Sextorsão: o que especialistas de segurança online querem que você saiba?

Comportamento Online

Sextorsão: o que especialistas de segurança online querem que você saiba?

Compartilhar
Os times de segurança online de plataforma digitais como o Facebook e o Twitter trabalham de maneira incansável para garantir você conheça todas as opções disponíveis na sua experiência online.

Não apenas queremos mostrar todas as ferramentas que te ajudam a denunciar conteúdo abusivo, mas também sugerindo formas para proteger você e garantir sua navegação segura. Para ajudar a identificar, se proteger e combater a sextorsão – a ameaça de se divulgar imagens íntimas de terceiros para obrigar a vítima a fazer algo contra sua vontade – especialistas do Facebook e do Twitter que fazem parte da campanha “Pare a Sextorsão” em parceria com a SaferNet e Thorn, dão dicas importantes:

Conheça e explore as centrais de ajuda e segurança online das plataformas digitais que você utiliza, onde você vai encontrar informações e recursos importantes para sua segurança. Dessa forma, se algo errado acontecer com você ou um amigo, você já terá as informações necessárias para obter ajuda.

logo Facebook

Central de ajuda

Central de segurança


Central de Ajuda
Central de Segurança

Tenha mais controle em sua experiência online. Lembre-se de que você tem opções quando se trata de quem pode ver o que está no seu perfil, como suas postagens ou tweets. Descubra mais sobre as configurações de privacidade e segurança do Facebook e controle sua experiência no Twitter.

DICAS DO FACEBOOK

-----
Faça uma verificação de privacidade mensal. Como você pode mudar de ideia com o tempo, talvez você tenha compartilhado algo há alguns meses que você prefere compartilhar com um grupo menor de pessoas agora, por exemplo. Por isso, é uma boa ideia verificar suas configurações de privacidade de vez em quando para garantir que suas informações sejam compartilhadas apenas com as pessoas que você deseja.
-----

- Matenha senhas seguras. Algumas dicas importantes são:
        ◦ Nunca compartilhar suas senhas com ninguém;
        ◦ Escolher senhas longas que sejam difíceis de descobrir, incluindo letras, números e caracteres especiais;
        ◦ Usar uma senha diferente para cada conta. Há aplicativos disponíveis que podem te ajudar a gerar senhas fortes e administrar toda elas;
        ◦ Habilitar a autenticação de dois fatores em suas contas do Facebook e Twitter.

- Tenha cautela ao interagir online com pessoas que você não conhece na vida real. As redes sociais são espaços para você se conectar com pessoas e coisas que você se importa. Antes de aceitar o pedido de amizade de alguém, é importante que você dê uma olhada no perfil da pessoa. Você já se encontrou com ela pessoalmente? Você tem amigos em comum com ela? Pessoas com más intenções podem fingir ser alguém que não são e até mesmo fingir ser um amigo ou conhecido seu. Se alguém não é quem afirma ser de fato, você pode denunciar esse perfil no Facebook e no Twitter.

- Proteja-se contra abusos e lembre-se que você tem a opção e o direito de, a qualquer momento, desfazer a amizade, deixar de seguir, silenciar ou bloquear pessoas que o incomodam online. Saiba mais sobre como reportar abusos no Facebook e Twitter.

- Denuncie caso alguém esteja ameaçando compartilhar suas fotos pessoais para terceiros sem sua permissão. Nossos times de segurança online estão à disposição para ajudar você. Denuncie possíveis casos de ameaça de compartilhamento de um material íntimo aqui no Facebook e aqui no Twitter.

DICAS DO TWITTER:

------

O Twitter conta com uma Política sobre a Exploração Sexual de Menores, que não é tolerada na plataforma. Denúncias relacionadas a este tema podem ser feitas neste link. No caso de maiores de idade, denúncias de exposição de informações privadas podem ser realizadas neste link.
------

- Ajude seus amigos a denunciar. Esse tipo de situação pode ser bastante estressante. Contar com a ajuda de um amigo que o ajude a denunciar nas plataformas digitais, ou que possa estar com você em uma conversa com um adulto, pode tornar tudo mais fácil.

- Lembre que o Facebook, o Twitter e outras plataformas digitais devem ser espaços seguros e acolhedores para você se conectar com seus amigos. Se você se sentir ameaçado, não espere – converse com um adulto de sua confiança.

 

Acesse o site da campanha "Pare a Sextorsão" e saiba como ajudar a parar a Sextorsão antes dela começar.