Rastros digitais

Privacidade

Rastros digitais

Compartilhar
Quem é você na Internet?

Além das informações que você publica voluntariamente, há centenas de dados sobre você que ficam registrados a cada passo (ou clique) que dá online. Do modelo do celular ao endereço exato de onde clicou em curtir em uma foto na rede, suas pegadas digitais estão sendo gravadas e muitas vezes compartilhadas com dezenas de empresas e governos sem que você nem saiba que estas informações existam. Tudo, tudo que fazemos na rede deixa algum tipo de Rastro Digital.

Para ter algum controle sobre sua privacidade na rede vale a pena conhecer melhor quais são seus rastros para que possa escolher bem quais pegadas quer mesmo deixar para a posteridade. Não podemos ainda esquecer que além das publicações que faz diariamente, as informações que nossos amigos e familiares produzem sobre nós também ficam registrados e podem ser diretamente associados a você.

Quer saber mais? Seus rastros digitais também são criados e gravados com base em conversas inbox, em curtidas e compartilhadas, incluindo as conversas por email. Seguindo suas pegadas digitais e aquelas deixadas pelas pessoas com as quais conversa é possível conhecer muito sobre sua vida. Quer um exemplo prático? Entre com seu email nesta plataforma feito pela equipe de pesquisadores do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology. O sistema consegue ler os dados e metadados de suas interações por email e desenhar uma rede social com seus relacionamentos, apenas com base nos destinatários, cópias e remetentes das mensagens. Se usa email Gmail, Ms Exchange ou Yahoo, confira seus rastros.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09