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  • Recife sedia segunda edição do Seminário Proteção em Rede

    / / Segurança Digital / Por marcelo / 4 semanas 1 dia atrás

    A SaferNet Brasil realiza no próximo dia 15, no Recife, o “2º Seminário Proteção em Rede: Como Proteger Crianças e Adolescentes na Internet”, uma capacitação para conselheiros tutelares do município e outros profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e demais gestores públicos. O evento também está aberto para os adolescentes e suas famílias e os ajudarão a enfrentar os desafios da era digital.

    O 2º Seminário Proteção em Rede é uma iniciativa do Programa Cidadão Digital da SaferNet Brasil, em colaboração com a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife, o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife e a Escola de Conselhos de Pernambuco. Esse evento tem como objetivo sensibilizar os profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente sobre temas cruciais como a prevenção de crimes sexuais, o impacto do uso excessivo de telas e a importância da escuta qualificada.

    O acesso de crianças e adolescentes à internet é uma realidade e ocorre cada vez mais cedo. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil (2024), 93% da população brasileira de 9 a 17 anos é considerada usuária da internet. 

    O seminário abordará temas como prevenção contra crimes sexuais no ambiente digital e o impacto do uso excessivo de telas. O Brasil é o quinto colocado em cooperação internacional de conteúdos com imagens de abuso e exploração sexual infantil com outros canais de denúncias da rede mundial da InHope, associação que congrega os hotlines de todo o mundo. 

    Pesquisas da SaferNet em grupos do Telegram encontraram quase 2,7 milhões de usuários em grupos e comunidades que compartilham esse tipo de conteúdo criminoso. 

    Além de promover discussões atuais com especialistas e fomentar a troca de experiências, o evento reforça a importância da educação para a cidadania digital, contribuindo para a construção de um ambiente digital mais seguro, ético e inclusivo para crianças e adolescentes. 

    “A proteção de crianças e adolescentes na internet exige a formação contínua de profissionais preparados para enfrentar os desafios da era digital. Através do Seminário Proteção em Rede, buscamos fortalecer a atuação da rede de proteção do Recife, especialmente em temas atuais, como o combate ao abuso e à exploração sexual online. Na SaferNet, acreditamos que fortalecer essas redes é essencial para acolher, proteger e empoderar crianças e adolescentes diante dos riscos existentes no ambiente digital.” - Gustavo Barreto, assistente de projetos da SaferNet Brasil.

    O seminário terá a presença do secretário Marco Aurélio (Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife) e da gerente Liliane Melo (Gerência de Criança e Adolescente do Recife). 

    Importante, na parte da tarde o evento se dividirá. A partir das 14h, enquanto o público adolescente terá uma oficina, os demais participantes do seminário participarão de outros painéis sobre os temas do evento. 

    O seminário cumpre metas previstas na área de Cidadania digital do Plano Decenal Municipal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Recife. 

    PROGRAMAÇÃO

    8h30 - Café de recepção

    9h10 - Abertura: Como proteger crianças e adolescentes na internet?

    Gustavo Barreto - SaferNet Brasil

    Adolescente da Rede

    Escola de Conselhos

    Dora Pires - COMDICA Recife

    Marco Aurélio Filho - Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife

    9h45 - Os Impactos do Uso Excessivo de Telas para Crianças e Adolescentes

    George Valença - UFRPE

    Bárbara Alves - Instituto Vita Alere

    João Villacorta - CERCCA-Recife

    Mediação: Raniele - CPA/CONANDA

    11h - Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital

    Cinthia Sarinho - Fundação Roberto Marinho

    Raquel Saraiva - IP.Rec

    Polícia Federal - A confirmar

    Gustavo Barreto - SaferNet Brasil

    Mediação: Rosana França - Coletivo Mulher Vida (CMV)

    12h15 às 14h - Almoço

    14h - Combate a crimes cibernéticos e escuta qualificada

    Maria Eduarda Melo - Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA)

    14h45 - Os impactos da Inteligência Artificial na vida de crianças e adolescentes

    Lhaíslla Cavalcanti - UFRPE

    Clarissa Mendes - IP.Rec

    Roberto Alves - Seduc Recife 

    Mediação - Adolescente da Rede

    14h - Oficina de Prevenção às Violências Online (para o público adolescente)

    SERVIÇO:

    Local: Centro Comunitário da Paz escritor Ariano Suassuna

    Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro, Recife - PE

    Quando: 15 de abril de 2025

    Horário: 8h30 às 15h30

    Inscrições: https://bit.ly/protecaoemrede

    Texto publicado em 10/04/2025

  • Menos da metade das redes estaduais de Ensino Médio têm matéria exclusiva sobre uso seguro e consciente de tecnologias

    / / Segurança Digital / Por marcelo / 1 mês 3 semanas atrás

    A SaferNet está lançando hoje (18/3) a versão completa do relatório “Cultura e Cidadania Digital nos currículos de Ensino Médio das redes estaduais de educação”, análise de um levantamento de informações feito com o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) e realizado junto às secretarias estaduais de Educação das 27 unidades da federação. 

    O objetivo do relatório é compreender como as redes de ensino têm incorporado, em suas matrizes curriculares de Ensino Médio, a competência de cultura digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do complemento de Computação da BNCC considerando temas de uso seguro e consciente das tecnologias, além de formação continuada de professores.

