Com mentoria da Safernet, alunos de escola pública do DF vencem competição com jogo que combate a desinformação sobre vacinas

Segurança Digital

Com mentoria da Safernet, alunos de escola pública do DF vencem competição com jogo que combate a desinformação sobre vacinas

Compartilhar
Disputa entre estudantes ocorreu na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Uma maratona de criação estimulou alunos do ensino médio de duas escolas públicas do Distrito Federal, neste sábado (21), a pensar soluções e estratégias para o enfrentamento à desinformação sobre vacinas nas escolas. O evento fez parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). 

Participaram da atividade 42 estudantes do Centro de Ensino Médio Oeste (CEMSO) e do CED 02 do Paranoá, duas escolas de Brasília, sede do evento. Os alunos foram divididos em grupos, sob a coordenação de mentores de diferentes organizações da sociedade civil, entre as quais a Safernet, e desenvolveram projetos para lidar com o combate à desinformação sobre vacinas. A missão deles era desenvolver uma proposta inédita e criativa.

A equipe que propusesse a solução mais inovadora seria premiada. A estudante Manuela Umbelino Loredo, do CEMSO, fez parte do grupo vencedor que tinha seis estudantes, cinco do CEMSO e um do CED 02. “A nossa ideia foi criar um jogo de tabuleiro pensando principalmente nas pessoas que não têm internet, trazendo essa questão de conscientização da vacina e da desinformação que as pessoas têm. O jogo tem perguntas que levam a conhecer sobre doenças, vacinas, prevenção e curiosidades”, disse.

Também integraram a equipe vencedora: Caio Leal Vargas, Vitor Paiva Azevedo Reis, Vittor Silva Noronha e Jessika Luenya Marques Oliveira, do CEMSO, e Rafael Macedo Viana, do CED 02 Paranoá. 

 Vencedores Hackaton 

Segundo a assistente de projetos da área de Educação da Safernet, Isabella Ferro, que foi a mentora do grupo vencedor, “a maratona foi muito importante para estimular o protagonismo jovem e colocar adolescentes no centro da discussão sobre combate à desinformação, num papel ativo para construir soluções inovadoras de forma coletiva e a partir de suas realidades”. 

O jogo de tabuleiro "Vax Up" criado pelo grupo de estudantes do CEMSO e do CED 02 de Paranoá, traz um olhar atento dos adolescentes sobre os desafios de conectividade em suas realidades, além da preocupação em conscientizar seus pares de uma forma criativa e divertida, já que o jogo tem como público-alvo estudantes de ensino médio. Ao desenhar o jogo, eles e elas criaram espaços para perguntas e respostas, curiosidades e desafios que estimulam os jogadores a buscarem informações seguras e refletirem sobre conteúdos falsos ou enganosos sobre vacinação.

Os vencedores receberão a premiação das mãos do Zé Gotinha no evento de lançamento do projeto Saúde com Ciência, na próxima terça-feira, (24), em Brasília. 

A maratona de criação é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Saúde e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). A equipe de jurados foi formada por representantes de cada um desses órgãos.

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital. Educação midiática faz parte de ambos os projetos. 

Com informações da Secom/PR e da Agência Brasil
Foto: Luara Baggio (ASCOM/MCTI)

Edição: Marcelo Oliveira / Safernet

Matéria publicada em 23/10/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09