Privacidade online e a linguagem oculta da internet

Privacidade

Privacidade online e a linguagem oculta da internet

Compartilhar

Privacidade está relacionada com nosso direito de controlar os tipos de compartilhamento e uso das informações sobre nossas vidas, quem pode saber o que, e em quais condições. O direito a privacidade é um dos direitos humanos fundamentais para a dignidade humana e para a autonomia. Cada país e cada cultura têm seus limites e seus costumes relacionados aos limites entre aquilo que consideramos público e privado em cada contexto.

Quando pensamos na Privacidade nos ambientes digitais temos muitos desafios, pois nem sempre é fácil saber o quão público ou privado é o ambiente. Na legislação brasileira o direito à privacidade está garantido, inclusive para crianças e adolescentes, dentro e fora das redes. Toda e qualquer violação da privacidade precisa ser legalmente justificada e com condições específicas e proporcionais às necessidades. 

O grande desafio que enfrentamos na Internet é saber quem tem acesso à quais informações sobre nós, que usos fazem destas informações e quão públicas elas são. Na rede fica mais difícil de controlar quem poderá ver uma informação que publicamos, mesmo que nossa intenção seja mostrar apenas para nossos amigos ou familiares. Este desafio não está relacionado apenas às configurações de Privacidade dos sites de redes sociais que usamos.

Para facilitar o entendimento sobre o direito à privacidade na rede é preciso entender o funcionamento básico das redes e as regras de uso dos sites que frequentamos. Informar-se sobre esses serviços é a melhor forma de se prevenir para uma navegação segura na web. O conhecimento permite que você tenha consciência sobre os riscos a que está exposto na rede e tome precauções para diminuí-los e evitá-los.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09