    24 das 27 UFs (89%) responderam ao levantamento da SaferNet, realizado com a colaboração da organização Fiquem Sabendo, entre os meses de fevereiro e julho de 2024. Não responderam os estados do Amapá, Pará e Piauí. Dessas 24 UFs, 19 (70%) possuem algum componente curricular (popularmente chamado de “matéria” ou “disciplina”) relacionado ao tema pesquisado. 

    O relatório apontou que 44% das redes estaduais possuem um componente curricular exclusivo sobre uso seguro e consciente de tecnologias. São 12 redes: Acre, Amazonas, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

    Em outras 7 redes, a Safernet identificou componentes curriculares que abordam temas de uso consciente e seguro de tecnologias mesclados com outros temas. É o caso de Rondônia, Roraima, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Tocantins. 

    “Nossa análise foi baseada nas ementas dos componentes curriculares informados pelas secretarias de educação em resposta ao levantamento. Estes documentos orientam e fundamentam o trabalho dos professores em sala de aula. Nos casos em que identificamos que existem componentes não exclusivos, isso significa que no mesmo componente curricular eram mencionados objetos de conhecimento específicos sobre uso seguro e consciente das tecnologias no âmbito da cultura digital, mas também outros temas, que poderiam ou não estar conectados à cultura digital”, explica Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet Brasil.

    O Rio Grande do Norte informou que não possuía componente curricular sobre o tema e em São Paulo, a maior rede pública de ensino médio do país, a resposta da secretaria de educação foi de que havia um componente para ensino médio, que a análise da Safernet identificou que tratava de robótica e programação, sem menção a objetos de conhecimento específicos sobre uso seguro e consciente das tecnologias.

    As 24 UFs que responderam à pesquisa da SaferNet informaram a existência de 73 componentes curriculares relacionados ao tema para o ensino médio. Desses 73, 40 componentes (55%) têm o tema do uso seguro e consciente das tecnologias presentes em suas ementas. Desses 40 componentes, 13 são eletivos e 11 são obrigatórios para segmentos do Ensino Médio — ou seja, não são ofertados para todos os estudantes. 

    A partir dos nomes desses componentes curriculares, a SaferNet montou uma nuvem de palavras e o termo que mais se repetiu foi “digital”, com 19 aparições, em seguida veio “cultura”, com seis, seguido de perto por “cidadania” e “tecnologia”, com cinco menções cada. 

    Dos 73 componentes listados, as redes de ensino mandaram à SaferNet 52 ementas (documento orientador do que será ensinado no componente). As redes do Mato Grosso do Sul, Tocantins e da Bahia não mandaram as ementas. 

    Acesse aqui a íntegra do relatório

    Mapa com a análise dos componentes de Cidadania Digital nos currículos de ensino médio

    Conclusões

    Não há consenso sobre o que significa ensinar uso seguro e consciente de tecnologias para alunos de Ensino Médio no Brasil, pois existe uma multiplicidade de visões sobre o tema.

    Essa multiplicidade se verifica no teor das ementas, que são amplas e não há uniformidade, por mais que a BNCC Computação indique habilidades específicas no eixo de cultura digital. Em algumas respostas, a SaferNet ainda detectou um foco em habilidades instrumentais da tecnologia, ou seja, ensinam sobre como usar as tecnologias, mas não sobre como fazer isso de forma segura e consciente. 

    Importante salientar que a falta de um componente curricular específico sobre uso seguro e consciente de tecnologias não descarta a possibilidade de outras abordagens pedagógicas, embora sua existência indique uma visão programática sobre a competência de cultura digital e sobre a importância de preparar estudantes para os desafios do uso seguro e consciente das tecnologias, inclusive transversalmente.

    “O levantamento é também um retrato do que cada secretaria entende sobre o tema, uma vez que as análises foram baseadas integralmente na resposta dos órgãos e nos documentos enviados ou indicados por eles. Neste sentido, é importante salientar a necessidade de mais integração entre as redes de ensino, buscando um currículo mínimo sobre o uso seguro e consciente das tecnologias que chegue a todos os estudantes”, explica Guilherme Alves.

    Recomendações da SaferNet Brasil

    As matrizes curriculares dos estados e do distrito federal devem se adequar à BNCC, o que é desafiador, embora importante para garantir uma educação integral para os estudantes. A formação continuada dos educadores, desafio importante quando falamos de uso seguro e consciente das tecnologias, deve ser incentivada. 

    Devem ser criados repositórios públicos e abertos de ementas de componentes curriculares e devem ser incentivados canais de cooperação entre as diferentes redes de ensino, secretarias de Educação, professores e escolas públicas. 

    Uso de ementas flexíveis e adaptáveis que possam abranger todos os anos do Ensino Médio podem ajudar na efetivação do uso seguro e consciente das tecnologias nas escolas. 

    “As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio contemplando Educação Digital e Midiática, atualmente em desenvolvimento no Conselho Nacional de Educação, devem incluir orientações que colaborem na direção de uma visão compartilhada da Educação Digital e Midiática para a Cidadania Digital, trazendo intencionalidade pedagógica e política para o uso das TICs em prol da cidadania. É imprescindível que as redes de ensino sejam mais apoiadas neste processo de adaptação”, sugere Guilherme Alves.

    Como foi feita a análise?

    As análises foram feitas integralmente a partir das respostas à LAI. A SaferNet usou a LAI buscando dar integridade aos dados gerados. 

