Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 abre inscrições para escolas

Segurança Digital

Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 abre inscrições para escolas

Compartilhar
A iniciativa integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da Safernet Brasil com o Governo do Reino Unido

As mais de 150 escolas que aderiram ao projeto da Disciplina de Cidadania Digital em 2023, fruto da parceria entre a ONG Safernet Brasil e o Governo do Reino Unido, poderão se inscrever, até o dia 07/01/2024 (inscrições prorrogadas), na primeira edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação. 

A iniciativa vai premiar ações educativas criadas pelos mais de 11 mil estudantes, principalmente do Ensino Médio, que participaram, ao longo do ano, das aulas propostas pelo caderno de aulas do projeto. 

Educadores podem inscrever as ações criadas por seus alunos a partir dos recursos sugeridos no módulo 5 do caderno de aulas, que propõe que os próprios estudantes criem intervenções socioculturais para mobilizar suas escolas, famílias e comunidades nos tópicos de privacidade, bem-estar digital, combate a violências e educação midiática. Ações como eventos, gincanas, criação de conteúdos digitais e impressos, e intervenções artísticas são algumas das possibilidades.

Serão 3 equipes premiadas, e os estudantes e educadores receberão medalhas, certificados e um prêmio surpresa. Além disso, cada equipe poderá enviar 2 representantes, um educador e um estudante, para participar de uma cerimônia de premiação em São Paulo, no dia 6 de fevereiro de 2024, durante o Dia da Internet Segura, iniciativa global que, no Brasil, é coordenada pela ONG Safernet Brasil desde 2009.

O que é este prêmio?

O Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 busca reconhecer intervenções socioculturais protagonizadas por estudantes do ensino básico e apoiadas por educadoras(es) com o propósito de engajar pessoas no uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo das tecnologias.

Quem pode se inscrever?

Podem ser inscritas iniciativas realizadas por equipes de estudantes de todo o Brasil do ensino fundamental ou ensino médio de escolas que aderiram ao projeto da Disciplina de Cidadania Digital em 2023.

Como se inscrever?

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo(a) educador(a) responsável pela aplicação da Disciplina na escola ou por uma pessoa da gestão/equipe pedagógica da escola ou secretaria de educação através do formulário disponível no link bit.ly/premiocidadaniadigital2023-inscricao até o dia 07/01/2024 (prazo prorrogado).

Para saber mais sobre a premiação, confira o regulamento completo aqui: bit.ly/premiocidadaniadigital2023-regulamento.

Clique no banner para baixar o regulamento em PDF:

Regulamento - Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o prêmio? 

Assista ao encontro tira-dúvidas sobre a premiação, disponível no canal do Youtube da Safernet Brasil.

Live Encontro tira-dúvidas - Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 

Se ainda tiver dúvidas, nos escreva em dap@safernet.org.br.

 

(Matéria publicada em 08/11/2023)

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09