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  • Safernet integra Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos

    / / Segurança Digital / Por admin / 2 semanas 2 dias atrás

    A Safernet foi selecionada para ser uma das quatro representantes da Sociedade Civil e de Movimentos Sociais no Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos (CNECDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no biênio 2024-2025. 

    Esta será a primeira composição do comitê com o nome atual, estabelecido por decreto do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2023. Entre 2003 e 2019, o comitê chamava-se Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH). O comitê havia sido extinto, junto com outros órgãos consultivos, em abril de 2019. 

    O Diário Oficial da União desta quarta-feira (25) traz os nomes dos representantes da sociedade civil no comitê

    Representarão a Safernet no comitê o gerente de projetos Guilherme Alves (titular) e a psicóloga Bianca Orrico (suplente). Ambos integram a equipe do programa Disciplina de Cidadania Digital, projeto que visa ensinar o uso consciente e ético das redes por estudantes do ensino médio e dos dois últimos anos do fundamental. 

    Guilherme Alves e Bianca Orrico da Safernet. Foto: Eduardo Braz 

    Além da Safernet, também foram selecionados por edital público o Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, o Instituto Vladimir Herzog e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. A comissão julgadora analisou se as organizações cumpriam as regras do edital: 5 anos de atuação comprovada na área de Educação em Direitos Humanos, uma mulher indicada como titular ou suplente e uma pessoa autodeclarada preta, parda ou indígena como titular ou suplente. 

    O Comitê

    Com o objetivo de assessorar a formulação de políticas públicas de educação e cultura em direitos humanos, o colegiado irá subsidiar a implementação, a divulgação, o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

    O decreto também afirma que, entre as competências do comitê, constam “assessoramento na realização de programas, projetos e parcerias relacionados à educação e cultura em direitos humanos; proposição de medidas e ações que visem a promoção e o fortalecimento da educação popular e educação e mídia em direitos humanos, inclusive digitais”.

    A promoção de diálogo e troca de experiências com outros comitês e conselhos de direitos, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação, contribuirá para o estabelecimento de estratégias comuns de atuação. Elaboração de estudos, pesquisas e materiais necessários ao desenvolvimento e apoio à elaboração de estratégias de combate ao discurso de ódio integram os objetivos do colegiado.

    Composição do comitê

    Presidido pela assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino, o Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos é composto, no total, por 21 representantes do governo e sociedade civil. Além do MDHC, farão parte do colegiado agentes dos ministérios da Cultura; da Educação; da Igualdade Racial; da Justiça e Segurança Pública; das Mulheres; dos Povos Indígenas; e da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

    O comitê contará, ainda, com a presença de representantes de docentes da educação básica e superior; de entidades da sociedade civil e movimentos sociais com atuação relevante na área de educação em direitos humanos; de especialistas com atuação relevante e notório saber na área de educação em direitos humanos; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; e do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

    * Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

    Texto publicado em 25/09/2024

  • Safernet formaliza cooperação com secretarias do DF, Curitiba e Natal

    / / Segurança Digital / Por admin / 1 mês 6 dias atrás

    A Safernet assinou no final do mês de agosto três instrumentos formais de cooperação com a Secretaria de Justiça e Cidadania do do Distrito Federal, e com as Secretarias Municipais de Educação de Curitiba e Natal visando contribuir com esses órgãos públicos no desenvolvimento de ações educativas dentro e fora de sala de aula para que crianças e adolescentes do DF e dessas duas capitais sobre o uso seguro e consciente da Internet e tecnologias de informação e comunicação (TICs). 

    Dois dos instrumentos assinados (Governo do DF e Prefeitura de Natal) passaram a vigorar nesta quarta-feira (4) com a publicação nos respectivos diários oficiais. O Acordo de Cooperação com a prefeitura de Curitiba está em vigor desde 30 de agosto. Os três instrumentos de cooperação assinados não envolvem repasses de recursos públicos à Safernet. 

