7/2: MPF, Santuário Cristo Redentor e Safernet celebram Dia da Internet Segura

7/2: MPF, Santuário Cristo Redentor e Safernet celebram Dia da Internet Segura

Compartilhar
Edição 2023 marca 15º aniversário de comemoração da data no Brasil

Fonte: https://www.mpf.mp.br/regiao2/sala-de-imprensa/noticias-r2/7-2-mpf-santuario-cristo-redentor-e-safernet-celebram-dia-da-internet-segura/view

Nessa terça-feira, 7 de fevereiro, às 19h, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado nas cores laranja e azul pelo Dia da Internet Segura 2023. Esta é a 20ª edição global (Safer Internet Day) e a 15ª no Brasil. A ação é uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o Ministério Público Federal (MPF) e a organização não-governamental SaferNet que já ocorre há cinco anos. 

“É importante celebrar o Dia da Internet Segura porque, como temos visto em anos recentes, o consumo de notícias e o acesso a redes sociais e outros conteúdos não está imune a riscos como a desinformação e a má-fé de certos usuários. No Ministério Público Federal, temos trabalhado regularmente no combate e na prevenção de crimes na internet, mas é necessário chamar a atenção ao esforço que cada um de nós pode fazer em prol de um uso mais seguro e responsável da internet", afirma a procuradora regional Neide Cardoso de Oliveira, atual procuradora regional Eleitoral/RJ e vice-coordenadora do grupo especializado do MPF no combate a crimes cibernéticos. "Neste 2023, estamos inclusive comemorando 15 anos de uma parceria decisiva para a eficácia de nosso trabalho, que é a atuação conjunta com a ONG SaferNet Brasil na realização de atividades educativas, no acesso e aprimoramento de canais de denúncias, de ambos, entre outras frentes." 

“O mundo virtual que, em princípio se opõe ao presencial, não deixa de ser real. Logo, o uso ético e responsável dessas ferramentas de comunicação torna-se o fundamento primaz para a segurança desejada”, destaca o reitor do Santuário, Padre Omar. 

O Dia da Internet Segura 2023 inclui outras iniciativas no Brasil, como a realização de evento organizado pela Safernet Brasil e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em São Paulo. Sob o tema “Unidos para uma Internet Mais Positiva”, ele reunirá especialistas nacionais e estrangeiros em debates sobre segurança on-line, novas tecnologias, cidadania e bem-estar digital na educação, e novos desafios à segurança digital, entre outros assuntos. 

O encontro será transmitido ao vivo pelo site https://diadainternetsegura.org.br e pela página da Safernet no Facebook (https://facebook.com/safernetbr/). Os interessados em acompanhar as discussões presencialmente devem se inscrever de forma gratuita pelo endereço https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/SID2023/.

A abertura do evento será às 9h, com representantes das entidades realizadoras e parceiras. Às 9h30, Jessica Taylor Piotrowski, pesquisadora e professora na Amsterdam School of Communication Research (ASCoR) da Universidade de Amsterdã, fará a palestra de abertura “Desafios de Segurança On-line com as Novas Tecnologias Emergentes”. Na sequência, debaterão o assunto Kruakae Pothong, pesquisadora da Fundação 5Rights e do Departamento de Mídia e Comunicações da London School of Economics and Political Science na área de design de serviços digitais centrados na criança; Verity McIntosh, pesquisadora na área de realidade virtual e estendida na University of the West of England Bristol; Lillian Kariuki, diretora executiva do Centro de Internet Segura no Kênia - Watoto Watch Network; e João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

 Indicadores e materiais - Ainda de manhã, às 11h20, a Safernet Brasil divulgará os indicadores de 2022 de seus canais de denúncia (https://denuncie.org.br/) e de ajuda (https://canaldeajuda.org.br/), contextualizando a importância do debate sobre internet segura no país. A organização recebe e processa denúncias de violações de direitos humanos na internet e as encaminha ao Ministério Público Federal.

“Durante o ano de 2022, a polarização do debate político aumentou a radicalização e houve aumento de denúncias de crimes de ódio registrados pela Safernet em relação à 2021. Já as denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil também cresceram. Foram mais de 100 mil denúncias, o que mostra que a sociedade está atenta e denunciando, mas que a repressão penal sozinha não basta. São necessárias ações preventivas”, afirma o diretor-presidente da ONG, Thiago Tavares.

O CERT.br|NIC.br, por sua vez, apresentará um fascículo inédito de “Redes Sociais”, da Cartilha para Segurança da Internet, que ensina cuidados essenciais ao se usarem essas plataformas digitais, e dá dicas de como preservar a reputação on-line, entre outros pontos. Na ocasião, será lançado mais um perfil do NIC.br no Instagram, cujo foco será divulgar dicas sobre segurança na Internet. Os lançamentos do NIC.br incluem a divulgação de novo vídeo para potenciais apoiadores do Cidadão na Rede (https://cidadaonarede.nic.br/) com animações curtas que visam a difundir e incentivar boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet.

“Buscamos ampliar cada vez mais a atuação na promoção do uso seguro, consciente e responsável da rede, de forma a que um número maior de usuários seja beneficiado. Uma iniciativa como o Dia da Internet Segura vem ao encontro da missão do NIC.br, por isso é uma satisfação fazer parte, por tantos anos, da organização da edição brasileira desse evento global, que une atores de diferentes países em prol da mesma causa”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

SERVIÇO:

15 anos do Dia da Internet Segura no Brasil com iluminação do monumento ao Cristo Redentor
Organização: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Ministério Público Federal e SaferNet
Data: 7 de fevereiro de 2023 Horário: 19h

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09