia do evento principal da 16ª edição do Dia da Internet Segura. A grande vencedora foi o Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras. Em segundo lugar ficou o projeto da Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, de Jacareí (SP). O terceiro lugar ficou com o Instituto Federal de Santa Catarina, campus Caçador. 

Criado para dar visibilidade ao papel da educação por uma internet mais segura, o prêmio reconheceu intervenções socioculturais protagonizadas por estudantes do ensino básico e apoiadas por educadoras(es) com o propósito de engajar suas escolas e comunidades no uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo das tecnologias. 

Concorreram ao prêmio 15 projetos desenvolvidos por professores do ensino fundamental e médio, de sete estados brasileiros que aderiram à Disciplina de Cidadania Digital, projeto criado pela Safernet e pelo Governo Britânico para auxiliar escolas e redes de ensino a ter um currículo nesse tema. O projeto integra o Programa de Acesso Digital, iniciativa britânica implementada em vários países do mundo.

A Disciplina de Cidadania Digital em Números

A Disciplina de Cidadania Digital foi implementada em 2023 por 183 professores(as) em 159 escolas brasileiras para 11 mil estudantes de 13 estados e 116 cidades. Conheça o mapa interativo do projeto, lançado em ocasião da cerimônia de premiação 

O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2024 e conta com 1235 inscritos. 

“O prêmio foi uma oportunidade de dar rosto para tantas iniciativas que foram realizadas no país no ano passado em razão do projeto da Disciplina de Cidadania Digital. Foi um momento especial para mostrar um pouco do que as escolas realizaram e evidenciar a importância do protagonismo dos adolescentes nessas intervenções. Sabemos que isso tudo pode ser desafiador, mas as escolas ganhadoras, que são de contextos completamente diferentes, evidenciam que a segurança e a cidadania digital podem sim fazer parte da realidade dos estudantes”, afirma Guilherme Alves, gerente de projetos na Safernet Brasil e coordenador da iniciativa.

“Acreditamos que a tecnologia tem o poder de transformar e o Reino Unido tem uma abordagem para conscientizar e ajudar a criar uma cultura de internet mais pacífica, segura e positiva para que todos possam tirar o máximo da experiência online e desfrutar dos benefícios da conectividade. A Safernet desenvolveu um trabalho de excelência, consultando especialistas, professores e estudantes sobre os principais desafios ao navegar pelo universo online. Agradecemos a todas as escolas, professores e alunos que participaram e fico muito feliz em ver que as iniciativas representam também a diversidade do Brasil”, afirmou Sarah Clegg, vice-cônsul britânica em São Paulo, na abertura da cerimônia de premiação. 

Veja reportagem da TV Brasil sobre o prêmio. 

Estudantes premiados celebram com equipes da Safernet e do Governo Britânico. Foto: Ricardo Matsukawa

Conheça os projetos vencedores 

Primeiro lugar - Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras (PB)

Uma turma de 39 estudantes do primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Cajazeiras, na Paraíba, foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação. 

A partir das aulas que tiveram com o material da Disciplina de Cidadania Digital, os estudantes, atualmente no segundo ano do Ensino Médio, desenvolveram o projeto vencedor, uma página de Instagram com 24 postagens com vídeos e memes criados por eles com dicas sobre o uso seguro e cidadão da internet.

O professor de informática João Paulo Freitas de Oliveira, que deu as aulas da disciplina e uma representante dos estudantes, Maria Eduarda Pinheiro Calixto, eleita por voto direto pelos colegas para representar a equipe, receberam o prêmio em São Paulo. 

“Usei 95% do material da disciplina da Safernet este ano. Só não usei mais, porque comecei no IF em agosto. Em 2024 usarei o material desde o início do ano”, disse o professor de Informática João Paulo, que tem entre seus estudantes adolescentes provenientes da zona rural e de cidades próximas à Cajazeiras e que viajam todos os dias para cursar o ensino médio.

Maria Eduarda afirmou que o projeto foi uma de suas maiores experiências na sua vida escolar. “Foi um aprendizado para toda a vida”, disse. 

Os primeiros colocados ganharam um leitor de livros digitais, além de um troféu (para a escola) e medalhas. 