    Curitiba

    O Acordo de Cooperação firmado com a prefeitura de Curitiba foi assinado em 21 de agosto com a Secretaria de Educação e tem validade de cinco anos. 

    O documento prevê que a SaferNet contribua com o município em ações para a prevenção do ciberbullying, em ações educativas sobre o uso seguro e consciente da internet e das TICs e a ONG deverá colocar à disposição dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação o curso Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula, que integra a Disciplina de Cidadania Digital da SaferNet, além de palestras para profissionais da SME. 

    Natal 

    Já com a prefeitura de Natal a SaferNet firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Educação no dia 30 de agosto. 

    Pelo documento firmado entre as partes estão previstas ações para disseminar aos professores e estudantes da rede municipal conhecimento para o uso consciente e seguro da internet e TICs e a disponibilização de materiais sobre Cidadania Digital. O acordo tem validade de dois anos. 

    Tanto em Curitiba quanto em Natal, as atividades acordadas entre as prefeituras e a SaferNet visam auxiliar as secretarias na efetivação das competências e habilidades sobre uso seguro e consciente de tecnologia previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e no complemento da BNCC sobre ensino de computação.

    Distrito Federal

    Com o Governo do Distrito Federal, a Safernet assinou no dia 30 de agosto um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF. 

    O documento prevê o apoio da SaferNet para o projeto da pasta “Juntos por uma internet mais segura para crianças e adolescentes”. 

    A SaferNet oferecerá conteúdos para campanhas, projetos e ações para o uso seguro da internet por crianças e adolescentes, além de realizar formações com servidores, com Conselheiros Tutelares do DF e conselheiros jovens do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. O acordo vale pelos próximos dois anos. 

    Sobre a Safernet e a Disciplina de Cidadania Digital

    A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. 

    A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital

    A Disciplina de Cidadania Digital foi desenvolvida pela Safernet e pelo Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme, em inglês). Em dois anos de aplicação nas escolas do Brasil, o projeto já alcançou 287 escolas de 17 estados e do Distrito Federal. No momento, quase 31 mil alunos tiveram acesso aos conteúdos da plataforma em sala de aula, ministrados por 327 professores. 

    Em todas as unidades da federação, quase 4000 professores se matricularam no Curso para Formação de Educadores da Disciplina, disponível no site do projeto e na Plataforma Avamec, do Ministério da Educação. 

    Saiba detalhes de como está a aplicação do projeto pelo país em nosso mapa interativo

    Matéria publicada em 05/09/2024

  • Safernet lança segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação

    / / Segurança Digital / Por admin / 1 mês 2 semanas atrás

    A Safernet e o Governo do Reino Unido lançaram a segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação, que vai premiar até cinco experiências mais inovadoras realizadas por professoras e professores que aderirem à Disciplina de Cidadania Digital e que estão desenvolvendo atividades a partir do caderno de aulas do projeto. 

    O prêmio levará em consideração relatos de experiência que se destacarem pelo protagonismo estudantil, engajamento com a comunidade, empoderamento digital e práticas pedagógicas. Na inscrição, o professor ou professora contará como os conteúdos sobre bem-estar digital, privacidade, ciberbullying ou outros temas foram trabalhados e impactaram positivamente seus estudantes, a escola ou a comunidade.

    O prêmio visa celebrar professoras e professores do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental que, por meio de metodologias inovadoras e participativas, promovem a transformação social e o engajamento de estudantes a se tornarem cidadãos críticos e conscientes nos ambientes digitais. A iniciativa integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da ONG Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme, DAP). 

    As inscrições para relatos de experiência do primeiro semestre de 2024 terminam dia 15 de setembro. Projetos realizados no segundo semestre poderão ser inscritos até 15 de dezembro. A premiação será entregue em São Paulo, no dia 11 de fevereiro de 2025, no evento principal do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. 

