A SaferNet quer ouvir o que jovens de 16 a 21 anos de todo o Brasil pensam sobre o uso de inteligência artificial para criação de imagens sexuais. A enquete faz parte da pesquisa “Uso indevido de IA generativa: perspectivas sobre riscos e danos centrados em adolescentes”, realizada pela ONG com recursos do fundo Safe Online, gerido pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Navegar com segurança é navegar com liberdades
Início
-

-

Após uma semifinal, com direito a voto popular, o júri pesou todos os critérios e definiu os três finalistas do Prêmio Cidadania Digital em Ação, promovido pela Safernet Brasil em parceria com o governo do Reino Unido e que chega em 2026 a sua terceira edição.
-

Até 17 de dezembro você poderá participar de uma eleição diferente. Escolher projetos criativos, inovadores e inspiradores, desenvolvidos por professores e alunos de escolas públicas brasileiras, que concorrem ao Prêmio Cidadania Digital em Ação 2025, criado pela Safernet Brasil em parceria com o governo britânico.
A SaferNet recebeu, até 27 de novembro, as inscrições de 54 projetos de todo o Brasil vindos da rede de escolas que participaram em 2025 da Disciplina de Cidadania Digital, iniciativa a qual o prêmio está atrelado. Desses, nove foram selecionados para a semifinal.
-

A SaferNet realiza nesta quarta-feira (10), a partir das 19h, a transmissão ao vivo “Cidadania digital na prática: experiências de professores em sala de aula”, na qual cinco professores que já vêm aplicando aulas de cidadania digital para alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas do Nordeste, Sudeste e Sul do país trocarão ideias sobre como tem sido esse trabalho.
-

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (17), a Operação Rescue 17, com o objetivo de aprofundar investigações sobre um suspeito de armazenar e compartilhar imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil.
Agentes da PF cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal na cidade de Sobrado, no sertão da Paraíba.
-

Um acordo de cooperação técnica (ACT) entre a SaferNet Brasil e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná já permitiu a formação de 105 professores multiplicadores em temas de segurança e cidadania digital.