    Entretanto, a SaferNet não sugere o uso desse levantamento para uma comparação direta da situação entre as diferentes redes estaduais, mas sim como um mapeamento sobre a como cada secretaria entende a aplicação de componentes curriculares a respeito do uso seguro e consciente de tecnologias.

    Isso se deve ao fato de que as respostas dadas pelas UFs dependem da interpretação dada às perguntas feitas pela SaferNet pelas pessoas envolvidas na elaboração das respostas, pela importância e comprometimento que os gestores envolvidos dão ao cumprimento da LAI, além dos riscos inerentes de as respostas estarem sujeitas à inconsistências e falhas nos registros. 

    Com as respostas em mãos, a SaferNet analisou o título e as ementas dos componentes curriculares e as propostas contidas na BNCC e na BNCC Computação. 

    Sobre a SaferNet

    A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. 

    A Safernet também promove o uso seguro e consciente da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital, realizada em parceria com o Governo do Reino Unido, como parte do Digital Access Programme (DAP). 

    A Disciplina de Cidadania Digital é um programa completo de aulas que pode ser ministrado nos dois últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio por educadores de qualquer disciplina. A disciplina pode ser usada em todo ou em parte e pode ser adaptada inclusive em situações de internet indisponível ou intermitente. 

    Em três anos, a disciplina já alcançou mais de 61 mil estudantes, e é aplicada por 535 professores, em 463 escolas de 23 UFs e em 321 municípios. O curso da disciplina para formação de educadores já alcançou quase 25 mil pessoas em todo o país. 

    Texto publicado em 18/03/2025

    Mais informações à imprensa
    Marcelo Oliveira
    Assessor de Imprensa
    SaferNet Brasil
    11-98100-9521

  • Professor da Bahia vence o Prêmio Cidadania Digital em Ação

    / / Segurança Digital / Por marcelo / 2 meses 3 semanas atrás

    O professor Reginaldo Silva Araújo, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, na cidade de Seabra, Bahia, foi o 1º colocado na segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação, cuja classificação foi anunciada ontem à tarde, durante o evento principal da 17ª edição Dia da Internet Segura, que acontece em São Paulo. 

    O prêmio foi criado para celebrar professoras e professores que, por meio de metodologias inovadoras e participativas, promoveram a transformação social e o engajamento de estudantes a se tornarem cidadãos críticos e conscientes nos ambientes digitais no ano letivo de 2024. Foram considerados pela comissão julgadora relatos criativos e inovadores que destacaram o protagonismo estudantil, engajamento com a comunidade, empoderamento digital e boas práticas pedagógicas.

    A iniciativa integra o projeto gratuito da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da ONG Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme, DAP). O objetivo do projeto é apoiar escolas públicas e secretarias de educação na criação de um currículo sobre uso seguro e consciente das tecnologias para o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental. Professores que aderem ao projeto têm acesso a planos de aula, curso de formação, atividades de mentoria e podem se inscrever na premiação. 

    “De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que orienta os currículos do ensino infantil, fundamental e médio, todas as escolas devem ensinar sobre cultura, cidadania e segurança digital. Mas sabemos que existem muitos desafios para que isso seja verdade, em especial nas escolas públicas. O prêmio é uma estratégia de dar visibilidade para professoras e professores que, a despeito desses muitos desafios, realizaram em 2024 um trabalho incrível de orientar seus estudantes a usar a internet e as tecnologias digitais de uma forma mais crítica. Eles são protagonistas de uma mudança cultural, onde temas como prevenção a violência online, ciberbullying, privacidade e proteção de dados, entre outros, passam a fazer parte da formação cidadã dos nossos estudantes”, explica Guilherme Alves, gerente de projetos na Safernet Brasil e coordenador do projeto.

    "É com grande satisfação que apoiamos a segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação, uma iniciativa que reconhece o empenho de educadores na promoção de um ambiente digital seguro e inclusivo. Por meio do Programa de Acesso Digital, o Reino Unido reafirma seu compromisso em colaborar com projetos que incentivam jovens a se tornarem cidadãos digitais conscientes e preparados para o mundo online e a fazerem parte de ecossistemas digitais que enfrentem os desafios de desenvolvimento de suas comunidades”, afirma Mariana Cartaxo, assessora sênior e diretora do Programa de Acesso Digital da Embaixada Britânica no Brasil.

    Veja como ficou a classificação final da edição 2024 do prêmio

    1º lugar - Reginaldo Silva Araújo - Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos - Seabra (BA)

    Mesmo sem internet o tempo todo na escola, o professor realizou com cerca de 100 estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio uma série de atividades focadas em bem-estar online, abordando o combate ao racismo, a inclusão de pessoas com deficiência, o uso seguro da inteligência artificial e a educação midiática. Uma importante iniciativa foi o “Café das Origens”, iniciativa de resgate e valorização das ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. Uma aluna participou de um concurso estadual de redação e ficou em segundo lugar. 

    Logo após o prêmio, Reginaldo conversou com a equipe de comunicação da SaferNet e contou sobre uma das iniciativas que ele desenvolveu com a ajuda da disciplina, o projeto Games Transformadores, com a participação de “grupos étnicos e raciais, para fazer com que os nossos estudantes do campo e quilombola pudessem expressar suas potencialidades e combater todos os preconceitos, ter práticas antirracistas e serem valorizados no mundo digital também”, disse. 

