Segurança digital

Segurança Digital

Segurança digital

Compartilhar
Segurança digital e a infinidade de dados que compartilhamos na web

A segurança nos ambientes digitais apresenta-se como um desafio complexo. Podemos pensar em diferentes tipos e níveis de segurança - das preocupações com segurança nacional à proteção da senha pessoal no celular. Na sociedade da informação, proteger e cuidar desses dados é uma tarefa para todos. A internet é também um ambiente de produtos que são trocados, vendidos e negociados. Quando lembramos que a Internet das Coisas já é uma realidade, conectando não apenas pessoas, mas bilhões de objetos como redes, o desafio de conectar-se com segurança exige cada vez mais atenção. 

O assunto também envolve cuidado com dados pessoais que deixamos em sites como redes sociais, de busca, nos milhões de emails e mensagens, sites de compras, nos programas de fidelidade, nos cartões de crédito e nos dispositivos móveis que concentram cada vez mais informações detalhadas sobre nossas vidas. Nunca pensamos a segurança como oposto de liberdade, mas como condição para que as liberdades das diferentes pessoas sejam respeitadas nos diferentes contextos nos quais nos relacionamos dentro e fora da rede. 

Considerando o direito à segurança da informação como um dos direitos humanos que defendemos também na rede, a SaferNet oferece algumas dicas para preservar os direitos de proteção contra abusos e violações de privacidade ou das liberdades de expressão, e posicionamento sexual, religioso, político e de pensamento. O desafio é imenso, mas trabalhamos na construção de plataformas de informações para despertar a consciência dos internautas sobre a importância de saber fazer boas escolhas nos cliques diários na Internet.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09