Desinformação também mira e se utiliza de crianças e adolescentes

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Desinformação também mira e se utiliza de crianças e adolescentes

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Educação para a cidadania digital é saída e deve envolver escolas, pais e educadores

A desinformação na internet tem causado prejuízos no mundo inteiro. Nos últimos anos, podemos ver como conteúdos intencionalmente enganosos, criados com o objetivo de confundir, ajudaram a prejudicar, desestabilizar ou corroer democracias tradicionais pelo mundo e também a forma como cuidamos de nossa saúde (quem não conhece alguém que tomou um remédio sem eficácia na pandemia de covid?). 

Diferentemente do que podemos imaginar a princípio, a desinformação também tem como alvo e objeto crianças e adolescentes. E, nesse caso, a mentira pode ter efeitos muito mais graves, uma vez que, seres em formação, naturalmente as crianças e os mais jovens têm muito mais dificuldade de, por conta própria, terem discernimento para perceberem que estão consumindo e se pautando por esses conteúdos. 

Psicóloga, a diretora de projetos especiais da Safernet, Juliana Cunha, tem pesquisado o assunto e e apresentamos aqui alguns tópicos para a reflexão de pais, responsáveis, educadores e autoridades. “Conteúdos intencionalmente enganosos podem ser muito nocivos para este público”, afirma. 

E como combater este mal? A Safernet tem diferentes projetos de educação para a cidadania digital que ensinam crianças, adolescentes e até adultos sobre como identificar informações e notícias falsas. 

Efeito da desinformação na criança

A desinformação se tornou um problema estrutural e sistêmico, impactando muitas esferas de nossa vida e influenciando nossas decisões em questões vitais, como a saúde e a política, por exemplo, explica a diretora da Safernet. 

“A ciência nos mostra que o modo como recebemos e processamos informações nos tornam mais vulneráveis a sermos levados ao engano pelo conteúdo desinformativo, se pensarmos que crianças e adolescentes são sujeitos em condição de desenvolvimento, essa vulnerabilidade se torna ainda maior, pois eles ainda estão desenvolvendo habilidades necessárias para o consumo crítico das mídias”, afirma Juliana. 

Um ambiente de desinformação influi no modo como as pessoas deixam de acreditar em instituições e autoridades, levando a um ambiente de suspeita generalizada e ataque às instituições, como poder público, imprensa e mesmo a ciência, explica Juliana. 

“Um efeito perverso desse ambiente é que as pessoas ficam ainda mais propensas a se agarrarem em falsas certezas e líderes que se aproveitam disso para prometer uma suposta segurança, como líderes políticos e religiosos”, afirma. 

Desigualdade no acesso à informação é um desafio

A desigualdade no acesso à informação é um entrave às ações educativas que podem e devem ser tomadas contra a desinformação. Como abordar a questão dos falsos conteúdos online quando a internet e as redes sociais podem ser a única fonte de informação de diversas comunidades, cidades e regiões inteiras que vivem em “desertos de notícias” [locais que não têm rádio, jornal ou site de notícias]? 

“O maior desafio nesse ambiente é equipar crianças e adolescentes com recursos e capacidades críticas para processar o conteúdo que consomem, mas as escolas ainda estão aquém frente a esse desafio. É um fenômeno que tem ganhado uma proporção maior nos últimos anos. Sabemos que a educação é um investimento de longo prazo, portanto os resultados podem não ser imediatos”, afirma Juliana Cunha. 

Como as famílias podem se proteger?

Segundo a diretora da Safernet, uma das principais armadilhas para famílias, cuidadores e escolas é que muitos dos conteúdos de desinformação buscam gerar pânico e medo, com sérios riscos de acidentes, que podem resultar em ferimentos ou até a morte de crianças, como visto nos casos da baleia azul e da boneca momo. 

“As famílias devem evitar cair na armadilha de tomar decisões baseadas no medo e pânico. Por isso, mais do que nunca, é importante que estas devem se guiar por autoridades de referência, chequem informações em mais de uma fonte e exercitem um ceticismo emocional e crítico, para evitar cair na armadilha de tomar decisões baseadas no medo e pânico”, afirma Juliana. 

Hoje em dia, pais e responsáveis têm acessado muito mais informações relacionadas com cuidados à criança em redes sociais. Nas redes há especialistas como pediatras, psicólogos, educadores parentais que trazem conteúdos relevantes e tornam acessíveis pesquisas e evidências para um público leigo, mas, por outro lado, isso também pode levar à disseminação de informações fora de contexto, sem fontes ou simplificações que podem influenciar muitas decisões sobre os cuidados, como vimos sobre a questão das vacinas para covid em crianças, que deixaram muitos pais inseguros sem necessidade. 

Desinformação e eleições

A Safernet tem observado que desde 2018 as eleições têm se tornado um ambiente de forte polarização, inclusive afetando as relações familiares. Todo este clima faz crescer as denúncias de crimes de ódio recebidas pela Safernet nos anos pares, em que há eleições. 

“Mesmo aquelas que aparentavam ter alguma capacidade crítica, têm sido influenciadas por atores que se aproveitam deste ambiente para polarizar e minar ainda mais o diálogo e valores essenciais para o convívio em sociedade, como os direitos humanos”, afirma Juliana.

As eleições são um gatilho para a disseminação de desinformação e discurso de ódio. As denúncias recebidas pela SaferNet mostram isso. Em 2022, a Safernet recebeu 74025 denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio, 67,7% a mais que as 44131 recebidas no mesmo período do ano passado. Este é o terceiro ano eleitoral consecutivo em que a Safernet detecta um crescimento constante e praticamente uniforme nos crimes de ódio em relação aos anos ímpares, em que não há eleições. “A disseminação de ódio transformou-se em uma poderosa plataforma política para atrair a atenção da audiência, contra ou a favor desse discurso, pois o debate dá visibilidade e notoriedade aos emissores”.

Educação para a cidadania digital

“Falta uma política pública efetiva para incluir o tema do uso ético e cidadão da Internet no currículo das escolas. Mas temos avançado com a cooperação em vários estados no sentido de construir essa cultura de capacitar e dar recursos para que as redes públicas de educação estejam mais preparadas para abordar o tema em sala de aula”, afirma Juliana Cunha. 

Iniciativas para o uso cidadão da internet são a principal estratégia para enfrentar o problema da desinformação. Na Safernet, temos algumas iniciativas neste sentido:

  1. a) em um curso de educação à distância, que oferecemos para secretarias de educação em 15 estados com quase 100 mil inscritos (veja aqui), temos um módulo só para tratar sobre desinformação;

  2. b) o projeto Cidadão Digital, em sua terceira edição, que leva jovens embaixadores treinados pela Safernet para realizar atividades com alunos da rede pública, é uma abordagem de educação entre pares que têm dado muito certo, usando uma linguagem jovem e atividades como educathon;

  3. c) em uma iniciativa com a parceria do governo do Reino Unido desenvolvemos um piloto em três estados (PE, BA e DF) e criamos uma disciplina eletiva de 40 h/a para inclusão no currículo do ensino médio, e a ideia é implementá-la em todo o país.

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