    Cada professor premiado pode vir acompanhado de um estudante. Poliana Silva Fraga foi a representante da turma. Ela disse ter ficado eufórica com a conquista do professor, dela e de seus colegas. “É uma grande euforia para receber esse prêmio. Eu não estava muito ansiosa, mas depois que eu percebi que estava chegando perto, eu comecei a ficar muito gelada. E é enorme o prazer de estar aqui, de conhecer, de ter essas novas experiências e poder levar esse troféu para a escola e uma medalha para casa”, disse ela. 

    Conheça mais detalhes do relato de Reginaldo

    2º lugar - Adrieli Silva dos Reis Andreatta - Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves - Campina Grande do Sul (Paraná) 

    A professora adaptou o plano de aulas da disciplina para uma turma de 28 estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Foram realizadas diferentes ações para sensibilizá-los sobre os riscos online e a necessidade de ensinar sobre empatia e respeito nos ambientes digitais. Foram desenvolvidos um ebook, gincana, um jogo para que os estudantes jogassem com suas famílias, cineclube e dinâmicas. Este foi o primeiro ano em que a professora Adrieli usou a disciplina.

    3º lugar - Alyne de Assunção Castro - Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Jangada (rede estadual) - Fortaleza (Ceará)

    A professora conduziu atividades sobre temas de ciberbullying, respeito e empatia, e saúde emocional com 325 estudantes de Ensino Médio. Foram criados materiais digitais de conscientização sobre violências online, especialmente ciberbullying, e os "Murais dos sentimentos", construídos colaborativamente na escola como uma forma de discutir emoções, saúde mental e impactos das interações online na vida dos adolescentes e jovens. Outra iniciativa foi um jogo para debater ética na inteligência artificial.

    Conheça o relato de Alyne

    4º lugar -  Manoel Messias da Silva - Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Pereira Gomes Filho (rede estadual) - João Pessoa (PB)

    O professor realizou muitas ações diferentes ao longo do ano com os 120 alunos do 1º e 2º ano da ECIT, que integra a rede estadual paraibana. O destaque dessas ações está no protagonismo dos estudantes, que criaram diferentes conteúdos para debater sobre ciberbullying e uso consciente das redes sociais. Em videocasts, os estudantes debateram os riscos que vivenciam na internet e as percepções que têm sobre como usar as redes de forma mais consciente, segura e responsável. 

    Conheça o relato de Manoel

    5º lugar - Hery Tiago Fernandes de Oliveira - Escola Municipal e Centro de Formação Joana Alves de Lima - Parnamirim (Rio Grande do Norte)

    O professor realizou diversas ações para alunos do 6º ao 9º ano do fundamental. Foi criado o site JoanaLAB, do laboratório de informática da escola, que serviu como espaço centralizado para informações e materiais destinados à comunidade escolar. O professor organizou as aulas de maneira específica por turma, usando jogos, rodas de conversa, postagens no Instagram da escola e vídeos. Foi organizado o Dia D de Combate à Violência e à Insegurança na Internet, com a participação de toda comunidade escolar. 

    Conheça o relato de Hery

    Disciplina já chegou a quase 463 escolas

    Em seu terceiro ano letivo de aplicação, a Disciplina de Cidadania Digital foi implementada por  professores(as) em 463 escolas brasileiras para mais de 61 mil estudantes de 23 estados e 321 cidades. 

    O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2025. Em dois anos, quase 25 mil professores de todo o Brasil se matricularam no curso da SaferNet, disponível na plataforma Avamec, do MEC. 

    A disciplina tem cinco módulos que tratam dos temas:

    Bem-estar e saúde emocional;
    Segurança e privacidade na Internet;

    Respeito e empatia nas redes;

    Relacionamentos seguros online;

    Cidadania digital para todos e todas.

    Prêmios e viagem

    Todos os professores finalistas ganharam um notebook. A escola receberá um troféu. Alunos e professores receberam medalhas, certificados e brindes do projeto. Cada professor finalista e um estudante que foi aluno da experiência relatada ao prêmio viajaram à São Paulo com tudo pago pela SaferNet para participarem da premiação durante o Dia da Internet Segura.

    Dia da Internet Segura 2025

    O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, em inglês) é uma data global celebrada desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, a data é comemorada desde 2009 sob a coordenação da SaferNet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região. O evento principal do SID Brasil 2025 acontece em 11 e 12 de fevereiro, em São Paulo, com correalização do do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil. 

    Sobre a SaferNet

    A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

    Embaixada do Reino Unido

    A Embaixada do Reino Unido é a principal missão no país responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil.

    Texto publicado em 12/02/2025

    Safernet Brasil
    Marcelo Oliveira
    Assessor de Imprensa
    (11) 98100-9521

    Embaixada do Reino Unido
    Adriana Masetti
    Diretora-Adjunta de Comunicação e Diplomacia Pública
    (11) 98247-9382

  • Cristo Redentor é iluminado com as cores do Dia Internet Segura

    / / Segurança Digital / Por marcelo / 2 meses 3 semanas atrás

    Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, o Cristo Redentor ficou iluminado por uma hora de laranja e azul para marcar o Dia da Internet Segura 2025. Esta é a 22ª edição global do Safer Internet Day e a 17ª no Brasil. A ação é uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o Ministério Público Federal (MPF) e a SaferNet Brasil, que já ocorre há 6 anos.

