Material da Safernet ajuda professor de Filosofia a debater o uso da internet de forma crítica com alunos

Segurança Digital

Material da Safernet ajuda professor de Filosofia a debater o uso da internet de forma crítica com alunos

Compartilhar
Experiência com o material de Disciplina de Cidadania Digital foi apresentada durante evento de lançamento de curso EAD para educadores

Professor de Filosofia, Ricardo Custódio Machado encontrou no material da Disciplina de Cidadania Digital, criado pela Safernet em parceria com o governo do Reino Unido, a inspiração que faltava para cumprir os objetivos do componente curricular de Cultura Digital, que está sob seu encargo no ano letivo de 2023, na Escola de Educação Básica João Colodel, na pequena cidade de Turvo, de 13 mil habitantes, no sul de Santa Catarina. 

“Tive excelente instrução, o curso foi maravilhoso. Ao pensar a cultura digital como disciplina, eu entendi que a Filosofia seria útil para os estudantes, para ajudá-los a analisar a mídia e os meios digitais de forma crítica”, contou Machado no debate online “Diálogos Transformadores: preparando educadores para os desafios da cidadania digital”, realizado nesta quarta-feira (18) pela Safernet, para marcar o lançamento do curso EAD, voltado para educadores, “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula”, que os capacita para ministrar a disciplina criada pela ONG. 

Segundo Machado, conhecer o material da Safernet o ajudou a pensar as aulas de forma criativa e numa linguagem que “os alunos estão compreendendo e adorando” e ele reforça que professores de qualquer disciplina podem conhecer o material e ministrá-la. 

Machado é um dos professores que já estão usando o material da Disciplina de Cidadania Digital ou a aplicando diretamente em sala de aula pelo Brasil. A disciplina já está em salas de aulas de 140 escolas, de 113 cidades, beneficiando mais de 10 mil estudantes, de 12 estados brasileiros. 

A Safernet é parceira da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, oferecendo formação e suporte para professores de todo o estado que ministram aulas de cidadania digital nas escolas. SC é o Estado com o maior número de educadores inscritos no curso EAD em todo o país: 262.

A educadora Renata Abranches, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá - MG, que também participou do debate, concorda com Machado que a disciplina ajuda o professor na preparação de aulas. 

Ela, que coordenou a mobilização para que os professores de sua região se inscrevessem no curso, defende que os educadores façam o curso independente de ministrar a disciplina de Cidadania Digital ou não. 

“Os professores que fazem o curso ficam mais bem preparados e mais empoderados para essas situações do dia a dia que afetam toda a comunidade escolar. Com a capacitação, temos professores com possibilidades ampliadas de planejamento de aulas. São professores e alunos que agora usam a tecnologia em sala de aula e de forma correta, pois, a partir do momento que ele tem esse conhecimento, esse assunto é ampliado para a comunidade escolar como um todo”, afirma. 

Somente na regional de Renata, 196 professores se matricularam no curso EAD Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula. Atualmente, 976 educadores, de 23 estados, estão inscritos. O curso de 40 horas/aula é autoinstrucional, está disponível na plataforma Moodle da Safernet e deve ser concluído em até 60 dias. A próxima turma começa dia 30 de outubro. Inscreva-se.

 Live diálogos transformadores: professor ricardo 

Atividades 

Uma dos aprendizados citados pelo professor Ricardo com o material da Safernet é que é possível falar de cidadania digital ainda que a escola não tenha uma boa conectividade ou um super laboratório de informática. 

Uma das atividades sugeridas no curso da disciplina e que ele aplicou em sala de aula não requer computador, nem internet. Para fazer o Mural das Emoções, o professor e seus alunos precisaram apenas de uma folha grande de papel pardo e notas adesivas coloridas. 

Na atividade, os alunos escreveram nas notas que emoções lhe causavam certas atividades ou conteúdos que eles acessam nas redes. A partir disso, podem refletir sobre como nosso tempo online afeta nossa saúde mental e de que forma podemos criar rotinas digitais mais saudáveis.

Em outra aula, os alunos foram divididos em grupos e discutiram quais regras deveriam ser observadas por outros jovens ao usar redes sociais e aplicativos de internet. A partir disso elaboraram uma "bula", onde descreviam a rede ou app, como ele funciona, indicações, contra-indicações e efeitos colaterais. 

“A cidadania digital não precisa estar ligada a tecnologia em si, nem ser na sala de informática. Você pode trabalhar o conteúdo com todos os tipos de materiais”, explicou o professor.

O resultado de todo esse conjunto de boas práticas é que os alunos participam das aulas com grande atenção. “Eles demonstram interesse e realizam tudo com empenho, pois são coisas ligadas à sua vida diária, Eles já nasceram nas redes”, conta o professor. Com o avançar das aulas são os alunos que começam a sugerir temas para serem trabalhados e também filmes e séries para verem juntos e analisarem conforme o que aprenderam.

A análise crítica que o professor tanto esperava surgiu em diversas das atividades. Numa delas os alunos foram convidados a refletir sobre como se viam nas redes. “Sou a mesma pessoa na vida real? Se não sou, talvez isso não seja bom. Se eu tiro os filtros eu viro outra pessoa?, contou Ricardo Machado sobre alguns pensamentos surgidos em sala de aula. Filosófico, não? 

O debate também contou com as participações da doutora em Educação Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação, do Cetic.br, e Ana Úngari Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação. O evento foi aberto pelo presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares, e por Mariana Cartaxo, Diretora do Programa de Acesso Digital na Embaixada do Reino Unido no Brasil. Perdeu o debate? Veja como foi

Sobre a Safernet

A Safernet existe desde 2005 e tornou-se a ONG brasileira de referência na promoção dos direitos humanos na internet. Com uma abordagem multissetorial, atua no combate a crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, no acolhimento de vítimas de violência online e em programas de educação, prevenção e conscientização. A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência e outros problemas online. A Safernet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital. 

Serviço

Inscrições abertas do curso EAD da Disciplina de Cidadania Digital (turmas regulares, próxima turma inicia em 30/10)

Acesse:https://ead.safernet.org.br/cursosegurancaecidadaniadigital/

Matéria publicada em 20/10/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09