Como a pandemia vem reforçando a importância da educação digital

Como a pandemia vem reforçando a importância da educação digital

Compartilhar
Parcerias com secretarias de educação permitem ampliar alcance de ações

Em tempos de incerteza, a educação se revela ainda mais necessária e urgente. E a pandemia do coronavírus tem sido implacável ao expor em muitos de nós a falta de informação e o despreparo para lidar com temas relacionados ao uso seguro da internet, sobretudo por crianças e adolescentes.

Longe fisicamente da escola e dos amigos, o distanciamento social é compensado por um intensa vida online, marcada pelo aumento repentino no tempo de uso de aparelhos conectados à internet. A COVID-19 está transformando também a internet. Mas será que estamos preparados para lidar com os  riscos e mediar as interações dessa vida ultraconectada? Será que as crianças e adolescentes têm ferramentas para fazerem um uso positivo e crítico das redes?

Em 2018, a Safernet Brasil, com o apoio do Google, lançou o novo curso EAD 'Educando para Boas Escolhas Online'. Uma iniciativa para democratizar o acesso à informação sobre segurança e cidadania digital para educadores da rede pública de todo o país e prepará-los para abordar de forma assertiva e consciente questões relacionadas a esses temas no ambiente escolar.  Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o projeto, totalmente alinhado a Base Nacional Comum Curricular, é motivo de muito orgulho para todos. De forma didática, ele apresenta ao educador atividades para incluir no projeto pedagógico e fazer o debate contínuo sobre cuidados no uso da internet, desinformação, privacidade, discriminação e saúde emocional no contexto digital, ajudando as escolas e implementarem o previsto no Art. 26 do Marco civil da internet

Em dois anos, conseguimos, em parceria com secretarias de educação do país,  formar mais de 24 mil educadores da rede pública de ensino, em 10 Estados do Brasil e no Distrito Federal. Atividades que beneficiaram mais de 2 milhões de pessoas indiretamente nas ações derivadas. Em abril de 2020, serão mais 10 mil vagas para a formação gratuita, frutos de novas parcerias com as secretarias de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e das cidades de Fortaleza e Belo Horizonte.

Devido à crise do coronavírus, a Safernet também disponibilizou mais 1.000 vagas para educadores de estados e municípios que não estão com parcerias ativas e para pais e responsáveis que buscam informações qualificadas sobre como mediar e desenvolver o uso crítico da internet nas crianças e adolescentes no cenário atual, em que a maior parte das nossas interações estão digitalizadas por causa COVID-19.

 Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas tenham acesso ao projeto. Precisamos multiplicar o conhecimento sobre cidadania digital e contamos com você.

Se você é educador e quer participar do EAD, confirma no mapa do site se o seu Estado ou município está com turmas abertas. Se não tiver, entre em contato com o diretor regional de ensino da sua região.

Se você é gestor público e quer levar o projeto para o seu Estado ou município, fale com a gente.

No ano em que completamos 15 anos, a SaferNet Brasil reafirma seu compromisso de ajudar a transformar a internet, por meuo de ações de conscientização, campanhas e projetos educativos, em um ambiente seguro e cidadão para todos.

 

Equipe SaferNet Brasil

 

SOBRE NÓS

A SaferNet é a ONG referência na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre uso responsável e seguro da Internet. Criou e coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Helpline.br, canal de ajuda online que orienta vítimas de violações de direitos na rede. Desde 2009 coordena o comitê organizador do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Mais informações: http://www.safernet.org.br/.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09