    “A iluminação da imagem do Cristo Redentor nas cores da internet, no Dia da Internet Segura, visa recordar a importância da educação para o uso seguro e responsável da internet por todos, em especial, pelas crianças e adolescentes”, afirma a Procuradora Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora adjunta do Grupo de Atuação especial no Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF, Neide Cardoso de Oliveira.

    “O mundo virtual que, em princípio se opõe ao presencial, não deixa de ser real. Logo, o uso ético e responsável dessas ferramentas de comunicação torna-se o fundamento primaz para a segurança desejada”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

    Outra iniciativa para o Dia da Internet Segura 2025 é a realização do evento principal sobre a data organizado no Brasil pela SaferNet e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Realizado em dois dias, o evento termina nesta quarta-feira (12/02), em São Paulo.

    Durante toda a manhã haverá debates sobre ransomware (sequestro de dados). Na pauta de discussões estão temas como segurança e cidadania digital, violência sexual online contra crianças e adolescentes e radicalização e extremismo na rede.

    Com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”, o Dia da Internet Segura é celebrado em mais de 180 nações, mobilizando diferentes setores da sociedade na promoção de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável.

    A programação completa do evento está no site https://www.diadainternetsegura.org.br/agenda/ 

    Safer Internet Day

    Data global celebrada desde 2004, o Safer Internet Day é uma iniciativa das redes InsafeINHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, ela é comemorada desde 2009 sob a coordenação da SaferNet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e do NIC.br e CGI.br na realização dos “eventos-hub” ao longo desses anos.

    A edição de 2025 tem o apoio institucional de Governo Federal, MPF, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tribunal Superior Eleitoral, Polícia Federal, Embaixada do Reino Unido no Brasil, UNICEF, Safe Online, Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Abranet e Febraban.

    Parceria entre Santuário, MPF e SaferNet

    Em agosto de 2024, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Ministério Público Federal firmaram um Termo de Cooperação em prol da defesa de direitos na internet e da prevenção de crimes cibernéticos. Em solenidade aos pés do monumento ao Cristo Redentor, o MPF, no Rio de Janeiro, por suas unidades na 1a e 2a instância de atuação (PRR2 e PRRJ), e o Santuário Cristo Redentor selaram esse acordo para uma atuação conjunta na conscientização das pessoas por uma internet mais segura. A SaferNet aderiu à cooperação.

    A cada ano a partir do acordo, o monumento ao Cristo Redentor ficará iluminado em alusão ao Dia da Internet Segura (Safer Internet Day).

    Texto publicado em 11/02/2025 e reeditado em 12/02/2025

    SaferNet Brasil
    Assessoria de Imprensa
    Marcelo Oliveira
    11-98100-9521

  • Dia da Internet Segura 2025: evento discutirá segurança online, cidadania digital e extremismo na rede

    / Comunicação / Segurança Digital / Por marcelo / 3 meses 2 dias atrás

    O evento principal do Dia da Internet Segura no país chega à sua 17ª edição, trazendo para a pauta de discussões temas, como segurança e cidadania digital, violência sexual online contra crianças e adolescentes e radicalização e extremismo na rede. Organizado por Safernet Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o encontro terá, pela segunda vez consecutiva, dois dias, sendo realizado nestas terça (11) e quarta-feira (12), em São Paulo (SP).

    Com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”, o Dia da Internet Segura é celebrado em mais de 180 nações, mobilizando diferentes setores da sociedade na promoção de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável.

    A programação, que contará com painéis, mesas de debate, palestra, conferência magna, lançamentos e apresentação de dados inéditos, será transmitida ao vivo em português e inglês pelo canal do NIC.br no YouTube e pela página da Safernet no Facebook. Interessados em acompanhar o evento tanto na modalidade presencial quanto na remota podem se inscrever de forma gratuita neste endereço. A participação garante certificado.

    “A adesão multissetorial que a edição brasileira do evento tem conseguido ao longo dos anos sinaliza a relevância do NIC.br e do CGI.br como espaços neutros, técnicos e construtivos de discussões. E essa união de esforços e de perspectivas distintas é fundamental na busca por caminhos para o enfrentamento de desafios no ambiente online”, afirma Demi Getschko, Diretor-presidente do NIC.br.

    “O multisetorialismo está no DNA do Dia da Internet Segura e é a base do modelo de governança da Internet no Brasil. Em um mundo polarizado e hiper conectado, diálogo, cooperação e construção de consensos nunca foram tão necessários para superar os crescentes desafios para a segurança digital e a proteção dos direitos humanos nos ambientes digitais. O evento será um marco para esse objetivo”, afirma Thiago Tavares, Presidente da SaferNet Brasil.

    A mesa de abertura do evento será formada por Getschko; Thiago Tavares; Fernanda Teixeira, Procuradora Regional da República; Flávia Annenberg, Gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Google Brasil; Mônica Steffen Guise, Meta Public Policy; e Priscilla Silva Laterça, Head de Safety do TikTok no Brasil.

    Destaques

    A conferência magna “Inteligência Artificial e Cidadania Digital: Desafios e Oportunidades”, que será ministrada pelo professor Virgilio Almeida (UFMG/Harvard University), é um dos destaques do primeiro dia do evento. Ela terá coordenação e comentários de Demi Getschko.

