Uso Excessivo

Comportamento Online

Uso Excessivo

Compartilhar
Como identificar o comportamento de uso excessivo da web

O uso da Internet por tempo prolongado preocupa pais e educadores. Definir se esse uso prolongado se tornou excessivo não é fácil. Para identificar o uso excessivo é importante considerar não apenas o tempo de uso da Internet, mas especialmente a qualidade desse uso. O uso excessivo da Internet se caracteriza por, além de um uso prolongado, uma ausência de controle. A criança e o adolescente não consegue parar a utilização da ferramenta e, principalmente, realizando uma atividade repetitiva e pouco criativa.

Como saber se o uso da Internet e dispositivos móveis se tornou excessivo ou exagerado?

A participação dos adultos é muito importante. É preciso que eles estejam atentos aos sinais de prejuízo provocados pelo uso excessivo:

A escola pode ser a primeira a notar alguns destes sinais. Seu papel é importante na medida em que pode orientar os pais a estabelecerem horários e limites para o uso da Internet de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança. Caso perceba que a situação se agrava, é importante procurar ajuda de um profissional especializado para acompanhar e avaliar até que ponto tem sido prejudicial o uso da Internet e o que pode estar por trás deste comportamento.

Seja assistindo TV, navegando na Internet ou jogando games, é importante a mediação dos adultos na prática dessas atividades. Todas elas são meios lúdicos que dão muito prazer, entretanto seu uso não deve impedir a busca por outras formas de diversão. Além de representar um espaço onde se oferece outras atividades, também lúdicas e prazerosas, a escola pode sugerir usos mais criativos da Internet, como jogos e aplicativos educativos, e-books e a visita orientada a portais educacionais e culturais.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09