Grupo de Trabalho de especialistas em violência nas escolas entrega relatório ao MEC

Grupo de Trabalho de especialistas em violência nas escolas entrega relatório ao MEC

Compartilhar
Dois integrantes da Safernet participaram do grupo

O Grupo de Trabalho de especialistas em violência nas escolas publicou na última sexta-feira (6) e entregou ao Ministério da Educação relatório de 140 páginas com uma análise do fenômeno dos ataques a escolas e recomendações para ações do governo sobre o tema. 

A Safernet integrou o time de 68 especialistas do GT, criado pela portaria 1089 de 12 de junho de 2023, e que teve como relator o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP. 

Acesse a íntegra do relatório de especialistas

Desde sua criação, a ONG possui forte atuação na educação para o uso seguro e cidadão da internet, atuando em escolas públicas com os projetos Cidadão Digital e Disciplina de Cidadania Digital, além de palestras de conscientização. Participaram do GT a diretora Juliana Cunha e o gerente de projetos Guilherme Alves. 

A Safernet é também parceira do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tendo sido a responsável pela criação do canal exclusivo para recebimento de denúncias e informações sobre ameaças e ataques contra as escolas. A ação faz parte da Operação Escola Segura.

Recomendações

O GT de especialistas tinha como objetivos subsidiar o MEC na elaboração de políticas de proteção ao ambiente escolar e auxiliar o MEC na escuta de demais atores da sociedade civil sobre o tema de violência nas escolas. Uma das atividades desenvolvidas pelo grupo foi o 1º Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, realizado em Brasília. 

Entre várias das medidas sugeridas pelo GT está o combate a discursos extremistas digitais que estimulam novos ataques às escolas, como o fortalecimento da educação digital, midiática e em contato com pais para o uso “seguro e responsável” da internet. 

Outra medida importante são o combate ao bullying e ao cyberbullying escolar com a elaboração de materiais de combate à conteúdos que não informam e que ajudam no crescimento de “discursos misóginos, racistas, homofóbicos entre outros”.

Publicado em 07/11/2023

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09