O que são os Metadados?

Segurança Digital

O que são os Metadados?

Compartilhar
Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados.

O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização. Um item de um metadado pode informar do que se trata aquele dado numa linguagem inteligível para um computador. Os metadados tem a função de facilitar o entendimento dos relacionamentos e evidenciar a utilidade das informações dos dados.

Praticamente todos os dispositivos digitais geram metadados a partir do uso que fazemos. Por exemplo, ao tirar uma foto, além de gravar a foto na memória da foto, metadados são associados a esta foto descrevendo informações sobre o modelo da câmera, tipo de ISO, data, tamanho e formato do arquivo e até o local de onde a foto foi tirada se o aparelho tiver GPS.

Ao fazer login em um site de redes sociais ou de compras várias informações são registradas além daquelas que escrevemos diretamente nos sites, como por exemplo, o endereço IP, o nome e versão do navegador, horário exato de entrada e saída, bem como outros detalhes sobre os seus cliques durante aquela navegação.

Os tipos mais comuns de metadados são:

- Número de telefones, endereços de email e os nomes das pessoas que usam serviços;

- Dados de Localização: onde está o seu telefone celular;

- Data e hora em que foram feitas as ligações, emails, arquivos e fotos;

- Informações do aparelho que você está usando;

- Os títulos (assuntos) de seus e-mails;

Veja a quantidade de informações que os serviços podem coletar de vocês!

Fonte: goo.gl/YRPI5e

https://www.theguardian.com/world/interactive/2013/nov/01/snowden-nsa-fi...

 

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09