Fui vítima de um golpe em compra pela web. O que devo fazer?

Segurança Digital

Fui vítima de um golpe em compra pela web. O que devo fazer?

Compartilhar

Caso tenha sofrido um golpe ou alguma transação suspeita, quanto mais rápido agir maior as chances de recuperar o dano. Conheça o passo-a-passo:

1. Registre imediatamente a reclamação no site
2. Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa
3. Registre as reclamações em sites de consumidores (Ex: http://www.reclameaqui.com.br/)
4. Registre a reclamação no site do Procon / Ministério da Justiça (http://consumidor.gov.br/)
5. Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia;
6. Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos. Usando Software Livre você pode diminuir sua vulnerabilidade a golpes e ataques;
7. Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone, dificilmente o Banco fará este tipo de pedido. Na dúvida, procure sua agência bancária;
8. Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.

Links relacionados, para saber mais:
PagSeguro: https://pagseguro.uol.com.br/
BitCoin: https://bitcoin.org/pt_BR/
PayPal: https://www.paypal.com/pt/home

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09