Estou enfrentando um problema de ciberbullying. Devo denunciar?

Comportamento Online

Estou enfrentando um problema de ciberbullying. Devo denunciar?

Compartilhar

Ciberbullying pode ser denunciado e os agressores punidos quando houver ato infracional. Como envolve crianças e/ou adolescentes, os pais e/ou responsáveis de confiança precisam ser informados para ajudar a resolver o problema. O mais adequado é buscar resolver diretamente com os envolvidos - geralmente outras crianças e adolescentes - na escola ou ambiente no qual ocorreu o caso, mediando o conflito para promover a cultura de paz e campanhas de prevenção na instituição.

Quando não há possibilidade de identificar o agressor e/ou não há espaço para resolver de forma mediada e preventiva, o caso deve ser comunicado ao Conselho Tutelar, Ministério Público ou delegacia de polícia quando houver atos infracionais, como agressão moral ou física. É importante gravar todas as mensagens e imagens ofensivas recebidas e bloquear os contatos.

A vítima ou responsável legal deve fazer um boletim de ocorrência com as provas - mensagens, fotos, e-mail, n° celular da origem das agressões - para que se iniciem as investigações. Escola, família e testemunhas são corresponsáveis e podem ser responsabilizadas por omissão caso negligenciem os sinais e as consequências do ciberbullying.

Quando os envolvidos são maiores de idade, entenda as diferenças no Código Penal: