Disciplina de Cidadania Digital é destaque no Jornal Nacional e no Fantástico

Segurança Digital

Disciplina de Cidadania Digital é destaque no Jornal Nacional e no Fantástico

Compartilhar
Voltada para o ensino médio e últimos anos do fundamental, disciplina que promove o uso seguro e consciente da internet beneficiou 11 mil estudantes pelo país em 2023

A Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da Safernet e do Governo do Reino Unido, que promove o uso seguro e consciente da internet em escolas de todo o país, foi destaque, no mês de abril, em duas reportagens exibidas pela Rede Globo, em rede nacional. 

A disciplina já alcançou 159 escolas em 116 municípios de 13 unidades da federação brasileiras em 2023 e 11018 alunos tiveram contato com este conteúdo em seu primeiro ano de aplicação. 

No dia 23 de abril, o Jornal Nacional exibiu reportagem sobre cidadania digital e foram mostradas cenas de uma das aulas da professora de cultura digital Alyne Castro, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Jangada, da rede estadual de ensino, em Fortaleza (CE), ministrando o conteúdo da Disciplina de Cidadania Digital para alunos do 2º ano. 

 Cidadania Digital nas escolas 

No dia 28, o Fantástico exibiu uma reportagem especial sobre o caso do adolescente Carlos Teixeira, 13 anos, em Praia Grande (SP), que vinha sendo agredido na escola em sessões de bullying. O caso está sendo apurado pela polícia, que investiga se a morte dele ocorreu em virtude das violências sofridas. 

Dividida em dois blocos, a matéria em sua segunda parte mostrou exemplos de como a sociedade vem enfrentando o problema e apresentou a disciplina sobre cidadania digital como uma estratégia para a educação e conscientização de crianças e adolescentes sobre o tema e para que possam saber como proceder caso sejam vítimas de bullying e cyberbullying. 

A reportagem do Fantástico mostrou o trabalho da professora de Língua Portuguesa Aline Cristina Paixão com alunos do 2º ano do ensino médio do CEM 04, em Sobradinho 2, Brasília (DF).

No podcast do programa dominical, a psicóloga Bianca Orrico, da Safernet, doutora em estudos da criança pela Universidade do Minho, em Portugal, conversou sobre bullying e cyberbullying e também sobre a Disciplina de Cidadania Digital como uma ferramenta de educação para promoção da cultura de paz nas escolas.

Cinco módulos

A Disciplina de Cidadania Digital é dividida em cinco módulos. O bullying e o cyberbullying são abordados no módulo “Respeito e empatia nas redes”, que a Safernet sugere que seja tratado em 10 aulas. 

Os outros quatro módulos são: bem estar e saúde emocional; segurança e privacidade na internet; relacionamentos seguros online e cidadania digital para todos e todas. Os conteúdos promovem a segurança contra exposição, discurso de ódio, golpes, violências e desinformação online. 

O caderno de aulas da Disciplina de Cidadania Digital é totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular, em especial a competência geral 5 de cultura digital. 

As aulas propostas estimulam reflexões críticas com adolescentes, que desenvolvem habilidades técnicas e socioemocionais para usar a internet de forma ética e positiva e têm foco em metodologias ativas de ensino, partindo de situações reais que adolescentes vivem. 

Formação com apoio

Educadores de qualquer área de conhecimento podem baixar o caderno de aulas diretamente na página da Disciplina de Cidadania Digital e fazer sua inscrição no curso de formação “Segurança e Cidadania Digital em sala de aula” da Safernet, que prepara e dá suporte para a aplicação do conteúdo com estudantes.

Espalhados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, mais de 2.100 professores se matricularam na formação. É o caso de ambas as professoras. Veja aqui o mapa interativo com os resultados completos do projeto até agora. 

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

Texto publicado em 09/05/2024

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09