Escolas vencedoras do Prêmio Cidadania Digital em Ação serão anunciadas no Dia da Internet Segura

Segurança Digital

Escolas vencedoras do Prêmio Cidadania Digital em Ação serão anunciadas no Dia da Internet Segura

Compartilhar
Premiação dá visibilidade a escolas públicas que promovem cidadania digital por meio de projeto da Safernet em parceria com o Governo Britânico

São Paulo, 30 de janeiro de 2024 - O resultado do Prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 será divulgado na manhã de 6 de fevereiro de 2024, durante o primeiro dia do evento principal da 16ª edição do Dia da Internet Segura no Brasil, que acontece em São Paulo. 

O prêmio, que dá visibilidade ao papel da educação por uma internet mais segura, reconhecerá intervenções socioculturais protagonizadas por estudantes do ensino básico e apoiadas por educadoras(es) com o propósito de engajar suas escolas e comunidades no uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo das tecnologias. Serão três escolas premiadas, entre 15 iniciativas de sete estados diferentes, que foram selecionadas para a premiação.

Concorreram ao prêmio projetos desenvolvidos por professores do ensino fundamental e médio que aderiram à Disciplina de Cidadania Digital, projeto criado pela Safernet e pelo Governo Britânico para auxiliar escolas e redes de ensino a ter um currículo nesse tema. O projeto integra o Programa de Acesso Digital, iniciativa britânica implementada em vários países do mundo.

“A premiação foi criada para dar visibilidade às escolas que estão inserindo a segurança e a cidadania digital em seus currículos como forma de preparar adolescentes para os desafios do uso seguro e consciente das tecnologias. Ao longo de 2023, acompanhamos mais de 150 escolas que participaram dessa jornada e colocaram em prática a competência geral da Base Nacional Comum Curricular que orienta as escolas a tratar de cultura digital em sala de aula. Ao engajar estudantes para que eles e elas criem e protagonizem ações de mobilização, professoras e professores têm fortalecido uma agenda que busca prevenir violências nos ambientes digitais”, afirma Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet. 

“Gostaria de parabenizar a Safernet pela iniciativa de desenvolver projetos que promovem a segurança na internet e de reforçar a atuação do Governo Britânico na construção de um ambiente digital mais sustentável e inclusivo. Com o Programa de Acesso Digital, o Reino Unido busca construir ecossistemas digitais mais prósperos que enfrentem os desafios de desenvolvimento dos países onde atua”, afirma Sarah Clegg, vice-cônsul britânica em São Paulo. “Promover a segurança online é particularmente importante para governos, seus cidadãos e grupos específicos mais suscetíveis a sofrer com o abuso e a exploração online como mulheres, crianças e pessoas com pouco conhecimento digital”, completa.

A Disciplina de Cidadania Digital foi implementada em 2023 por 182 professores(as) em 156 escolas brasileiras para 11 mil estudantes de 13 estados e 116 cidades. 

O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2024 e conta com quase 1200 inscritos. 

Prêmios e viagem

As três iniciativas mais bem avaliadas por uma banca de avaliadores receberão prêmios, medalhas e troféus, além de uma viagem para a cerimônia de premiação em São Paulo. O júri será formado pela Safernet, pela Embaixada do Reino Unido no Brasil e pela professora e estudante premiadas no Educathon 2022, outro projeto de engajamento de jovens da Safernet Brasil. Os primeiros colocados ganharão um leitor de livros digitais, os segundos, uma pulseira inteligente e os terceiros, um par de fones bluetooth.

Além da premiação, os professores e estudantes representantes das iniciativas premiadas participam na tarde do dia 6 de fevereiro de uma oficina exclusiva de co-criação de planos de aula para a Disciplina de Cidadania Digital. A ideia é que esse grupo possa compartilhar as experiências que tiveram para que outras escolas também possam se engajar na pauta. 

Dia da Internet Segura 2024

O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, em inglês) é uma data global celebrada desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, a data é comemorada desde 2009 sob a coordenação da Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet na realização do evento central do SID. O evento principal do SID Brasil deste ano acontece em 6 e 7 de fevereiro, em São Paulo. 

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

Embaixada do Reino Unido

A Embaixada do Reino Unido é a principal missão no país responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil.

Mais informações para a imprensa:

Safernet Brasil

Marcelo Oliveira 

Assessor de Imprensa

(11) 98100-9521

Embaixada do Reino Unido

Adriana Masetti

Diretora-Adjunta de Comunicação e Diplomacia Pública

(11) 98247-9382

Matéria publicada em 30/01/2024

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09