Conheça mais sobre o projeto dos estudantes do IFPB campus Cajazeiras em reportagem da TV Paraíba.

Segundo lugar - Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, Jacareí (SP)

Uma turma de 6 estudantes do primeiro ano do ensino médio integral da Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, em Jacareí, em São Paulo, ficou em segundo lugar. 

Os estudantes, atualmente no segundo ano, desenvolveram uma revista digital sobre Cyberbullying, com fotos, entrevistas e matérias feitas pelos estudantes. 

O curso foi dado pelas professoras Biana da Silva Nascimento, que dá aulas de Sociologia, História, Filosofia e Tecnologia, e pela professora Maria Régia Pereira, de Geografia e Filosofia. A professora Biana e quatro dos seis estudantes viajaram para São Paulo para receber o prêmio.

As aulas da eletiva de Cidadania Digital podem ser ministradas por professores de qualquer campo do conhecimento. Os professores recebem apoio da Safernet, sempre que necessário. 

Biana e Maria Régia, por exemplo, não dispunham de 40 horas/aula e não puderam abordar todos os temas previstos em cada um dos 5 módulos do curso. “A Safernet nos deu a autonomia para decidirmos e escolhemos os temas da eletiva de acordo com a realidade da comunidade”, afirma a professora Biana. 

“O projeto foi um desafio para nós, tanto técnico, de aprender a usar o app que utilizamos para fazer a revista, quanto de trabalhar em grupo”, contou o estudante Maxwell Kennedy da Silva. 

Os segundos colocados ganharam um troféu (para a escola), uma pulseira inteligente e medalhas. 

Conheça mais do projeto dos alunos da EE Dona Benedita em reportagem da TV Vanguarda

Terceiro lugar - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Caçador (SC)

Uma turma de 55 estudantes que concluiu ano passado cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, campus Caçador, foi a terceira colocada do prêmio. 

Os estudantes, que cursavam o terceiro ano dos cursos técnicos de Administração, Informática e Plásticos do IF Caçador desenvolveram a série de podcasts “Empatia em Foco: desvendando o bullying”, com dicas importantes sobre cyberbullying, sexting, sextorsão e aliciamento sexual (grooming). 

Os estudantes travaram conhecimento com a Cidadania Digital durante as aulas de língua portuguesa de seus respectivos cursos. A base para as aulas foi o material da Disciplina de Cidadania Digital criada pela Safernet e pelo Governo do Reino Unido. 

“Os estudantes aceitaram muito bem a inserção das aulas de Cidadania Digital em meio as aulas de língua portuguesa pois focamos nas práticas e no combate ao bullying e ao cyberbullying, assunto que chamou muito a atenção deles”, contou o professor Ricardo de Campos. 

“Os podcasts contam situações vividas por colegas e amigos e contamos as histórias sem identificar ninguém, para não revitimizar”, explicou o estudante Felipe Czerniak, participante do projeto. 

Os terceiros colocados ganharam medalhas, um troféu para a escola e fones de ouvido bluetooth. 

Além dos prêmios, os professores e estudantes representantes das iniciativas premiadas participaram de uma oficina exclusiva de co-criação de planos de aula para a Disciplina de Cidadania Digital. A ideia é que esse grupo possa compartilhar as experiências que tiveram para que outras escolas também possam se engajar na pauta. 

Dia da Internet Segura 2024

O debate sobre Cidadania Digital e a premiação aconteceram durante o evento principal do Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, em inglês), uma data global celebrada desde 2004, iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. 

No Brasil, a data é comemorada desde 2009 sob a coordenação da Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet na realização do evento central do SID. Veja aqui o vídeo completo do debate e da premiação. 

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

Embaixada do Reino Unido

A Embaixada do Reino Unido é a principal missão no país responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil.

Mais informações para a imprensa:

Safernet Brasil

Marcelo Oliveira 

Assessor de Imprensa

(11) 98100-9521

Embaixada do Reino Unido

Adriana Masetti

Diretora-Adjunta de Comunicação e Diplomacia Pública

(11) 98247-9382

Matéria publicada em 21/02/2024

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09