SaferNet e Secretaria de Educação do Paraná fazem acordo para formação de professores em cidadania digital

Segurança Digital

SaferNet e Secretaria de Educação do Paraná fazem acordo para formação de professores em cidadania digital

Compartilhar
Parceria já está em prática e 105 professores multiplicadores concluíram formação

Um acordo de cooperação técnica (ACT) entre a SaferNet Brasil e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná já permitiu a formação de 105 professores multiplicadores em temas de segurança e cidadania digital.

A formação incluiu o curso “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula”, disponível na plataforma Avamec do Ministério da Educação. O curso integra a Disciplina de Cidadania Digital da SaferNet Brasil, projeto que apoia escolas públicas e secretarias de educação na atualização do currículo e da formação de professores para cumprir com a BNCC Computação e as diretrizes de Educação Digital e Midiática do MEC. 

O acordo também já permitiu dois treinamentos para a equipe técnica da Secretaria de Educação do Paraná que é responsável pela criação de recursos pedagógicos para os professores. 

A meta do plano de trabalho que integra o acordo é que 500 professores multiplicadores façam a formação durante os próximos 12 meses. 

O objetivo principal do acordo é a formação de professores e técnicos pedagógicos para o uso pedagógico consciente, crítico e seguro das tecnologias digitais, com foco em cidadania digital e prevenção de riscos online, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Após a formação, a ideia é que esses professores atuem como multiplicadores em suas regiões, colaborando na capacitação de outros profissionais da educação e realizando atividades nas escolas de todo o estado.

“A parceria com a Secretaria de Educação no Paraná vem em um importante momento para as escolas, em especial pela necessária adaptação dos currículos para seguir as diretrizes da BNCC Computação, que inclui a obrigatoriedade dos temas de cidadania digital e de educação digital e midiática em toda a educação básica já em 2026”, afirmou o gerente de projetos da SaferNet, Guilherme Alves, responsável pelo projeto Disciplina de Cidadania Digital. 

O projeto da Disciplina de Cidadania Digital, criado em 2021 com apoio do Governo do Reino Unido, oferece recursos pedagógicos e capacitações gratuitas para a rede pública de ensino de todo o país, alinhados aos requisitos da BNCC Computação e das diretrizes de Educação Digital e Midiática. 

A iniciativa é implementada em escolas públicas desde 2023 e se estrutura em quatro eixos: um caderno de aulas para auxiliar os professores a efetivarem os currículos de segurança e cidadania digital já previstos nas diretrizes de educação; um curso de formação online ofertado em parceria com o Ministério da Educação; mentorias e treinamentos para professores de escolas parceiras; e atividades de reconhecimento do trabalho desses professores e de secretarias de educação, como o Prêmio Cidadania Digital em Ação e o Selo Aliança pela Cidadania Digital. 

Até o momento, o caderno de aulas do projeto já foi aplicado para quase 102 mil alunos em 817 escolas parceiras de 516 municípios de todo o Brasil. Mais de 15 mil professores concluíram o curso de formação online disponível no Avamec para qualquer profissional da educação, e quase 1000 professores participaram de mentorias exclusivas para as escolas parceiras. 

No Paraná, até agora, o projeto da SaferNet alcançou mais de 2000 alunos de 18 escolas. Espera-se que com o ACT com a Secretaria de Educação esse número possa aumentar e ganhar maior capilaridade. 

“Já iniciamos as atividades de treinamento das equipes técnicas e de professores multiplicadores, colaborando com a equipe da secretaria para que esses temas cheguem às escolas de todo o estado”, afirmou Alves. 

Sobre a SaferNet

A Safernet completará 20 anos de existência em dezembro deste ano. Durante sua trajetória, a ONG brasileira tornou-se referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no enfrentamento aos crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização.

A Safernet mantém o Canal Nacional de Denúncias www.denuncie.org.br, conveniado ao Ministério Público Federal e o Canal de ajuda.org.br , o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital .

A SaferNet mantém o quinto hotline que mais coopera com hotlines de outros países no combate à proliferação de imagens de abuso e exploração sexual infantil.

Texto publicado em 12/11/2025

Mais informações à imprensa
Marcelo Oliveira
Assessor de Imprensa
SaferNet Brasil
Whatsapp: 11-98100-9521
E-mail: imprensa@safernet.org.br 

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09