Hotline
O canal helpline da SaferNet, em ampliação, realiza trabalho importantíssimo para a prevenção em casos de ciberbulling, sexting, aliciamento sexual infantil. pornografia de revanche, entre outros comportamentos, e ainda oferece orientação e condução de denúncias nos canais competentes. Ainda é preciso aumentar a capilaridade dessa rede de atendimento para garantir uma presença efetiva no momento em que o internauta precisar. A relevância desse trabalho é verificada por alguns indicadores de comportamento dos jovens na rede:
A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos é única na América Latina e Caribe, e recebe uma média de 2.500 denúncias (totais) por dia envolvendo páginas contendo evidências dos crimes de ponografia infantil ou pedofilia, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, apologia e incitação a crimes contra a vida e homofobia e aliciamento online.
Para realizar este trabalho, foi desenvolvido um sistema automatizado de gestão de denúncias, baseado em Software Livre, que permite ao internauta acompanhar, em tempo real, cada passo do andamento da denúncia realizada por meio da Central Nacional de Denúncias. Do total de denunciantes, 99% escolhem a opção de realizar a denúncia anonimamente. E ao 1% restante é garantido total e completo anonimato.
O projeto representa a resposta brasileira a um esforço internacional, que reúne atualmente 51 países empenhados em coibir o uso indevido da Internet para a prática de crimes contra os Direitos Humanos, conectadas pela associação INHOPE.