Safernet entrega prêmios para finalistas do Prêmio Cidadania Digital em Ação

Segurança Digital

Safernet entrega prêmios para finalistas do Prêmio Cidadania Digital em Ação

Compartilhar
ONG vai à Cajazeiras (PB) e Caçador (SC) entregar prêmios aos estudantes cujos projetos ficaram em primeiro e terceiro lugar na premiação

Nos dias 27 e 29 de fevereiro, respectivamente, a Safernet estará no Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras, e no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Caçador, entregando os prêmios aos estudantes que fizeram parte dos projetos que ficaram em primeiro e terceiro lugar no Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023. 

O Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 foi anunciado a representantes das equipes no último dia 6 de fevereiro, em São Paulo, durante o primeiro dia do evento principal da 16ª edição do Dia da Internet Segura. A Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo, de Jacareí (SP), ficou em segundo lugar e todos os seis alunos que integraram o projeto já receberam seus prêmios.

Agora é a vez de a Safernet ir até os institutos finalistas e entregar os prêmios pessoalmente a todos os integrantes dos projetos que ficaram em primeiro e terceiro lugares. O prêmio dos primeiros colocados é um leitor de livros digitais. O prêmio dos terceiros colocados é um par de fones de ouvido bluetooth. Além dos eletrônicos, os finalistas receberão medalhas, ecobags e os certificados da premiação.

Tanto em Cajazeiras, como em Caçador, a Safernet será recebida pela direção dos campi e apresentará o projeto da Disciplina de Cidadania Digital ao lado dos professores vencedores. Após a entrega dos prêmios, a Safernet falará sobre o uso seguro e cidadão da internet ao público presente. 

Em Santa Catarina, a Safernet será representada por Isabella Ferro e, na Paraíba, por Bianca Orrico, ambas integrantes da equipe da Disciplina de Cidadania Digital da ONG. 

O Prêmio Cidadania Digital em Ação foi criado para dar visibilidade ao papel da educação por uma internet mais segura. Foram reconhecidas intervenções socioculturais protagonizadas por estudantes do ensino básico e apoiadas por educadoras(es) com o propósito de engajar suas escolas e comunidades no uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo das tecnologias. 

Concorreram ao prêmio 15 projetos desenvolvidos por professores do ensino fundamental e médio, de sete estados brasileiros que aderiram à Disciplina de Cidadania Digital, projeto criado pela Safernet e pelo Governo Britânico para auxiliar escolas e redes de ensino a ter um currículo nesse tema. O projeto integra o Programa de Acesso Digital, iniciativa britânica implementada em vários países do mundo.

A Disciplina de Cidadania Digital em Números

A Disciplina de Cidadania Digital foi implementada em 2023 por 183 professores(as) em 159 escolas brasileiras para 11 mil estudantes de 13 estados e 116 cidades. Conheça o mapa interativo do projeto, lançado em ocasião da cerimônia de premiação. 

O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2024 e conta com 1235 inscritos. 

Conheça os projetos

Primeiro lugar - Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras (PB)

Uma turma de 39 estudantes do primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Cajazeiras, na Paraíba, foi a grande vencedora da primeira edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação. 

A partir das aulas que tiveram com o material da Disciplina de Cidadania Digital, os estudantes, atualmente no segundo ano do Ensino Médio, desenvolveram o projeto vencedor, uma página de Instagram com 24 postagens com vídeos e memes criados por eles com dicas sobre o uso seguro e cidadão da internet.

O professor de informática João Paulo Freitas de Oliveira, que deu as aulas da disciplina e uma representante dos estudantes, Maria Eduarda Pinheiro Calixto, eleita por voto direto pelos colegas para representar a equipe, receberam o prêmio em São Paulo. Agora, os colegas de Maria Eduarda receberão seus prêmios. 

Conheça mais sobre o projeto dos estudantes do IFPB campus Cajazeiras em reportagem da TV Paraíba.

Terceiro lugar - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Caçador (SC)

Uma turma de 55 estudantes que concluiu ano passado cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, campus Caçador, foi a terceira colocada do prêmio. 

Os estudantes, que cursavam o terceiro ano dos cursos técnicos de Administração, Informática e Plásticos do IF Caçador desenvolveram a série de podcasts “Empatia em Foco: desvendando o bullying”, com dicas importantes sobre cyberbullying, sexting, sextorsão e aliciamento sexual (grooming). 

Os estudantes travaram conhecimento com a Cidadania Digital durante as aulas de língua portuguesa de seus respectivos cursos. A base para as aulas foi o material da Disciplina de Cidadania Digital criada pela Safernet e pelo Governo do Reino Unido. 

Matéria publicada em 22/02/2024

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09