Safernet e Governo do Reino Unido convidam professores e estudantes da BA e DF para pesquisa sobre segurança digital

Segurança Digital

Safernet e Governo do Reino Unido convidam professores e estudantes da BA e DF para pesquisa sobre segurança digital

Compartilhar

A Safernet e o Governo do Reino Unido convidam estudantes e educadores do ensino médio da rede estadual da Bahia e da rede pública do Distrito Federal a participarem do Programa de Cooperação Reino Unido e Brasil em Acesso Digital (Digital Access Programme, DAP, em inglês).

O DAP será desenvolvido no Brasil por meio de parcerias estratégicas entre a Safernet (organização não-governamental brasileira que atua há 16 anos na promoção do uso seguro e responsável da internet) e a KPMG, empresa global que atua no ramo de auditoria, tributos e consultoria, que implementará a iniciativa britânica em cinco países. Nos estados, o programa acontece em cooperação com a Secretaria de Educação da Bahia e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Além do Brasil, o DAP terá ações na África do Sul, Indonésia, Quênia e Nigéria. O objetivo do programa é promover um acesso digital mais inclusivo, acessível e seguro para comunidades digitalmente excluídas e vulneráveis. 

A Safernet participa do Pilar 2 do programa, cujo foco é a segurança cibernética, e visa fortalecer a população frente às ameaças online e reduzir o impacto dos danos cibernéticos em comunidades dos cinco países parceiros do programa britânico. 

O programa terá cinco etapas no país, sendo a primeira delas a realização de grupos focais e enquetes virtuais que mapearão as percepções sobre danos online. Para participar, estudantes e professores interessados deverão responder a enquetes nos endereços: https://bit.ly/dap_enquete_estudante (estudantes) e https://bit.ly/dap_enquete_professor

A partir do trabalho com os grupos e das enquetes serão elaborados materiais digitais para formação de estudantes e educadores sobre o tema. 

Depois, os materiais digitais elaborados serão distribuídos com planos de aulas/atividades sobre proteção online para estudantes do Ensino Médio e formação de professores sobre como aplicar as aulas/atividades de forma integrada ao currículo.

Um plano de longo prazo para implementação do projeto na rede de ensino será entregue e todo o projeto será documentado para que as estratégias possam ser replicadas. 

Sobre a Safernet: A Safernet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Fundada em 2005, atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda online que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: http://www.safernet.org.br/

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09