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Safernet apresenta Disciplina de Cidadania Digital em webinário sobre Educação Midiática

Safernet apresenta Disciplina de Cidadania Digital em webinário sobre Educação Midiática
A Safernet apresentou nesta quinta-feira (28), no webinário (seminário online) de pré-lançamento da primeira Semana Brasileira de Educação Midiática, a Disciplina de Cidadania Digital, parceria com o Governo do Reino Unido. A semana acontece entre 23 e 27 de outubro e é realizada pela Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, e o Ministério da Educação.
A disciplina é um projeto que oferece gratuitamente a escolas um caderno de aulas de 40 horas aula, criado para ensinar o uso seguro e consciente da internet para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio.
A Disciplina de Cidadania Digital foi lançada em fevereiro deste ano em evento na Embaixada do Reino Unido em Brasília e, nesses 7 meses, está sendo ou já foi aplicada por educadores em quase 140, de 114 cidades, em 12 estados do país. Ao todo, já são quase 10 mil estudantes beneficiados pelo projeto.
A disciplina tem 5 módulos: bem-estar e saúde emocional; segurança e privacidade na Internet; respeito e empatia nas redes; relacionamentos seguros online e cidadania digital para todos e todas.
Entre os planos de aula disponíveis, no módulo de respeito e empatia é possível encontrar sugestões de atividades sobre combate a estereótipos e discurso de ódio online a partir das estratégias de leitura crítica e consciente das mídias.
O conteúdo foi apresentado por Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet, que atua em ações de educação na ONG.
Alves explicou que a Educação Midiática vai além do que apenas o combate às fake news e a checagem de informações. “Ela serve também para fomentar o uso consciente e responsável das tecnologias”.
Além da Disciplina, Alves apresentou a Safernet, e toda a sua gama de iniciativas nas áreas de educação, conscientização e prevenção.
Também foram apresentados outros conteúdos da Safernet que estão na página da Semana Brasileira de Educação Midiática.
Foram mostrados o Guia Saferlab de contranarrativas ao discurso de ódio, que explica como contrapor esses discursos sem promovê-los involuntariamente, e o Guia Meninas em Rede, para o uso inteligente das redes para que meninas e mulheres possam se defender da violência de gênero online.
O evento foi transmitido por meio do canal da Secom no Youtube— e durante o evento foi apresentado como as escolas, institutos e organizações de todo Brasil poderão participar da Semana, que será realizada em outubro. Você pode ver e rever o webinário aqui.
A página especial da Semana, que conta com uma curadoria de conteúdos de organizações da sociedade civil, parceiras do evento, entre os quais está a Safernet Brasil. Os materiais disponíveis abrangem planos de aula, toolkits e guias, entre outros materiais de uso gratuito sobre as temáticas ligadas à educação crítica para a mídia (incluindo segurança nas redes e cidadania digital).
Sobre a Semana — Inédita, a Semana Brasileira de Educação Midiática ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro e será promovida pela Secom em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — contando também com o apoio de organizações da sociedade civil, que atuam na temática.
O evento representará a participação oficial brasileira na Media and Information Literacy Week (MIL Week) da Unesco, um evento global que acontece anualmente, desde 2011, e promove iniciativas de educação midiática. Esse ano, o evento mobiliza os países em torno do tema "Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva".
A Educação Midiática é prevista na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Ela prevê o desenvolvimento de várias habilidades, entre as quais reconhecer os diferentes tipos de mídia, a qualidade da informação, desenvolver sua análise crítica e aprender a diferenciar esses conteúdos de fake news.
Com informações da Secom/PR
Matéria Publicada em 29/09/2023