    Para se inscrever no prêmio, é necessário que a professora ou professor tenha aderido formalmente ao projeto até a data de inscrição de seu relato de experiência. Para aderir ao projeto, clique aqui

    “Queremos dar visibilidade para professores e professoras que têm se empenhado para mudar a relação de seus estudantes com a tecnologia, seguindo o que já preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Queremos saber de que forma estes educadores têm levado as discussões sobre cidadania digital para a sala de aula e quais impactos isso tem tido junto aos adolescentes. Temos acompanhado histórias transformadoras, e precisamos contá-las para que sirvam de referência”, explica Guilherme Alves, gerente de projetos na Safernet Brasil e coordenador da iniciativa.

    Leia o edital completo do prêmio aqui

    Premiações 

    Disciplina pelo Brasil

    Em dois anos de aplicação no país, a Disciplina de Cidadania Digital já alcançou 287 escolas de 17 estados e no Distrito Federal. No momento, quase 31 mil alunos tiveram acesso aos conteúdos da plataforma em sala de aula, ministrados por 327 professores. 

    Em todas as unidades da federação, quase 4000 professores se matricularam no Curso para Formação de Educadores da Disciplina, disponível no site do projeto e na Plataforma Avamec

    Saiba detalhes de como está a aplicação do projeto pelo país em nosso mapa interativo

    Novidades 

    Esta será a segunda edição do prêmio. Na edição de 2023, o reconhecimento foi entregue a 3 escolas em cerimônia realizada em São Paulo no dia 6 de fevereiro de 2024. Este ano, a novidade é o aumento das escolas premiadas (até 5) e a criação de categorias para facilitar as inscrições. As inscrições também estão sendo abertas em duas etapas, com relatos de experiências realizadas no primeiro semestre e relatos do segundo semestre.

    Na edição de 2023, em primeiro lugar ficou o Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras. Uma turma de 39 estudantes do primeiro ano do curso técnico de Informática do instituto desenvolveu, com orientação do professor de informática João Paulo Freitas de Oliveira, uma página de Instagram com vídeos e memes criados por eles com dicas sobre o uso seguro e cidadão da internet.

    Premiação

    Todos os cinco professores premiados na edição de 2024 do prêmio ganharão um notebook e uma viagem para comparecer à cerimônia de premiação no Dia da Internet Segura 2025. Um aluno representante de cada turma premiada será escolhido e também viajará a São Paulo. 

    A escola receberá um troféu e todos os alunos participantes receberão certificados, medalhas e um kit de brindes do projeto. 

    No último dia 15 de agosto professores que estão usando os conteúdos da Disciplina de Cidadania Digital participaram de uma roda de conversa onde trocaram experiências sobre o projeto. Na ocasião, eles foram informados sobre a nova edição da premiação e as regras da edição 2024 da premiação. 

    Texto publicado em 27/08/2024

  • Safernet assina acordo de cooperação sobre educação midiática com a Secretaria de Comunicação Social

    / / Segurança Digital / Por admin / 1 mês 2 semanas atrás

    A Safernet assinou um acordo de cooperação com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República com o objetivo de desenvolver produtos e ações que contribuam para a educação midiática da população e com a estratégia brasileira na área. O acordo foi publicado no Diário Oficial da União em 24 de julho passado e não envolve transferência de recursos financeiros. Outras 8 organizações da sociedade civil também fazem parte do acordo.

    As organizações que fazem parte deste acordo já atuaram em parceria com a Secom na primeira Semana Brasileira de Educação Midiática, em outubro de 2023, quando foi lançado um repositório de conteúdos sobre o tema.

    Entre as ações previstas estão a atuação conjunta para subsidiar o debate e as diretrizes sobre o tema, a disponibilização de recursos pedagógicos digitais para a Coletânea de Educação Midiática da plataforma AVAMEC, voltada à formação de educadores, além da colaboração com o desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática.