    Também na terça-feira (11), o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br/NIC.br) apresentará indicadores inéditos sobre o uso de Internet e dispositivos digitais por crianças de até 8 anos. O levantamento foi produzido a partir das bases de dados das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Domicílios, referentes ao período de 2015 a 2024.

    Outro destaque será a divulgação das estatísticas de 2024 da Central Nacional de Crimes Cibernéticos e docanal de ajuda Helpline, ambos mantidos pela Safernet Brasil, que atua no enfrentamento a violações aos Direitos Humanos no ambiente online.

    Haverá ainda lançamentos de recursos de segurança e cidadania digital. Um deles é o novo Jogo de Tabuleiro Internet Segura, desenvolvido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br/NIC.br). De forma lúdica, crianças terão a oportunidade de aprender sobre temas, como privacidade, cyberbullying e situações de risco no ambiente online. O material será disponibilizado gratuitamente no portal Internet Segura (https://internetsegura.br/).

    Já a Safernet lançará levantamento sobre os currículos de Cidadania Digital no Brasil e anunciará os vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação 2024,  uma iniciativa em parceria com o Governo do Reino Unido que busca reconhecer ações criativas e transformadoras criadas por estudantes e professores a partir da Disciplina deCidadania Digital no Brasil. Nesta edição, os finalistas são de cinco estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte.

    Está previsto também o lançamento de campanha do YouTube em formato de websérie com foco na educação digital para pais. O projeto é realizado com a influenciadora Monica Romeiro, do Canal Almanaque dos Pais, e conta com a curadoria da SaferNet nos roteiros.

    Na quarta-feira (12), um dos destaques será a palestra “Prevenção a Ransomware: Boas Práticas em Cloud Computing”, do keynote Lucas Boscaini, engenheiro na Google. 

    Painéis e mesas de debate

    Com início às 9h45 desta terça-feira (11), o painel “Políticas Públicas para a Segurança Online de Crianças e Adolescentes no Brasil: Indicadores e Experiências à Luz dos Frameworks Internacionais” terá a participação de Fábio Senne, Coordenador-geral de pesquisas do Cetic.br, e Nathalie Fragoso e Silva Ferro, Diretora na Secretaria de Direitos Digitais, do Ministério da Justiça de Segurança Pública. A moderação ficará por conta de Thiago Tavares. Na ocasião, serão apresentadas as “Estatísticas TIC para crianças até 8 anos de idade”, do Cetic.br.

    O segundo painel, “Cidadania Digital, Educação Midiática e Direitos Humanos na Educação Básica”, começa às 11h e contará com a presença de Mariana Cartaxo, Diretora do Digital Access Program no Brasil, da Embaixada do Reino Unido; Paula Menezes, da coordenação-geral de Tecnologia e Inovação da SEB/MEC; Mariana Filizola, Coordenadora-geral de Educação Midiática da SPDIGI/SECOM/PR; Lígia de Morais Oliveira, Coordenadora-geral de Cultura em Direitos Humanos e Mídias Digitais na AEDH / MDHC; Guilherme Alves, da SaferNet Brasil, fará a moderação. Após os debates, serão anunciados os vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação 2024.

    Intitulado “Iniciativas do Setor Privado para Fortalecer a Segurança e a Cidadania Digital no Brasil”, o terceiro painel tem início às 14h30. Os debatedores serão Alana Rizzo, Head de Políticas Públicas do YouTube Brasil e Latam; Taís Niffinegger, Gerente de Safety e Wellbeing na Meta; Priscilla Silva Laterça, Head de Safety do TikTok no Brasil; e Vinícius Brasileiro, Gerente de Segurança da Informação, Estratégia & Risco na Globo. A moderação será feita pelo NIC.br.

    A conferência magna do professor Virgílio Almeida, marcada para as 16h15, encerrará a programação do primeiro dia.

    A de quarta-feria (12) se iniciará com a apresentação do keynote Lucas Boscaini, às 9h. A palestra será seguida por duas mesas de debates com foco na prevenção a ransomware. A primeira abordará desafios e perspectivas no Brasil e terá Miriam vin Zuben, Analista de Segurança Sênior do CERT.br; Juliana Abrusio, da Universidade Mackenzie / CNCiber; Percival Henriques, Conselheiro do CGI.br / CNCiber entre os debatedores. A mesa será moderada por Lucimara Desiderá, do CERT.br.

    A segunda mesa de debates, às 11h20, tratará da importância da cooperação internacional e multisetorial para a prevenção a ransomware. Marcel Furtado Garcia (DCiber/MRE); Tiago Misael, Procurador da República / MPF; Cristine Hoepers, Gerente Geral do CERT.br e Carlos Baena, Cybersecurity Program Officer na Organização dos Estados Americanos (OEA), serão os debatedores da vez. A moderação ficará a cargo de Thiago Tavares.

    A programação da tarde inclui dois painéis: “Juventudes e os Desafios da Era Digital: Como Conter a Radicalização e o Extremismo Online?”, às 14h, e “Enfrentamento à Violência Sexual Online contra Crianças e Adolescentes”, às 15h30. O primeiro terá como convidados Aline Taglian, do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Alexandre Pupo, Secretário-Geral da OIJ e assessor na Presidência da República; Mariana Venâncio, do NIC.br; Gustavo Barreto, do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE); e Julia Fernandes, Embaixadora jovem da SaferNet Brasil. Isabela Ferro, da SaferNet Brasil, fará a moderação.

