Cristo Redentor é iluminado para lembrar a Semana da Internet Segura

Segurança Digital

Cristo Redentor é iluminado para lembrar a Semana da Internet Segura

Compartilhar

O monumento ao Cristo Redentor foi iluminado nas cores laranja e azul, na noite dessa quinta-feira, para celebrar a Semana da Internet Segura 2022. A ação é uma parceria entre o Santuário Cristo Redentor, o Ministério Público Federal (MPF) e a organização não-governamental SaferNet Brasil, que já ocorre há 4 anos.

"O mundo virtual que, em princípio se opõe ao presencial, não deixa de ser real. Logo, o uso ético e responsável das ferramentas digitais de comunicação torna-se o fundamento primaz para a segurança desejada", destacou o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Principal data global sobre segurança e cidadania digital, o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) no Brasil chegou à décima quarta edição. Além do tradicional evento HUB, que neste ano ocorreu na última terça-feira de forma online, em parceria entre a Safernet Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a programação no país contará ainda com uma série de atividades durante toda a semana, além de lançamentos de projetos que tratam sobre o tema.

Durante a programação, a Safernet Brasil divulgou os indicadores de 2021 dos canais de denúncia (www.denuncie.org.br) e de ajuda (www.canaldeajuda.org.br) da organização, contextualizando a importância do debate sobre internet segura no país. A Safernet recebe e processa denúncias de violações de direitos humanos na Internet e os encaminha ao MPF. Em 2021, os dados mostraram que em 2020 – primeiro ano de pandemia e medidas de distanciamento social – houve uma explosão de denúncias de pornografia infantil e outros crimes. Em 2022, os dados seguiram apontando um aumento de 60% nas denúncias de neonazismo em 2021.

“A pandemia explicitou que, apesar de estarmos super conectados, não temos ainda uma
cultura de uso crítico e seguro das tecnologias digitais. Assim como as famílias, as escolas
também sentiram a urgência de superar o desafio do uso das tecnologias. Promover um
uso ético e cidadão dessas ferramentas passa a ser cada vez mais fundamental para
ampliar os benefícios dos meios digitais no processo de aprendizagem”, afirma o diretor
de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.

“Apesar do crescimento vertiginoso de denúncias em 2020, primeiro ano da pandemia,
em 2021 alguns dos crimes monitorados pela Safernet continuaram registrando aumento,
o que é preocupante”, afirma Thiago Tavares, diretor-presidente da ONG.

O Safer Internet Day, data global celebrada desde 2004, é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, o dia é celebrado desde 2009 sob a coordenação da Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região e do NIC.br e CGI.br na correalização dos eventos HUB ao longo desses anos.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09