    Em parceria com a Secom, a Safernet publicou na AVAMEC os seguintes cursos: o curso Cidadão Digital (25h), Educação midiática para adolescentes e jovens (5h) e Educando para Boas Escolhas Online (60h).

    Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM)

    Construída a partir de consulta pública que recebeu mais de 400 contribuições, a EBEM foi lançada durante a 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e cooperação da UNESCO Brasil.

    A EBEM está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta referências relacionadas à educação midiática em pelo menos seis de suas competências gerais para a educação básica.

    Mais recentemente, a Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023), instituída em janeiro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estipulou também estratégias prioritárias sob a perspectiva de inclusão digital com enfoque em uma perspectiva informacional e cidadã, que vão além do ensino formal.

    Além da Safernet, também firmaram esse acordo com a Secom a Ação Educativa, Associação Abaré - Escola de Jornalismo, Coletivo Brasil de Comunicação Social - Intervozes, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Geledés Instituto da Mulher Negra, Instituto Palavra Aberta, Instituto Vero e a Redes Cordiais - Educação e Mídias. 

    *Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)

    Texto publicado em 23/08/2024

  • Safernet reúne jovens no Rio para pensar o combate à desinformação

    / / Segurança Digital / Por admin / 1 mês 2 semanas atrás

    A Safernet realizou semana passada a “Oficina de Educação Midiática para Adolescentes e Jovens”. O evento fez parte da agenda da Cúpula do Y20, o grupo de engajamento jovem do G20 - o grupo das 20 nações mais desenvolvidas do mundo, atualmente sob a presidência do Brasil, realizada de 12 a 16 de agosto no Rio de Janeiro. 

    A oficina, realizada no galpão da Ação da Cidadania, no último dia 14, é parte do projeto Disciplina de Cidadania Digital, criada pela Safernet em parceria com o governo do Reino Unido, que busca levar às escolas e aos professores da rede pública de ensino brasileiras conteúdos para fomentar as discussões sobre cidadania digital em sala de aula. 

    As ideias e soluções propostas pelos adolescentes participantes da oficina servirão como referências para um novo módulo sobre educação midiática e desinformação que vai compor o caderno de aulas da Disciplina de Cidadania Digital.

    Até o momento, em dois anos de aplicação do projeto, a disciplina já atingiu quase 31 mil estudantes em 287 escolas de 193 municípios brasileiros, em 17 estados e no Distrito Federal. O curso de formação para professores que integra o projeto e está disponível na plataforma AVAMEC teve até agora quase 4000 matriculados em todo o país. 

    Participaram da oficina, adolescentes do Colégio Estadual André Maurois, e participantes de programas sociais da ONG Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedeca). 

    A partir da mediação da equipe da Safernet e de dinâmicas que foram propostas no encontro, os estudantes “protagonizaram discussões sobre desinformação e educação midiática”, afirma Isabella Ferro, assistente de projetos da Safernet. 

    Durante a oficina, eles pensaram soluções para os problemas que a sociedade enfrenta atualmente, relacionados à desinformação e às fake news. Também foi discutido “como eles podem se engajar para mobilizar outros jovens, outros adolescentes nessa luta pela educação midiática”, afirmou Gustavo Barreto, assistente de projetos da Safernet. 

    Estudantes participam da dinâmica conduzida pela Safernet na oficina. Foto: Eduardo Braz / Safernet 

    Os jovens falam

    Uma das participantes da oficina foi Heloísa Oliveira, de 17 anos. Ela e seu grupo na oficina discutiram perfis fakes criados para difamar pessoas e impulsionar discursos de ódio. “O tema que nos deram foi de um fake que fizeram no qual pegaram a imagem de um homem e a distorceram, colocando ele como uma pessoa trans, o que envolvia também o uso indevido da imagem de alguém”, contou. A participação de Heloísa na oficina da Safernet a estimulou a ir em outra agenda do Y20. 

