Navegar com segurança é navegar com liberdades
Disciplina de Cidadania Digital é destaque em Minas Gerais
Disciplina de Cidadania Digital é destaque em Minas Gerais
Um total de 180 professores de 36 escolas de segundo grau localizadas em 21 municípios que integram a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá, no sul de Minas Gerais, estão matriculados e fazendo o curso EAD para conhecerem o caderno de aulas da Disciplina de Cidadania Digital, do programa criado pela Safernet e o Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (DAP, na sigla em inglês). Com a capacitação, os educadores estarão mais preparados para ministrar a disciplina para alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de MG.
Desses 180 profissionais, 117 já foram indicados pela Secretaria de Educação para aplicar a disciplina em sala de aula, o que torna a região de Itajubá a que tem mais professores, em todo o Brasil, que têm a intenção de transmitir esse conhecimento aos alunos.
O curso é gratuito e está sendo realizado online com suporte da Safernet Brasil, associação civil de direito privado sem fins lucrativos que atua há 17 anos na defesa dos direitos humanos na internet e na educação de jovens e adultos para o uso consciente das redes. Após as 40 horas/aulas do curso, professores de qualquer disciplina poderão replicar os conteúdos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Gabriela Belini Gontijo é professora de Química e de Tecnologia e Inovação do ensino médio na Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior, em Itajubá, e está feliz com o curso. “É simplesmente maravilhoso. O material tem a linguagem do aluno, priorizando o bem estar e a saúde mental. Interessante que todos os temas convergem para este ponto. Nós iremos, inclusive, no ano que vem, manter este material com este olhar. É uma abordagem mais reflexiva e acolhedora sobre os meios digitais”, afirmou em entrevista à Secretaria de Educação de MG.
A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Itajubá, Renata Abranches Osório, explica que a capacitação irá ocorrer em três etapas e abordará assuntos da realidade dos adolescentes. O curso trata de questões como bem estar e saúde emocional; rotinas digitais saudáveis; auto-imagem; comparação social; uso excessivo das redes sociais; segurança e privacidade na internet; rastros digitais; reputação online; respeito e empatia nas redes; cyberbullying; fake news; relacionamentos seguros online e cidadania digital para todos. Os gestores, de acordo com o perfil de sua escola, indicaram quais seriam os professores mais adequados para o curso, mas há escolas em que cerca de 80% dos professores estão participando da capacitação.
“O mais importante da tecnologia é a utilização dela para a melhoria da aprendizagem. Essa parceria ampliou o nosso leque de capacitação na área tecnológica. O curso está atingindo os professores e, consequentemente, os alunos”, comemora o superintendente regional de ensino de Itajubá, Wagner Alexandre de Oliveira.
Conheça a Disciplina de CIdadania Digital
A Disciplina de Cidadania Digital foi lançada em fevereiro deste ano em evento na Embaixada do Reino Unidos em Brasília e, nesses 7 meses, está sendo ou já foi aplicada por educadores em mais de 124 escolas, de 104 cidades, em 10 estados e já beneficiou mais de 9300 estudantes.
A disciplina é gratuita e tem cinco módulos:
bem-estar e saúde emocional;
segurança e privacidade na Internet;
respeito e empatia nas redes;
relacionamentos seguros online;
cidadania digital para todos e todas.
O curso EAD foi criado para facilitar a familiarização de educadores com o material do curso e oferece uma navegação guiada ao caderno de aulas da Disciplina de Cidadania Digital. Ao navegar pelo conteúdo, os educadores podem compartilhar as principais reflexões e conceitos de cidadania digital, além de dicas para as metodologias ativas e recursos que podem ser experimentados pelo(a) educador(a) antes de aplicar estes conceitos em sala de aula.
O curso é voltado para educadoras(es), orientadoras(es), gestoras(es) e outras equipes pedagógicas de escolas públicas ou privadas e secretarias de educação. Também podem se inscrever educadoras(es) sociais de ONGs e projetos que trabalham com adolescentes.
Atualmente, o curso está aberto para as escolas e redes de ensino que aderirem à Disciplina de Cidadania Digital (saiba mais aqui ), com cadastro de interesse aberto para outros educadores (saiba mais aqui).
O objetivo do curso é fornecer aos profissionais da educação que o concluírem as ferramentas e conhecimentos necessários para que possam preparar estudantes para enfrentar os desafios e as oportunidades do mundo digital.
O curso é autoinstrucional e a distância. O interessado navega pelos módulos sozinho e tem 60 dias para concluir as atividades, disponíveis no ambiente virtual Moodle da Safernet. Um certificado é oferecido aos participantes do curso. O documento é emitido diretamente da plataforma, após a conclusão das avaliações.
“Criar uma cultura de ensino para o uso seguro e consciente da internet e das tecnologias em toda a educação básica já é uma previsão da Base Nacional Comum Curricular e do Marco Civil da Internet. Sabemos que isso é desafiador, por isso a importância de parcerias como a realizada com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, que está mobilizando educadores para a formação continuada de forma a deixá-los preparados para abordar o tema em sala de aula e apoiar estudantes que precisem de orientação”, afirma Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet Brasil e coordenador do programa.
“A superintendência de Itajubá nos procurou para melhorar a formação dos professores e dos alunos na temática de segurança e cidadania digital. Eles já tinham um trabalho anterior nesse tema e o nosso projeto deu a eles mais suporte e ampliou a formação dos professores da região. Um dos pontos fortes do projeto é ajudar as redes de ensino a fortalecer essa temática, tornando-a mais presente no currículo e não como geralmente ela é abordada ao longo do ano, com uma palestra ou atividade pontual”, acrescenta Alves.
Atualmente, já estão matriculados 539 educadores no curso EAD em 8 estados brasileiros. Um total de 180 professores são de Minas Gerais, que é o segundo estado do Brasil com mais professores. Em primeiro lugar está Santa Catarina.
O uso cidadão da internet é previsto pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), com a qual o EAD lançado agora é alinhado. A BNCC exige do aluno do ensino médio o domínio da cultura digital. O curso também está de acordo com disposições do Marco Civil da Internet, da Lei Geral de Proteção de Dados e de outras legislações sobre internet e educação.
A Safernet existe desde 2006 e tornou-se a ONG brasileira referência na promoção dos direitos humanos na internet. Desde sua criação, a Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, onde recebe denúncias de 10 crimes e os encaminha ao Ministério Público Federal com a qual a organização é conveniada. A Safernet também promove projetos de educação sobre o uso seguro da internet, que é o caso do Projeto da Disciplina de Cidadania Digital.
Matéria publicada em 19/09/2023
Mais informações à imprensa:
Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa
Safernet Brasil
11-98100-9521
e
Superintendência Regional de Ensino de Itajubá
35-3629-9500