    No painel das 15h30, os participantes serão: Erasto Fortes Mendonça, Coordenador Geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secadi/MEC; Marcos Kalil, Chefe de Proteção na região Sudeste do UNICEF; Lucas José Ramos Lopes, Secretário-Executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rafaela Parca, Delegada da Polícia Federal e Coordenadora do CCASI/CGiber/DCiber. Juliana Cunha, da SaferNet Brasil, atuará como moderadora.

    Para conferir a programação completa, acesse:https://www.diadainternetsegura.org.br/agenda/

    Safer Internet Day
    Data global celebrada desde 2004, o Safer Internet Day é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, ela é comemorada desde 2009 sob a coordenação da Safernet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região, e do NIC.br e CGI.br na realização dos “eventos-hub” ao longo desses anos.

    A edição de 2025 tem o patrocínio de Google, YouTube, Meta e TikTok e apoio institucional de Governo Federal, MPF, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tribunal Superior Eleitoral, Polícia Federal, Embaixada do Reino Unido no Brasil, UNICEF, Safe Online, Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Abranet e Febraban. UOL, Fundação Roberto Marinho, Futura e Rede Globo estão no apoio de mídia.

    Anote na Agenda

    Dia da Internet Segura 2025

    Data: 11 e 12 de fevereiro – terça e quarta-feira

    Horário: das 8h30 às 18h30 (1° dia) e das 8h30 às 17h (2° dia)

    Local: Auditório do edifício Bolsa de Imóveis, sede do NIC.br – Av. das Nações Unidas, 11541, 2º andar (Mezanino), Cidade Monções, São Paulo – SP

    Inscrições:https://cursoseventos.nic.br/users/login

    Transmissão
    online:  www.youtube.com/@NICbrvideos/videos

    Site oficial: www.diadainternetsegura.org.br/ 

    Sobre a SaferNet

    A SaferNet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A SaferNet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A SaferNet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital e o programa Cidadão Digital.Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações:https://www.safernet.org.br/.

    Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

    O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

    Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

    O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003).

    Mais informações em https://cgi.br/.

    Texto publicado em 06/02/2025

    Mais informações à imprensa:

    Marcelo Oliveira
    Assessor de Imprensa
    SaferNet Brasil
    11-98100-9521 

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    Assessoria de Comunicação – NIC.br

    Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br

    Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação –  ananascimento@nic.br

  • Vencedores do Prêmio Cidadania Digital em Ação serão anunciados no Dia da Internet Segura

    / / Segurança Digital / Por marcelo / 3 meses 1 semana atrás

    São Paulo, 3 de fevereiro de 2025 - O resultado final da segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação será divulgado na manhã de 11 de fevereiro de 2025, durante a 17ª edição do Dia da Internet Segura, que acontece em São Paulo. 

    O prêmio visa celebrar professoras e professores que, por meio de metodologias inovadoras e participativas, promoveram a transformação social e o engajamento de estudantes a se tornarem cidadãos críticos e conscientes nos ambientes digitais. Serão premiados professores que enviaram relatos criativos e inovadores destacando o protagonismo estudantil, engajamento com a comunidade, empoderamento digital e boas práticas pedagógicas.

    A iniciativa integra o projeto gratuito da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da ONG Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme, DAP). O objetivo do projeto é apoiar escolas públicas e secretarias de educação na criação de um currículo sobre uso seguro e consciente das tecnologias para o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental. Professores que aderem ao projeto têm acesso a planos de aula, curso de formação, atividades de mentoria e podem se inscrever na premiação. 

    Na edição 2024, o prêmio foi ampliado. Serão cinco escolas premiadas. Este ano, 62 relatos foram inscritos, de 11 estados. Mais da metade das inscrições veio de escolas públicas estaduais, seguido de escolas municipais.

    “De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que orienta os currículos do ensino infantil, fundamental e médio, todas as escolas devem ensinar sobre cultura, cidadania e segurança digital. Mas sabemos que existem muitos desafios para que isso seja verdade, em especial nas escolas públicas. O prêmio é uma estratégia de dar visibilidade para professoras e professores que, a despeito desses muitos desafios, realizaram em 2024 um trabalho incrível de orientar seus estudantes a usar a internet e as tecnologias digitais de uma forma mais crítica. Eles são protagonistas de uma mudança cultural, onde temas como prevenção a violência online, ciberbullying, privacidade e proteção de dados, entre outros, passam a fazer parte da formação cidadã dos nossos estudantes”, explica Guilherme Alves, gerente de projetos na Safernet Brasil e coordenador do projeto.

    "É com grande satisfação que apoiamos a segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação, uma iniciativa que reconhece o empenho de educadores na promoção de um ambiente digital seguro e inclusivo. Por meio do Programa de Acesso Digital, o Reino Unido reafirma seu compromisso em colaborar com projetos que incentivam jovens a se tornarem cidadãos digitais conscientes e preparados para o mundo online e a fazerem parte de ecossistemas digitais que enfrentem os desafios de desenvolvimento de suas comunidades”, afirma Mariana Cartaxo, assessora sênior e diretora do Programa de Acesso Digital da Embaixada Britânica no Brasil.