    Já o estudante Robert Alves, 16 anos, sugeriu a ideia que conteúdos dessa natureza sejam tratados mais cedo na escola, desde o fundamental, devido à realidade de que a internet e as redes sociais são usadas cada vez mais cedo pelas crianças e adolescentes. 

    Para a jovem embaixadora da Safernet Julia Fernandes, “é muito importante que os jovens se reconheçam como protagonistas da sua própria história, como pessoas que têm autonomia de mudar o mundo, mas acima de tudo, também mudar a sua própria comunidade, através de políticas públicas, de mobilizações, manifestações que eles têm o direito de fazer. Nós temos essa voz, nós temos a democracia a nosso favor, então é muito incrível estar hoje nesse evento para a gente de fato ver essa troca tão rica em conhecimento e novas experiências, perspectivas que certamente vão acrescentar muito em tudo que eles estão fazendo hoje”. 

    Unicef e MPF

    A participação dos jovens no debate de temas que impactam diretamente em suas vidas foi defendido por representantes do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do Ministério Público Federal. 

    “Em 2022 nós fizemos o projeto ‘Primeiro Voto’ e, para as eleições de 2024, o ‘Voto Consciente’, ambos criados justamente para conscientizar os jovens sobre a questão da desinformação e passar informações sobre como checar informações”, contou a Procuradora Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Neide Cardoso.

    “Vocês sabiam que participação é um direito? Vocês têm obrigações: estudar, ser uma pessoa bacana. Só que vocês também são sujeitos de direitos. Ou seja, também podem e devem exercitar esse direito à participação”, disse Joana Fontoura, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef. 

    Veja o vídeo institucional da Safernet sobre a oficina. 

    Texto publicado em 22/08/2024

  • Safernet reúne juventude para debater o uso saudável da internet

    / / Segurança Digital / Por admin / 1 mês 3 semanas atrás

    A Safernet organizou no Rio de Janeiro o Y20 Tech Summit (Cúpula da Juventude e Tecnologia), evento que aconteceu no dia 12 de agosto e integrou a agenda da Cúpula do Y20, o grupo de engajamento jovem do G20 - o grupo das 20 nações mais desenvolvidas do mundo, atualmente sob a presidência do Brasil. 

    No evento, que aconteceu na data em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude, a Safernet, em parceria com o Y20, reuniu no Museu de Arte do Rio lideranças globais e brasileiras para discutir os direitos digitais das juventudes. 

    “Debatemos a cidadania digital e o enfrentamento à desinformação, principalmente aquela desinformação que é um empecilho na luta contra as mudanças climáticas e pensar também o enfrentamento ao discurso de ódio e a radicalização dos jovens através da internet”, resumiu o Conselheiro Nacional da Juventude Gustavo Barreto, que é também assistente de projetos da Safernet.

    Gustavo Barreto, da Safernet Brasil e membro do Conjuve. Foto: Wesley Sabino 

    No evento, a Safernet lançou o vídeo Manifesto das Juventudes Indígenas de Pernambuco. Nesse vídeo, jovens líderes indígenas “falaram para as lideranças globais o que elas querem, o que elas pensam e como a gente pode cuidar do mundo”, afirmou. 

    Discurso de ódio e violências

    No primeiro painel do Y20 Tech Summit, “Discurso de Ódio, violências online e a radicalização dos jovens na internet”, participaramManu Ribeiro (Instituto Alana), o psicólogo Brunno Ewerton (UFRJ), Bibiana Maia da Silva (Redes Cordiais) e Isabella Ferro (Safernet). 

    Gerente da comunidade Redes Cordiais, Bibiana lembrou o poder de influenciar outras pessoas que cada um tem nas redes. 

    “Todos nós aqui somos influenciadores. A partir do momento que você tem uma conta no Instagram, o grupo do whatsapp da turma, vocês estão influenciando, gerando conteúdo sobre a vida de vocês, sobre a atividade de vocês e nfluenciando sua comunidade, né? E aí, quanto mais seguidores, mais alcance e mais impacto você vai gerando”.

