Safernet vence competição mundial e desenvolverá tecnologias de prevenção ao abuso sexual infantil online

Crimes na Web

Safernet vence competição mundial e desenvolverá tecnologias de prevenção ao abuso sexual infantil online

Compartilhar

A Safernet Brasil, que atua no combate à violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet, é a primeira organização do país a vencer um concurso mundial do fundo internacional End Violence Against Children (Fim da Violência contra Crianças) e lançará projeto para o desenvolvimento de tecnologias de prevenção e combate ao abuso sexual infantil online.

A Safernet Brasil, que atua no combate à violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet, é a primeira organização do país a vencer um concurso mundial do fundo internacional End Violence Against Children (Fim da Violência contra Crianças) e lançará projeto para o desenvolvimento de tecnologias de prevenção e combate ao abuso sexual infantil online.  

A Safernet foi uma das vencedoras da chamada Safe Online 2021 da End Violence, que patrocinará, com um total de U$ 15 milhões, 18 projetos que desenvolvem iniciativas que mantenham as crianças seguras por meio da prevenção e do combate à violência. A Safernet é a única representante da América Latina entre as instituições escolhidas.

O projeto D.I.S.C.O.V.E.R., da Safernet, foi contemplado pela chamada. O projeto facilitará o acesso gratuito a pesquisadores e desenvolvedores a certos dados curados e anonimizados provenientes do canal de denúncias (www.denuncie.org.br) mantido pela Safernet desde 2006, sobre violência e exploração de crianças e adolescentes na internet. O acesso aos dados, em ambiente seguro e controlado, permitirá que pesquisadores, universidades, institutos de pesquisa e parceiros selecionados tenham mais capacidade para desenvolver pesquisas e novas tecnologias para a prevenção e o combate ao abuso sexual infantil online. 

O D.I.S.C.O.V.E.R. terá três etapas. Na primeira delas será desenvolvida uma API segura (interface de conexão entre programas), que permitirá acesso controlado a um conjunto de dados com curadoria de textos, metadados e palavras-chave, coletados a partir de páginas denunciadas com conteúdos de violência e exploração sexual online. Simultâneamente, o projeto terá também uma sandbox (ambiente de testes) para desenvolvedores. Após as duas primeiras fases será organizada uma hackaton (maratona de desenvolvimento) nacional para engajar comunidades de desenvolvedores para a criação de soluções inovadoras para o combate de violência sexual online.

"Hoje há uma lacuna no desenvolvimento de pesquisas e protótipos capazes de detectar padrões de violência e exploração sexual online em português. Usando ciência de dados, vamos capacitar desenvolvedores e pesquisadores para prevenir comportamentos criminosos e mitigar tentativas de abuso na rede brasileira e de outros países lusófonos. O projeto é um divisor de águas para proteger as crianças online", afirma Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil. 

O projeto terá a duração de dois anos e a expectativa é que possa promover o fortalecimento das estratégias de prevenção e combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil e em outros países de língua portuguesa. 

A iniciativa da Safernet é pioneira em sua área e contribuirá para a definição de parâmetros éticos e de segurança para a abertura de dados por outros canais de denúncia, o que pode abrir caminho para outras ações similares no hemisfério Sul, ampliando a cooperação com comunidades científicas e com desenvolvedores engajados na pauta dos Direitos Humanos na Internet.

Sobre o canal de denúncias  da Safernet

O canal de denúncias da Safernet existe há 16 anos e é o primeiro hotline do país que recebe denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, encaminhados de forma transparente às autoridades. Caso você encontre imagens, vídeos, textos ou qualquer outro tipo de material que seja atentatório aos Direitos Humanos, faça a sua denúncia. O serviço monitora 10 tipos de crimes diferentes.

Apenas em 2021, os dados compartilhados pela SaferNet Brasil com as autoridades brasileiras auxiliaram na instauração de mais de 800 investigações nacionais para o combate do crime de pornografia infantil nas redes.

Veja os indicadores (https://indicadores.safernet.org.br/) disponíveis desde 2006. 

Conheça mais sobre a End Violence

O Fundo End Violence oferece apoio financeiro para programas que concretizam soluções práticas e inovadoras para proteger crianças da exploração e abuso sexual online. A End Violence atua com uma coalizão de mais de 700 organizações, incluindo governos, agências da ONU, instituições de pesquisa, ONGs Internacionais, Fundações, grupos do setor privado e redes religiosas. 

A Parceria Global e o Fundo Para Acabar com a Violência contra Crianças (Global Partnership and Fund to End Violence Against Children) foram lançados em julho de 2016, pela Secretaria Geral da ONU. É a única entidade global focada exclusivamente no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16.2: Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças até 2030.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09