Projeto do MP-BA em parceria com a SaferNet fica em segundo lugar no Prêmio CNMP 2025

Segurança Digital

Projeto do MP-BA em parceria com a SaferNet fica em segundo lugar no Prêmio CNMP 2025

Compartilhar
Projeto do MP baiano utiliza material da Disciplina de Cidadania Digital

O projeto “Proteção da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital”, desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia em parceria com a SaferNet Brasil, ficou em segundo lugar no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2025, na categoria Atuação Finalística II – Saúde, educação, infância e juventude. 

O anúncio do resultado das diversas categorias da premiação ocorreu nesta quarta-feira (10/09), em cerimônia realizada em Brasília. 

Dentre as ações do projeto estão atividades com base na Disciplina de Cidadania Digital, desenvolvida pela SaferNet Brasil em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil.

Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOCA/MP-BA), o projeto “Proteção da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital” promove a adesão de municípios baianos à Disciplina de Cidadania Digital nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. 

Desde 2023, a iniciativa da SaferNet tem atuado com o protagonismo juvenil e o fomento ao uso seguro e responsável da internet entre estudantes, educadores e comunidades escolares.

Através do projeto do MPBA, a Disciplina de Cidadania Digital alcançou 15 municípios baianos, impactando mais de 6 mil estudantes do ensino fundamental e médio de escolas das redes municipais com conteúdos pedagógicos, formação para professores e ferramentas educacionais que fundamentam a Disciplina de Cidadania Digital em sala de aula.

Entre as cidades que aderiram ao projeto do MP baiano e passaram a contar com a Disciplina de Cidadania Digital estão: Sobradinho, Campo Formoso e Heliópolis.

"A parceria com o Ministério Público da Bahia tem sido fundamental para que o projeto da Disciplina de Cidadania Digital chegue ao interior do estado da Bahia. Com o reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público, esperamos que este trabalho inspire outros estados, em especial porque o recém-assinado acordo de cooperação com o CNMP vai facilitar essa adesão dos Ministérios Públicos estaduais. Nosso objetivo final é continuar este importante trabalho de colaboração com secretarias de educação, gestores e professores pela cidadania digital dos estudantes e da comunidade escolar como um todo", declara Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet Brasil e coordenador do projeto da Disciplina de Cidadania Digital.

Este mês, a SaferNet anunciou que a Disciplina de Cidadania Digital alcançou um total de 100 mil estudantes impactados em todo o país, 18 mil deles na Bahia, estado que lidera o número de crianças e adolescentes que tiveram acesso ao conteúdo desenvolvido pela SaferNet. 

Clique aqui para ver mais informações sobre o projeto finalista

Sobre o Prêmio CNMP

Realizado anualmente, o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público reconhece práticas inovadoras e impactantes promovidas pelo MP brasileiro. Em 2025, foram inscritas 772 iniciativas em diversas áreas sociais prioritárias.

Texto publicado em 12/09/2025

Mais informações à imprensa:

Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa
SaferNet Brasil
Whatsapp: 11-98100-9521
imprensa@safernet.org.br

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09