    Neste painel, a Safernet apresentou a Disciplina de Cidadania Digital como uma opção para capacitar professores do Ensino Fundamental e Médio a lidar com as questões debatidas Y20 Tech Summit em sala de aula, formando não apenas consumidores de internet, mas cidadãos capazes de usarem as redes voltadas para o bem-estar, com ética e em segurança. 

    “A gente começou a pensar porque não capacitar a nossa rede de ensino? Foi nesse contexto que a Safernet, em parceria com o Governo do Reino Unido, idealizou a Disciplina de Cidadania Digital, que é um projeto gratuito que atende escolas públicas, professores, com recursos, que é um caderno de aulas e também um curso de formação, para que esses professores possam se capacitar e levar uma cultura que promova a cidadania digital também na sua escola, na sua sala de aula”, recordou Isabella Ferro, assistente de projetos da Safernet, da equipe da Disciplina de Cidadania Digital. 

    A analista de relações governamentais do Instituto Alana, Manu Ribeiro, avaliou a importância do debate promovido pela Safernet no Y20: “esse debate trouxe a questão da discussão da tecnologia enquanto política, de a gente construir o ambiente digital enquanto coletivo e da gente apresentar visões brasileiras para a construção da internet que a gente quer”. 

    Participantes do Y20 Summit reunidos no Rio de Janeiro. Foto: Wesley Sabino 

    Desinformação e Mudanças Climáticas

    No segundo painel do Y20 Tech Summit, “Juventudes e o Impacto da Desinformação no Combate às Mudanças Climáticas” participaram a jornalistaNathalia Afonso, da Agência Lupa, a delegada brasileira no Y20, Mahryan Sampaio, a diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS BH), Ana Barbara Gomes, e Mariana Filizola, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. 

    No debate também surgiram preocupações sobre o uso direcionado de fake news nas eleições e a dificuldade de combater a desinformação. 

    “É uma luta desigual, desnivelada, porque a desinformação, as fake news, circulam muito mais rápidas e intensamente do que o contraponto a elas”, afirmou Mahryan Sampaio, delegada do Brasil no Y20. 

    “As fake news estão aí. A rede de ódio está aí. A produção de discursos falsos está aí. As campanhas municipais no Brasil estão se aproximando. E é uma preocupação nossa também como isso vai se dar no campo eleitoral. Isso precisa ser uma discussão. O quanto isso influencia a sociedade”, acrescentou Bruna Brelaz, presidenta do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).

    “A integridade da informação é um guarda-chuva sob o qual temos que pensar tudo que precisa ser desenvolvido para promover o direito das pessoas a uma informação de qualidade”, ponderou Mariana Filizola, da Coordenação Geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

    Mariana Filizola avaliou o Y20 Tech Summit como um debate positivo: “Tenho certeza que hoje foram sementes plantadas para muita coisa boa que ainda vai ser construída em parceria”, disse.

    A cúpula do Y20 continua acontecendo no Rio de Janeiro e termina amanhã (16/8). A ideia é aumentar a participação de lideranças jovens nas discussões que impactam diretamente seu dia-a-dia. 

    Segundo dados da ONU, as juventudes representam um quarto da população mundial, e também são as mais afetadas por tantas das mudanças sociais, econômicas e climáticas. O evento propõe que, em meio à diversidade, os jovens possam ser as vozes em buscas de soluções inovadoras para seus problemas. Como diz o “mantra” repetido por diversas organizações sociais em busca do aumento da participação jovem: “nada sobre o jovem sem o jovem”.

    Saiba mais sobre o Y20 Tech Summit aqui.

    Acompanhe desdobramentos do Y20 e da presidência brasileira do G20 aqui

    Texto publicado em 15/08/2024

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