    Disciplina já chegou a quase 400 escolas

    Em seus primeiros dois anos de aplicação, a Disciplina de Cidadania Digital foi implementada por 455 professores(as) em 393 escolas brasileiras para mais de 46 mil estudantes de 22 estados e 266 cidades. 

    O projeto disponibiliza gratuitamente um caderno de aulas para professores, com roteiros completos que podem ser aplicados em sala de aula. Além disso, há um curso de formação online para profissionais da educação, que segue com turmas regulares em 2025. Em dois anos, quase 25 mil professores de todo o Brasil se matricularam no curso da SaferNet, disponível na plataforma Avamec, do MEC. 

    A disciplina tem cinco módulos que tratam dos temas:

    Bem-estar e saúde emocional;
    Segurança e privacidade na Internet;

    Respeito e empatia nas redes;

    Relacionamentos seguros online;

    Cidadania digital para todos e todas.

    Conheça os finalistas da edição 2024 do prêmio

    * Adrieli Silva dos Reis Andreatta - Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves - Campina Grande do Sul (Paraná) 

    A professora adaptou o plano de aulas da disciplina para uma turma de 28 estudantes do 3º ano do ensino fundamental. Foram realizadas diferentes ações para sensibilizá-los sobre os riscos online e a necessidade de ensinar sobre empatia e respeito nos ambientes digitais. Foram desenvolvidos um ebook, gincana, um jogo para que os estudantes jogassem com suas famílias, cineclube e dinâmicas. Este foi o primeiro ano em que a professora Adrieli usou a disciplina.

    * Alyne de Assunção Castro - Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Jangada (rede estadual) - Fortaleza (Ceará)

    A professora conduziu atividades sobre temas de ciberbullying, respeito e empatia, e saúde emocional com 325 estudantes de Ensino Médio. Foram criados materiais digitais de conscientização sobre violências online, especialmente ciberbullying, e os "Murais dos sentimentos", construídos colaborativamente na escola como uma forma de discutir emoções, saúde mental e impactos das interações online na vida dos adolescentes e jovens. Outra iniciativa foi um jogo para debater ética na inteligência artificial.

    Conheça o relato de Alyne

    * Hery Tiago Fernandes de Oliveira - Escola Municipal e Centro de Formação Joana Alves de Lima - Parnamirim (Rio Grande do Norte)

    O professor realizou diversas ações para alunos do 6º ao 9º ano do fundamental. Foi criado o site JoanaLAB, do laboratório de informática da escola, que serviu como espaço centralizado para informações e materiais destinados à comunidade escolar. O professor organizou as aulas de maneira específica por turma, usando jogos, rodas de conversa, postagens no Instagram da escola e vídeos. Foi organizado o Dia D de Combate à Violência e à Insegurança na Internet, com a participação de toda comunidade escolar. 

    Conheça o relato de Hery

    * Manoel Messias da Silva - Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Pereira Gomes Filho (rede estadual) - João Pessoa (PB)

    O professor realizou muitas ações diferentes ao longo do ano com os 120 alunos do 1º e 2º ano da ECIT, que integra a rede estadual paraibana. O destaque dessas ações está no protagonismo dos estudantes, que criaram diferentes conteúdos para debater sobre ciberbullying e uso consciente das redes sociais. Em videocasts, os estudantes debateram os riscos que vivenciam na internet e as percepções que têm sobre como usar as redes de forma mais consciente, segura e responsável. 

    Conheça o relato de Manoel

    * Reginaldo Silva Araújo - Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos - Seabra (BA)

    Mesmo sem internet o tempo todo na escola, o professor realizou com cerca de 100 estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio uma série de atividades focadas em bem-estar online, abordando o combate ao racismo, a inclusão de pessoas com deficiência, o uso seguro da inteligência artificial e a educação midiática. Uma importante iniciativa foi o “Café das Origens”, iniciativa de resgate e valorização das ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. Uma aluna participou de um concurso de redação e ficou em segundo lugar. 

    Conheça o relato de Reginaldo

    Prêmios e viagem

    Na cerimônia de premiação, serão revelados os vencedores do prêmio, do 5º ao 1º lugar. Os professores finalistas ganharão um notebook. A escola receberá um troféu. Alunos e professores receberão medalhas, certificados e brindes do projeto. Cada professor finalista e um estudante que foi aluno da experiência relatada ao prêmio viajarão à São Paulo com tudo pago pela SaferNet para participarem da premiação durante o Dia da Internet Segura.

    Dia da Internet Segura 2025

    O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, em inglês) é uma data global celebrada desde 2004 e é uma iniciativa das redes Insafe-INHOPE e da Comissão Europeia. No Brasil, a data é comemorada desde 2009 sob a coordenação da SaferNet Brasil, que integra a rede INHOPE e é parceira da Rede Insafe para a região. O evento principal do SID Brasil 2025 acontece em 11 e 12 de fevereiro, em São Paulo, com correalização do do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil. 

    Sobre a SaferNet

    A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

    Embaixada do Reino Unido

    A Embaixada do Reino Unido é a principal missão no país responsável pelas relações bilaterais entre o Reino Unido e o Brasil.

    Mais informações para a imprensa:

    Safernet Brasil

    Marcelo Oliveira 

    Assessor de Imprensa

    (11) 98100-9521

    Embaixada do Reino Unido

    Adriana Masetti

    Diretora-Adjunta de Comunicação e Diplomacia Pública

    (11) 98247-9382

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