Crimes na Web

Crimes na Web

Crimes na Web

Compartilhar
A redução dos crimes na web também depende da conduta e das boas escolhas online

Uma rede de organizações trabalha com o propósito de realizar orientação qualificada para que os internautas, especialmente crianças e jovens, desfrutem da web com liberdade e responsabilidade, promovendo ajuda em tempo real e disseminando informações sobre autocuidado e cidadania online. Ao mesmo tempo, oferecem canais diretos de denúncia contra crimes na web: os helplines de ajuda e os hotlines de denúncia. São organizações fundamentais para a construção de uma internet cada vez mais livre e segura para todos. No Brasil, o representante dessa rede de organizações é a SaferNet.

Em parceria com outras instituições, autoridades policiais, promotores e procuradores da república, organizações internacionais e empresas do setor privado, a SaferNet promove ações de combate ao crime na web. A premissa do trabalho é disseminar a informação de que a vida online não difere da vida real, fora da internet. Os crimes cometidos na web são qualificados da mesma forma que os crimes fora da rede, pelas mesmas leis e com as mesmas punições. O trabalho da saferNet ajuda a interromper as práticas ilícitas também com a sua participação com denúncias ou pedidos que ajuda que contribuem para agilizar o processo no combate aos diferentes crimes da rede, buscando responsablizar os autores de crimes e ajudar a proteger à vítimas de violações online.

Nesta área, você irá encontrar todas as informações de que precisa para saber identificar os diferentes crimes presentes na internet: pornografia infantil, racismo, homofobia, neonazismo, e aliciamento online são práticas ilícitas ainda com grande projeção na rede. Além dos canais Hotline de denúncia e Helpline de ajuda, a SaferNet orienta seu trabalho com o objetivo de despertar a consciência para as boas escolhas online e a melhor conduta a se adotar também na web por meio de conteúdo educativo e de fácil entendimento. Vale lembrar que é essa consciência que permite a todos saber do que se tratam os crimes e como eles acontecem na rede. Seu comportamento também pode definir a segurança na rede. Informe-se, denuncie, peça ajuda e divulgue o site. Participe conosco da criação de uma internet mais livre e mais segura para todos.

SaferNet Brasil | CNPJ: 07.837.984/0001-09